Mandetta já não faz questão de pisar em ovos com Bolsonaro

O ministro da Saúde teria dito a aliados que não quer mais permanecer na pasta, que tem o trabalho frequentemente minado pelo presidente da República

Jornal GGN – É destaque no Painel da Folha desta sexta (3) que Luiz Henrique Mandetta e Jair Bolsonaro estão numa “guerra fria”. O ministro da Saúde teria dito a aliados que não quer mais permanecer na pasta, que tem o trabalho frequentemente minado pelo presidente da República, em meio à pandemia de coronavírus. Mas não pedirá demissão.

Segundo o jornal, as “consequências” dessa crise já são conhecidas. Mesmo diante dos esforços, o sistema de saúde brasileiro tende a colapsar com o aumento de casos de coronavírus em algumas semanas. Bolsonaro teria uma brecha para substituir o ministro nesse cenário, embora diga publicamente que não o fará.

Certo é que Mandetta já não se preocupa em “baixar a temperatura” com o presidente. No final de semana passada, ele apelou para que Bolsonaro abandone o discurso populista e os ataques ao isolamento social e outras medidas de mitigação da COVID-19 defendidas pelas autoridades sanitárias. O presidente não quer.

“Na última semana, com a popularidade que ganhou, o ministro assumiu uma conduta que indica que uma guerra fria entre ele o chefe está instalada.”

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O resultado eleitoral de 2018, cobra a sua conta. Até aliados de primeira hora, como o atual ministro da saúde já confrontam o Sr. Jair Bolsonaro. A crise que estamos vivendo será profunda e prolongada. Preparemo-nos.

  2. Fica evidente, isso sim, que o Bozo não é e nunca foi o Presidente da República. Enquanto o entendimento for fazer de conta que estamos numa Democracia constitucional, tudo continua com o Bozo dizendo insanidades e asneiras, na Presidência, sempre desviando, na essência o principal, que são as ações de governo, como tem feito nesses quase dois anos. Estamos no desdobramento e continuação de um golpe de estado, cuja estrutura de poder se encontra disseminada nos três poderes, sob comando das Forças Armadas. Bozo tem a caneta, mas não manda. Tudo que faz são ações dos golpistas no poder. Por enquanto, estão concentrando a ira de parte da população e da oposição na asquerosa figura do Bolsonaro. Não percebem, ou não querem ver que a economia que procuram defender está falida, além do fim do poço, em cuja proximidade vinham mantendo o Brasil e os brasileiros, sem chances de continuar seus programas nefastos, já em 2019. Através de Bolsonaro, tentam uma aceitação popular da esdrúxula tese do confinamento vertical, não recomenda pela OMS e a imensa maioria dos especialistas. Preferem tentar o caminho de deixar o coronavírus atingir logo a maioria da população, não importando o número de mortos. No Brasil, estimava-se (antes das medidas contrárias a tese já adotas) pudesse alcançar até mais de 400.000 pessoas, mas deixaria (paroxismo da insanidade), ao ver desses cretinos genocidas, a economia seria menos atingida. Não sendo exitoso esse movimento político, e as indicações são de que não seja, os golpistas, tentarão outros caminhos para continuarem no poder, para seguirem o programa a que estão obrigados, atender o mercado, os ricos, e os EUA que lidera todos. Antes, tentarão os hoje pseudo caminhos constitucionais ainda existentes. O problema é que Bozo e Mourão, que estão longe de posturas de estadistas, que são da mesma laia dos golpistas, não solucionarão nada, mantida a estrutura do golpe no poder. Essa a questão, hoje não tão de fundo.

  3. Esse ministro, alçado a competente principalmente pela mídia golpista, acompanhado, é claro,pela alternativa, não difere em nada do sujeito que o comandante e a todos nós.
    Cabia a esse infeliz,se fosse sério e competente,minimamente ter elaborado um plano assim que a epidemia começou a dar as caras fora da China.
    Poderia já ter levantado os produtores locais de insumos básicos, o levantamento junto com governadores e prefeitos de toda a rede do SUS para o atendimento emergencial,a proposta do isolamento social e das alternativas seguras de trabalho,enfim,caberia a ele ser ministro da saúde e não bombeiro da saúde.
    É um incompetente que foi escolhido pelo pária que ocupa a presidência da República é que foi eleito pelo povo brasileiro.
    Estamos pagando um preço muito alto pela nossa omissão ou falta de esforço na luta pela manutenção da democracia e isso vem,pelo menos, desde o início do segundo mandato da presidenta Dilma.

    1. Não está só. É interessante, para dizer o mínimo, assistirmos todos os países estarem dependentes da China em um sem número de produtos pq acharam melhor que os chineses produzissem com salários que que europeus não aceitam. E vai ver, não duvido,vque são industrias que abandonaram o primeiro mundo.
      Será que assistiremos uma mudança no cenário de produção industrial depois de ficar evidente essa dependência da China?

  4. Penso que a imprensa além de dar destaque as desavenças e grosserias de Bolsonaro contra Mandetta, também deveria revelar o grande risco e o fracasso na proteção dos idosos que diariamente sofrem, por conta da constante falta de vacinas, das intermináveis e altamente perigosas filas que tem se formado em vários postos de saúde. Poucos são os que a em algum controle de distância e poucos são os postos que avisam até onde, da fila, o estoque de vacinas poderá atender aos que aguardam. Quanto menos tempo e mais distância entre todos, mais segurança se consegue contra a contaminação do vírus. Porém, enquanto jornais e programas de diversas tvs mostram exatamente o contrário do que deveria estar acontecendo, todos poupam o Ministério da Saúde das criticas. Mesmo também sendo uma vitima de Bolsonaro, o Ministério tem a obrigação de resolver de uma vez por todas essa questão, que já beira ao descaso, e ser mais rígido nas cobranças e fiscalizações aos postos de vacina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador