Manaus recebe 70 mil metros cúbicos de oxigênio do Pará

Ainda hoje, o avião que buscaria vacinas contra Covid-19 na Índia vai levar mais uma carga de oxigênio à cidade

Foto: Bruno Kelly/Reuters

Jornal GGN – A capital do Amazonas, Manaus, recebeu uma carga de 70 mil metros cúbicos de oxigênio, vinda por meio de balsas da cidade de Belém, no Pará, na madrugada deste sábado, 16 de dezembro.

O governo do estado informou que a entrega deve garantir a “retomada do equilíbrio do abastecimento da rede de saúde do estado para os próximos dias”.

Nesta semana, o sistema de Saúde da capital entrou em colapso e dezenas de pessoas hospitalizadas pela Covid-19 morreram asfixiados, por falta de oxigênio. Só ontem, o estado registrou 6 mil novos óbitos em decorrência da doença.

Ainda hoje, o avião que buscaria vacinas contra Covid-19 na Índia vai levar mais uma carga de oxigênio à cidade. O voo está previsto para decolar a partir das 14h de Campinas, no interior de São Paulo. A quantidade de insumo que será transportada, no entanto, ainda não foi divulgada.

Na quinta-feira, o déficit diário de oxigênio na cidade era de cerca de 48 mil metros cúbicos. Neste sábado, ainda não há informações sobre a quantidade de consumo. 

Segundo o governo, o oxigênio recebido hoje foi adquirido pela fornecedora White Martins e já começou a ser distribuído nos hospitais, mas não há detalhes do fornecimento.

Diante da inércia do governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a situação, estados brasileiros se organizaram para enviar oxigênio à cidade ao longo da semana. 

A Forças Armadas chegou a coordenar uma ação de envio de cilindros de oxigênio para hospitais de Manaus. A capital também recebeu cargas de oxigênio e doações de artistas e países da América, como a Venezuela, se solidarizaram com o caos.

Com informações do G1.

Leia mais:
Exclusivo: Fornecedora de oxigênio de Manaus sabia e recebeu 22% a mais por aumento de demanda

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora