Varga Llosa, o precursor do padrão tea party de jornalismo

Enviado por Free Walker

Do El País

A máscara do gigante
 
O mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar formosos sonhos. Mas no futebol, assim como na política, é mau viver sonhando e sempre preferível se ater à verdade, por mais dolorosa que seja
 
MARIO VARGAS LLOSA

Fiquei muito envergonhado com a cataclísmica derrota do Brasil frente à Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas confesso que não me surpreendeu tanto. De um tempo para cá, a famosa seleção Canarinho se parecia cada vez menos com o que havia sido a mítica esquadra brasileira que deslumbrou a minha juventude, e essa impressão se confirmou para mim em suas primeiras apresentações neste campeonato mundial, onde a equipe brasileira ofereceu uma pobre figura, com esforços desesperados para não ser o que foi no passado, mas para jogar um futebol de fria eficiência, à maneira europeia.

Nada funcionava bem; havia algo forçado, artificial e antinatural nesse esforço, que se traduzia em um rendimento sem graça de toda a equipe, incluído o de sua estrela máxima, Neymar. Todos os jogadores pareciam sob rédeas. O velho estilo – o de um Pelé, Sócrates, Garrincha, Tostão, Zico – seduzia porque estimulava o brilho e a criatividade de cada um, e disso resultava que a equipe brasileira, além de fazer gols, brindava um espetáculo soberbo, no qual o futebol transcendia a si mesmo e se transformava em arte: coreografia, dança, circo, balé.

Os críticos esportivos despejaram impropérios contra Luiz Felipe Scolari, o treinador brasileiro, a quem responsabilizaram pela humilhante derrota, por ter imposto à seleção brasileira uma metodologia de jogo de conjunto que traía sua rica tradição e a privava do brilhantismo e iniciativa que antes eram inseparáveis de sua eficácia, transformando seus jogadores em meras peças de uma estratégia, quase em autômatos.

Não houve nenhum milagre nos anos de Lula, e sim uma miragem que agora começa a se dissipar

Contudo, eu acredito que a culpa de Scolari não é somente sua, mas, talvez, uma manifestação no âmbito esportivo de um fenômeno que, já há algum tempo, representa todo o Brasil: viver uma ficção que é brutalmente desmentida por uma realidade profunda.

Tudo nasce com o governo de Luis Inácio ‘Lula’ da Silva (2003-2010), que, segundo o mito universalmente aceito, deu o impulso decisivo para o desenvolvimento econômico do Brasil, despertando assim esse gigante adormecido e posicionando-o na direção das grandes potências. As formidáveis estatísticas que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística difundia eram aceitas por toda a parte: de 49 milhões os pobres passaram a ser somente 16 milhões nesse período, e a classe média aumentou de 66 para 113 milhões. Não é de se estranhar que, com essas credenciais, Dilma Rousseff, companheira e discípula de Lula, ganhasse as eleições com tanta facilidade. Agora que quer se reeleger e a verdade sobre a condição da economia brasileira parece assumir o lugar do mito, muitos a responsabilizam pelo declínio veloz e pedem uma volta ao lulismo, o governo que semeou, com suas políticas mercantilistas e corruptas, as sementes da catástrofe.

A verdade é que não houve nenhum milagre naqueles anos, e sim uma miragem que só agora começa a se esvair, como ocorreu com o futebol brasileiro. Uma política populista como a que Lula praticou durante seus governos pôde produzir a ilusão de um progresso social e econômico que nada mais era do que um fugaz fogo de artifício. O endividamento que financiava os custosos programas sociais era, com frequência, uma cortina de fumaça para tráficos delituosos que levaram muitos ministros e altos funcionários daqueles anos (e dos atuais) à prisão e ao banco dos réus.

As alianças mercantilistas entre Governo e empresas privadas enriqueceram um bom número de funcionários públicos e empresários, mas criaram um sistema tão endiabradamente burocrático que incentivava a corrupção e foi desestimulando o investimento. Por outro lado, o Estado embarcou muitas vezes em operações faraônicas e irresponsáveis, das quais os gastos empreendidos tendo como propósito a Copa do Mundo de futebol são um formidável exemplo.

O governo brasileiro disse que não havia dinheiro público nos 13 bilhões que investiria na Copa do Mundo. Era mentira. O BNDES (Banco Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou quase todas as empresas que receberam os contratos para obras de infraestrutura e, todas elas, subsidiavam o Partido dos Trabalhadores, atualmente no poder. (Calcula-se que para cada dólar doado tenham obtido entre 15 e 30 em contratos).

As obras da Copa foram um caso flagrante de delírio e irresponsabilidade

As obras em si constituíam um caso flagrante de delírio messiânico e fantástica irresponsabilidade. Dos 12 estádios preparados, só oito seriam necessários, segundo alertou a própria FIFA, e o planejamento foi tão tosco que a metade das reformas da infraestrutura urbana e de transportes teve de ser cancelada ou só será concluída depois do campeonato. Não é de se estranhar que o protesto popular diante de semelhante esbanjamento, motivado por razões publicitárias e eleitoreiras, levasse milhares e milhares de brasileiros às ruas e mexesse com todo o Brasil.

As cifras que os órgãos internacionais, como o Banco Mundial, dão na atualidade sobre o futuro imediato do país são bastante alarmantes. Para este ano, calcula-se que a economia crescerá apenas 1,5%, uma queda de meio ponto em relação aos dois últimos anos, nos quais somente roçou os 2%. As perspectivas de investimento privado são muito escassas, pela desconfiança que surgiu ante o que se acreditava ser um modelo original e resultou ser nada mais do que uma perigosa aliança de populismo com mercantilismo, e pela teia burocrática e intervencionista que asfixia a atividade empresarial e propaga as práticas mafiosas.

Apesar de um horizonte tão preocupante, o Estado continua crescendo de maneira imoderada – já gasta 40% do produto bruto – e multiplica os impostos ao mesmo tempo que as “correções” do mercado, o que fez com que se espalhasse a insegurança entre empresários e investidores. Apesar disso, segundo as pesquisas, Dilma Rousseff ganhará as próximas eleições de outubro, e continuará governando inspirada nas realizações e logros de Lula.

Se assim é, não só o povo brasileiro estará lavrando a própria ruína, e mais cedo do que tarde descobrirá que o mito sobre o qual está fundado o modelo brasileiro é uma ficção tão pouco séria como a da equipe de futebol que a Alemanha aniquilou. E descobrirá também que é muito mais difícil reconstruir um país do que destruí-lo. E que, em todos esses anos, primeiro com Lula e depois com Dilma, viveu uma mentira que seus filhos e seus netos irão pagar, quando tiverem de começar a reedificar a partir das raízes uma sociedade que aquelas políticas afundaram ainda mais no subdesenvolvimento. É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado. Mas seus sucessores, em lugar de perseverar e aprofundar aquelas reformas, as foram desnaturalizando e fazendo o país retornar às velhas práticas daninhas.

Não só os brasileiros foram vítimas da miragem fabricada por Lula da Silva, também o restante dos latino-americanos. Por que a política externa do Brasil em todos esses anos tem sido de cumplicidade e apoio descarado à política venezuelana do comandante Chávez e de Nicolás Maduro, e de uma vergonhosa “neutralidade” perante Cuba, negando toda forma de apoio nos organismos internacionais aos corajosos dissidentes que em ambos os países lutam por recuperar a democracia e a liberdade. Ao mesmo tempo, os governos populistas de Evo Morales na Bolívia, do comandante Ortega na Nicarágua e de Correa no Equador – as mais imperfeitas formas de governos representativos em toda a América Latina – tiveram no Brasil seu mais ativo protetor.

Por isso, quanto mais cedo cair a máscara desse suposto gigante no qual Lula transformou o Brasil, melhor para os brasileiros. O mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar belos sonhos. Mas no futebol, como na política, é ruim viver sonhando, e sempre é preferível – embora seja doloroso – ater-se à verdade.

 

Redação

98 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Não houve nenhum milagre nos anos de Lula,

    “Não houve nenhum milagre nos anos de Lula, e sim uma miragem que agora começa a se dissipar” e o assunto era a seleção brasileira de futebol!

    Vargas Llosa é um grande escritor, mas quando fala de futebol e política ele cai para o “nível” de veja e falha, que coisa lamentável!

    1. Ao menos ele foi coerente

      Ao menos ele foi coerente com as suas convicções politicas, uma vez que, o mesmo já disputou a presidência do Peru pelo partido de centro-direita Frente Demócrata e apoiou em 2006 a candidata Lourdes Flores do tb conservador Partido Popular Cristão…então seu discurso faz parte do repertório de criticas a qq modelo de esquerda existente no continente.

  2. Realmente, esta foi a copa

    Realmente, esta foi a copa das copas, pois deu origem ao maravilhoso texto do grande escritor, que resumiu magistralmente o engodo que tem sido o governo petista.

    Servirá, se Deus quiser, de lápide, em outubro, ao descalabro populista.

    1. Texto primoroso do autor nobelizado

      Na análise, Llosa foi preciso como neurocirurgião. Felizmente a bruma farsesca do marketing petista que envolveu grande parte da sociedade brasileira começa a se dissipar.

      1. Quem faz “bruma farsescade

        Quem faz “bruma farsescade marketing” se dissipar eh eleicao, nao opiniao de jornalistazinho de merda do Peru-  Nobel ou nao.

      2. Se tem um setor

        em que este governo petista foi incompetente foi na comunicação (ou marketing como preferes dizer). Se tivesse sido compoetente, daí sim a vitória seria mais esmagadora ainda. Mas vai te iludindo, que um dia tu cais na real.

    2. Ame-o ou deixe-o

      Nao ta gostando do Brasil, meu caro, se mude para Paris e tente arrumar um emprego por lá. Ai vai entender por que LULA foi tao bom para o pais.

      1. Infelizamente a direita ova

        Infelizamente a direita ova de corvina não tem money como os esquerdas caviar Chico Buarque e LFV, e PHA em Noviork, para ter apartamento em Paris.

      2. Você não deve saber quem

        Você não deve saber quem criou o slogan “Ame-o ou deixo-o”, né?

        É algo – de triste memória – para nunca mais ser usado por ninguém (e contra ninguém) neste país.

  3. .

     “É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado. “

     

    Merece algum comentário?  Nassif, nos poupe.

  4. Isso me lembra o Capitão

    Isso me lembra o Capitão Putz, escreveu uma coisa misturou com outra, muito lero-lero, diz-qui-diz e pra homenagear o heroi dele, muito nhenhenhem, isso é que é gastar o verbo á toa hein. 

  5. Escreveu que nem o Millôr

    Escreveu que nem o Millôr Fernandes nos seus derradeiros dias.

    Millôr Fernandes terminou seus dias escrevendo pra veja e dizendo desavergonhadamente – o que pra uma pessoa como ele deveria ser a pior das vergonhas – que os publicitários são mais danosos à sociedade que os jornalistas, aliviando a responsabilidade dos seus amiguinhos nas mentiras pregadas a torto e direito na imprensa.

    Llosa, te vejo tomando chá com FHC e falando sobre o Brasil, lá na Inglaterra, lá em Paris, em qualquer lugar que não seja o Brasil.

    Te apruma, intelectual.

    Vergonha.

     

  6. “Apesar disso, segundo as

    “Apesar disso, segundo as pesquisas, Dilma Rousseff ganhará as próximas eleições de outubro, e continuará governando inspirada nas realizações e logros de Lula.”

    Quem será que está certo? A maioria dos Brasileiros que vortam em Lula e Dilma ou um cabra que nem sabe onde fica o Brasil?

    Aliás, o autor utilizou sua grande imaginação ao escrever o artigo. Há também uma grande diferença entre escrever ficções e governar um país real.

  7. Em matéria de Vargas, sou mais o Getúlio.

    Vargas Llosa tem que assinar outra publicações brasileiras e não somente a Veja.

    E procurar outros canais na tv e deixar de assistir a somente a Globosat .

    Ou continuar limitando-se às suas Tias Júlias e seus escrivinhadores (dela).  Aí ele até que vai mais ou menos bem.

    1. Poxa, fico feliz em saber que

      Poxa, fico feliz em saber que você tem tanta intimidade com Vargas Llosa que sabe até o que ele lê e que canais assiste.

      Mais ainda: dá bronca no “inculto” pelos seus hábitos de leitura.

      Dá pra me apresentar o cara?

  8. Quando um escritor se rende à

    Quando um escritor se rende à porca direita, dá nisso. Que sujeito lamentável… Idiota, fora da realidade que nós estamos vivendo e por isso sabemos.

  9. Patético.

    Esses conservadores não desistem de querer tirar vantagem eleitoral com o futebol. O pressuposto da direita latino americana é sempre, sempre o mesmo: o povo não enxerga a realidade; só a minoria de iluminados é que sim. Cada vez mais fica claro que é exatamente o contrário…

    O quê que o Lula tem a ver com o colapso do time em campo, meu deus?!

    E tome desinformação, como sempre também, sobre impostos e o suposto “gigantismo” estatal.

    A carga tributária parou de subir em relação ao produto. E foram exatamente “eles”, os que falam de impostos e gigantismo, que aumentaram os impostos sempre que puderam. E quase a metade desses impostos vão para o setor financeiro, mais uma vez os que mais reclamam da “altíssima carga tributária”.

    Talvez eles queiram – são capazes de todo tipo de sandice – que se esqueça da outra metade, a que vai pros serviços públicos. Nem uma ditadura conseguiria impor uma ordem dessas, mas é com isso que sonham; é essa a “realidade” em que vivem.

    Uns esquizofrênicos querendo “dar lição” de realidade. Ai, ai, nuestra américa…

  10. Que delírio!
    El Pais e Mário

    Que delírio!

    El Pais e Mário V. Lhosa. Bela dupla. Mas não chega aos pés do prof. Hariovaldo!

     

     

     

  11. Mais uma vez, recomeçar

    Não me lembro exatamente quando Llosa começou a escrever bobagens. Acompanhava sua literatura de perto, tendo lido e apreciado Conversa na Catebral, Pantaleão e as Visitadoras, Tia Júlia e o Escrevinhador….

    Não me lembro, mas há um livro seminal de seu divírvio contra aquilo que ele chama de verdade, mas é só uma visão ideologizada do mundo. O livro é Os Cadernos de Don Rigoberto, no qual ele aproveita-se do personagem título para povoar a literatura de teses liberais acerca de tudo e de todos. As teses são tão semelhantes ás professadas por Llosa em seus artigos que se trata não de um personagem somente, mas de um alter ego.

    Há algo horrível também em Lituma nos Andes, livro claramente racista, onde ele responsabiliza o fracasso do Peru> a culpa é dos Incas.

    Para piorar, A Festa do Bode fala de uma ditadura caribenha eximindo completamente a responsabilidade dos EUA nos horrores perpetrados por essa ditadura, que ele, mais uma vez, atribui a algo que formou o conceito racista de “pandemônio étnico”. 

    Enfim, teses reacionárias a rodo.

    Agora, mais uma.

    1. Na Festa do Bode, os

      Na Festa do Bode, os americanos chegam a ser retratados como salvadores da Rep. Domenicana, esquecendo as décadas de apoiuo ao fascínora Trujillo, belo exemplo da direita latino-americana apoiada por Llosa, Jabor e outros do mesmo naipe.

  12. Poupem-nos

     

    Quando Gabriel Garcia Marques, devido à idade, teve problemas de lucidez, a família o resguardou. Morreu com dignidade.

    Será que esse peruano não tem ninguem que o proteja (e a nós tambem) ? Virou um Ferreira Gullar andino ?

    1. Exatamente !

      O Vargas Llosa se tornou isso mesmo, um Ferreira Gullar andino. E assim como este, o Vargas Llosa, como analista político, é um ótimo escritor (poeta, no caso do Gullar).

  13. Quando li este artigo, tive

    Quando li este artigo, tive um dejavu. Depois me apercebi: este é, com outras palavras, o mesmo artigo da Cantanhede. Nunca houve grande escritor aí, apenas uma ilusão.

  14. Viva Gabo.

    Só alguém versado nas técnicas do realismo fantástico para se fazer credível ao dizer que a melhora social trazida pelos governos Lula e Dilma é uma miragem.

    Vargas Llosa já está velho para tentar, agora, iniciar-se nessa arte. A bem da verdade, talvez não seja uma questão de idade e sim de talento ou de abertura de espírito. Logo, não sendo obra de ficção, este texto dele é má fé mesmo.

    No mais, o que dizer de um homem que, sendo o candidato da perfeita direita idiota latino-americana, consegiu ser derrotado Fujimori, o candidato da perfeita direita assassina latino americana, nas eleições de 1990 – era dourada da direita latino-americana?

    Que ele não convence nem o perfeito idiota latino-americano a votar nele.

    Na realidade, sua diferença com os partidos de esquerda é dor de corno.

    Gabo explica.

  15. será que errei o endereço ?

    Por alguns segundos pensei que tinha errado o endereço e estava no site do Estadão. Além da cegueira ideologica a desonestidade intelectual do tal Mario Vargas causam asco. 

  16. Conversa na Catedral é um dos

    Conversa na Catedral é um dos melhores livros que já li. Porém, o jornalista Mario Vargas Llosa é um perfeito idiota latino americano, daqueles que acha que viu a luz fora da caverna só porque mora na Europa.

  17. Só por que é escritor de “certo” renome mas

    Que não passa de uma imitação barata de Joseph Conrad” toda besteira tem de ser publicada? . Não sei quando este frustado virou reaça, mas desde que o conheço é um porta voz da direita mais fanatica latino americana. O que escreve é tão imparcial como a revista Veja. Ele sempre desceu a lenha em toda a esquerda latina americana. Apoiador de Fujimore, FHC e outros safados latinos americanos, qualquer publicação deste paspalho deveria ser anuciado antes do início do texto com uma introdução e recomendação do tipo: Atenção, o que você vai ler a seguir origina-se de conhecido direitista fanático. Leia se te agrada ou pule para o próximo texto. Não há imparcialidade no que ele escreve. Só os bobalhões reaças do blog dão atenção ao besteirol do figurinha carimbada!

    1. Putzgrilla!

      Putz, um pouco mais de informação lhe cairia bem, acho que vc precisa ler mais Veja e menos o Vermelho.org. hehe. Mario Vargas Llosa disputoru a eleição de 90 contra Fujimori defendento o livre mercado enquanto a esquerda peruana, na grande maioria, apoiava o filho de imigrantes japoneses.

      http://www.dgabc.com.br/Noticia/448414/vargas-llosa-diz-que-ditadura-de-fujimori-pode-acabar?referencia=navegacao-lateral-detalhe-noticia

      1. Informa-te, Free. De onde

        Informa-te, Free. De onde tiraste essa de que “a esquerda peruana, na grande maioria” apoiava Fujimori? Mentira pura: quem conhece um mínimo sobre política latino-americana e peruana sabe que ele representa a direita, o conservadorismo “liberal” mais tacanho e oportunista. PS: Além de corrupto.

        1. Fujimori ganhou a eleição

          Fujimori ganhou a eleição contra Llosa contando com A MAIORIA ESMAGADORA da esquerda e inclusive com apoio da Centro-esquerda de Alan Garcia. Não venha prá cá mentir e se fazer de leitão pra poder mamar deitado. 

           

        2. Fujimori ganhou a eleição

          Fujimori ganhou a eleição contra Llosa contando com A MAIORIA ESMAGADORA da esquerda e inclusive com apoio da centro-esquerda de Alan Garcia. Não venha prá cá mentir e se fazer de leitão pra poder mamar deitado. 

           

  18. Vargas Llosa, sórdido!!!

    Nós olhamos a política com olhos míopes. É claro que o texto de Vargas Llosa foi encomendado, se é que foi êle que o escreveu. É prato feito para o PIG servir aos seus leitores. Outros sicários da América Latina à serviço dos norte-americanos, também se manifestarão contra o governo do Brasil.

    Argentinos, uruguaios, chilenos, bolivianos, equatorianos e venezuelanos seguem conosco e, talvez, colombianos, costa-riquenhos e mexicanos, resistindo ao assédio norte-americano. Paraguaios e peruanos são dúvida, ao menos para mim. Mas até para isso a Copa serviu. Nossos irmãos sulamericanos estiveram em casa durante o campeonato. E, de ora em diante, sabem que são benvindos.

    Mário Vargas Llosa foi um grande escritor. Perfilou-se ao lado de Gabriel Garcia Marques, Manoel Scorza, Carlos Castanheda, Eduardo Galeano, Pablo Neruda, Ernesto Sabato, Jorge Luíz Borges e outros, além dos brasileiros como Antônio Callado, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Jorge Amado,  e os contistas, como João Antônio, Murilo Rubião e tantos outros, que contaram as nossas venturas e desventuras – contistas e romancistas – com rara graça, dignidade e sapiência. Nos seus escritos, dei-me conta de que, acima de tudo, sou sul-americano, sendo brasileiro, sendo carioca.

    Resta para nós, a constatação de que a dimensão da batalha eleitoral que se avizinha é menos contra o PSDB e a oposição com todos os seus candidatos desqualificados, e mais contra o imperialismo americano arrogante e prepotente que, mais uma vez, vai revelar toda a sua bestialidade .

    Aguardemos para saber quantos outros intelectuais latino-americanos e até brasileiros, ladrarão seu servilismo e boçalidade contra a democracia de fato que aqui tentamos construir, o que bem ou mal, temos conseguido.

  19. Inteligência.

    Sempre digo a vários tipos de inteligência. Isso explica as besteiras que esse senhor escreveu. Não entende nada de Brasil! Não sabe de nada o inocente! Parece meus amigos do face. Tudo muito superficial. Deve conseguir agora alguma moral com a elite branca brasileira.

  20. Não sei se digo que cada país

    Não sei se digo que cada país tem o Jabor que merece, ou se a academia de letras peruana descobre agora o lado Merval em Vargas. Tanto faz.

  21. Não parece errado no que se refere à economia

    Dizer que algumas coisas são mito é análise crítica, não propaganda ‘Tea Party’.

    Llosa não tem nenhuma ligação com o jornalismo neocon, apenas tem o costume de falar verdades inconvenientes.

    Como renegar a família Fujimori, por exemplo, ao apoiar Humala Ollanta.

    1. “Llosa não tem nenhuma

      “Llosa não tem nenhuma ligação com o jornalismo neocon, apenas tem o costume de falar verdades inconvenientes”:

      Eh por isso que ele ja comeca mentindo na primeirissima sentenca?

      Ou voce acha que ele REALMENTE estava torcendo pro Brasil ao invez da Alemanha?

      Ele teria feito qualquer um dos comentarios presidenciais dele a respeito da Alemanha em caso de derrota deles, por exemplo?

      Quantas vezes esse peruvianito de mierda ja mencionou a situacao POLITICA do Brasil na vida inteira pra sair com uma merda de item desses?!?!

      1. Não precisa dessa aflição.

        Só porque alguém critica a mitologia que se fez com indicadores sócio-econômicos brasileiros. Até o Marcelo Neri fala as mesmas coisas, desde Carta Capital especial de fim de ano de 2012…

        Eu falei que sobre economia ele está certo e que ele não é neocon, Tea Party ou nada disso.

        É apenas social-liberal, como eu mesmo também.

        Como falei acima, quando Llosa apoiou Humala Ollanta versus a filha de Fujimori não vi críticas a ele aqui no blog.

        Por isso é bom ficarmos com a História:

        2011 05 27 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/eleicao-embolada-no-peru

         

        1. Nas religiões, nos imbróglios

          Nas religiões, nos imbróglios socias, no futebol, na música, no xadrez, na teoria econômica, nas novelas da Globo, na ciência, na chuva e na casinha de sapê, na faixa de Gaza, e até nos partidos, sempre haverá os fundamentalistas que interditam o debate.

           

        2. Pois é, Llosa é neoliberal,

          Pois é, Llosa é neoliberal, nada a ver com o Tea Party!

          E em economia ele está certo mesmo, quem não se lembra dos maravilhosos anos neoliberais na década de 90, que tantas saudades deixaram?

           

      1. Tá bom Ulisses, vc acha que

        Tá bom Ulisses, vc acha que PT deve estar imune a críticas? 

        Se vc acha isso, me desculpe, mas vc é um adorador de partido, um fundamentalista.

        .

         

        1. Eu e muita gente fazemos

          Eu e muita gente fazemos críticas ao PT, e no entanto apoiamos que fez de bom para o país e para grande parte de sua população mais pobre, muito mais do que fez FHC. Não sei se apoias Aécio Neves, e tens alguma crítica ao que ele faz e representa, mas te garanto que seria um governo desastroso, pois é bem pior do que FHC.

          1. Veja bem..

            não (nem muito) sou crítico feroz do lulopetismo, acho que Lula (através de Palocci e Henrique Meireles) teve a virtude de manter as bases fundamentais da macro política econômica (que Dilma e Mantega estão destruindo) do Professor Fernando Henrique Cardoso e de ampliar a necessária distribuição de renda, uma das diretrizes do Banco Mundial, iniciadas com o Vales mplementados durante todo o governo de FHC e depois universalizadas num pacote só por Marcondes Perillo e Lula atraves da Lei 10.836 de 09 de janeiro de 2009 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm

            Ver o vídeo não custa nada https://www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8

            Não é por que eu quero, é porque é verdade…ou alguém conteste com bases lógicas…

             

    2. Pois é, tivesse o Brasil

      Pois é, tivesse o Brasil ganho a Copa(como torcia o Llosa), ele teria escrito um artigo exaltando as conquistas dos últimos anos.

      Parabéns por mais um comentário inacreditável, Gunter!

    3. Gunter.

      O endividamento que financiava os custosos programas sociais era, com frequência, uma cortina de fumaça para tráficos delituosos que levaram muitos ministros e altos funcionários daqueles anos (e dos atuais) à prisão e ao banco dos réus. 

      Gunter gastos com programas sociais são custosos? Como miragem se os salários subiram acima da inflação e a valorização do mínimo, como fica? 

    4. Gunter.

      Quando falo de meus amigos do face. Estou falando de gente como um amigo que colocou foto de pessoas praticando canibalismo(provavelmente é montagem) e coloca que é coisa de país socialista, óbvio dizendo que o Brasil pode se tornar socialista como Venezuela etc. O autor do texto se equipara a essa gente. Ao contrario Gunter, suas críticas ao governo estão em outro nível.

    5. É, ao contrário do Llosa, o

      É, ao contrário do Llosa, o Tea Party não é neoliberal.

      Parabéns por mais esse comentário inteligente, Gunter!

  22. Ué?

    Mudaram o título original do post? 

    Até onde me lembro o título era “Mario Vargas Llosa fala sobre a derrocada da seleção brasileira”. 

     

    1. Me engana que eu gosto…

      Falar sobre a derrocada da seleção brasileira para em seguida destilar seu ódio contra o momento atual do Brasil, repetindo sandices que estamos acostumados a ler, ver e ouvir da nossa mídia cafajeste? Vai enganar outro. Fez bem o Nassif em corrigir o título dessa joça mentirosa. Ou vai dizer que estou enganado? Inventa outra, que essa não colou.

    2. Vê se te toca, Free. Não é

      Vê se te toca, Free. Não é quem envia os posts, ou mesmo quem os escreve, que coloca os títulos: é o Nassif e sua equipe. 

      1. Jair,eu não mandei título

        Jair,

        eu não mandei título nenhum, veja lá no Fora de Pauta, quem deu o primeiro título, e depois desclassicado e misturando Tea parte, coisa nada a ver,  foi o publicador do blog, que acho que se enganou ao ler os dois primeiros parágrafos achando que era apenas uma artigo do Grande Autor peruano sobre futebol e mal sabia que nos próximos parágrafos viria bomba contra os amarradores de camisas de força bolivarianos contra o livre pensar da Latino América.

         

         

         

  23. Estou bastante impressionado

    Estou bastante impressionado com o nível do Vargas Llosa, um verdadeiro Jabor peruano. Em seu artigo conseguiu demonstrar não entender nada de futebol, de Brasil e de tudo mais em que se meteu a comentar.

    Foi justamente a falta de entrosamento(coletivo)o maior defeito da seleção do Felipão(e mérito da campeã alemã), mas o neoliberal Llosa tenta inverter a situação e atribuir o fracasso da seleção à falta de individualismo do brasileiro(essa é pra morrer de rir).

  24. Olha quem trouxe o texto para

    Olha quem trouxe o texto para nós lermos: free whale( ou seja que free for), um dos que odeiam o nosso país. Não é de sentir vergonha do que é possível, para esses que não querem o BRASIL independente, fazer para  desrecalcar? Go home, free, bota teu pezinho no chão e deixa de ser importador só de cultura alheia. A gente tá de saco cheio de gente assim.  “Só presta o que não é feito no BRASIL”, é coisa muito velhaca, rasteira.

  25. Parabéns pela publicação.

    Parabéns pela publicação. Isso reafirma a característica democrática deste blog, e de seu mentor, mesmo sendo ele quase que totalmente “habitado” por lulistas fanáticos.

    Comungo com as idéias de Lhosa. Não sou tão radical mas já afirmei que estes foram os melhores 12 anos de governo para o povo brasileiro, mas também os piores 12 anos para o país. A marca registrada é a irresponsabilidade. Não há como negar os avanços sociais, mas é idiotice ideológica não querer ver os desperdícios e falta de planejamento de longo prazo.

    O placar político não será de 7 x 1 como o do futebol.  Será de 10 x 3:  o governo jogou bem melhor que a seleção, mas o sabor do custo deste governo será muito mais amargo do que os 7 do esportivo.

    1. falta de planejamento de longo prazo

      É insignificante no longo prazo a construção de duas novas hidrelétricas?
      É insignificante no longo prazo permitir que familias não passem fome?
      É insignificante no longo prazo o atendimento de saúde da família porporcionado por médicos cubanos a pessoas que nunca tiveram a visita de um médico?
      É insignificante no longo prazo elevar o número de jovens universitários?

      O Lula e a Dilma cometem vários erros, o maior deles é não aprofundar as politicas de melhoria de renda e diminuição da desigualdade. Não trazer para o debate pública a discussão sobre a abissal desigualdade que vemos no Brasil.

      Agora reclamar de falta de planejamento…é exagero. Concordaria se você se referisse à execução que tem vários  problemas.
       

  26. Sejamos democratas…….

    Mas o que não podemos ser é conivente com as tentativas de desconstruirem o governo Lula e Dilma, por conta de uma possivel volta da direita aos governos progressitas eleitos democraticamente na AL e AS.

    Se o escritor, expoe suas preferências por tal sistema de governo, devemos aceitar, mas daí a fazer criticas aos governos,  democraticamente eleito por seus povos, já é demais, a menos que esteja fazendo jus aos dividendos recebidos por tal tarefa.

    Assim, quero crer que, se o escritor, dublê de comentarista politico, e quiça de geopolitica, pleitear um elogio, creio, torno a afirmar, talvez receba dos neocons, ou dos sanguessugas, que sempre se esbaldaram em saquear nossos países!

  27. Haja insistência.Esse tipo

    Haja insistência.

    Esse tipo de texto é tão besta e pueril que faz os xingamentos

    a Dilma parecerem coisa de gente  evoluida.

  28. o cara é ficcionista, deve

    o cara é ficcionista, deve ser por isso que mentiu tanto.

    nem sempre um nobel tem visão política que adequada ao povo.

    cada um tem o público que merece, o dele deve ser o das assocações comerciais para as quais joga o seu lero-lero neoliberal….

    comodisse o ivan,verguenza.

    senti verguenza, mijito, lo juro.

     

  29. “É verdade que o Brasil tinha

    “É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado”

    Premio Nobel pode ser imbecil? PODE!!

  30. Vargas LLosa

    Vargas LLosas vá tomar no cuy!

    Calma pessoal, pois cuy é aquele porquinho da índia que os peruanos comem assado inteiro e nem se dão ao trabalho de remover os dois dentões do bicho que fica te olhando da travessa na mesa, no meio de uma selva de alfaces, rodelas de tomates, cebolas e papas, com um sorriso macabro igual ao do colonista peruano do El jamon, digo, País! Isto quando não te servem o infeliz chapeado parecendo que o dito cujo foi atropelado por uma carreta carregada de bobinas de aço! Tô fora! Fui!

    (d’aprés Macaco Simão )

     

  31. Isso é que   escrever texto

    Isso é que   escrever texto sério depois de um porre de  pisco falsificado. O  rapaz  escrevia bem tinha alma de jornalista, até  que  resolveu comer a própria tia aí , a coisa toda  desandou.

    Jornalistas, escritores  e  demais amanuenses,comam qualquer coisa,até  buchada de bode à la FHC,porém mantenham-se no limite  sugerido pelo nefando primo Altamirando Ponte Preta,”Mirinho”, apenas  a cunhada…

  32. Havaianas as unicas que não tem cheiro, já o llosa

    Assim que comecei a ler me lembrei da propaganda das havaianas na beira da praia, entre dois brasleiros criticando o brasil e aí chega um argentino para lhes dara razão e os brasilieros o põe para correr. O argentino sai de fininho, sem entender nada.

    O Llossa é peruano, eu sei. Mas, quer saber? Vai te catar ô peruanuzinho de merda e enfia seu nobelzinho naquele lugar.

    1. Vargas Llosa, Nobel?

      Vargas Llosa, Nobel? Não acredito, deram um Nobel para esse cara? Não dá para dar crédito nem para o prêmio Nobel, ou o mundo deve estar muito mal de escritores.

      1. Não é  só um grande escritor

        Não é  só um grande escritor por causa do Premio Nobel, é um dos escritores mais vendidos em muitas linguas e de melhor aceitação pela critica literaria mundial, pode não gostar ou não le-lo mas não é “”esse cara”.

        É perfeitamente possivel escrever um bom comentario contradizendo o que ele diz, sem desqualifica-lo..

      2. Meu Deus!

        Primeiro que tudo quero registrar que discordo frontalmente desse artigo de Vargas Llosa e da postura política dele há vários anos. PONTO.

        Agora vou respirar fundo e tentar ser gentil: caro Jofran, se vc não sabia que Llosa ganhou um Nobel de Literatura é pq provavelmente nunca leu um livro dele. Então, como pode criticar a premiação? Ele é um gradessíssimo escritor. Conversa da Catedral e A Guerra do Fim do Mundo são dois dos melhores livros que já li. 

  33. Deve ser deboche …

    “Miragem”? “Cortina de fumaça”? É certo que  governo algum esta imune a criticas e a” verdades inconvenientes”. Mas negar todo e qualquer avanço nos ultimos 10 anos no Brasil  só depõe contra a credibilidade do autor.  Então, nos ultimos 10 anos o Brasil não avançou nada e estamos rumo ao desastre?  Pra cada sentença ou afirmação que ele faz, existe um caminhão de contra argumentos. Por outro lado, usar a Seleção como pretexto pra baixar o cassete no Lula, no PT e no Brasil é  ridiculo, baixo, desonesto e mediocre. Ele começa como “admirador” e “saudoso” do futebol do passado, mas seus conhecimentos sobre isso não conseguem preencher nem sequer 1paragrafo, e ele logo muda de assunto, para desenvolver sua metafora cretina sobre o passado e sobre presente . É nojento. Perto desse senhor, por quem até agora eu tinha uma pequena dose de respeito, o Tea Party é pinto. 

  34. Gost writer do FHC.Aliás, o

    Ghost  writer do FHC.

    Aliás, o El País  reproduz todas as “análises” tucanas, e dos jornalões brasileiros, inclusive sobre a CopadoCaos, aff! 

     

     

    1. EL PAIS, porta voz do PSOE, é

      EL PAIS, porta voz do PSOE, é o jornal mais simpatico ao PT em toda a Europa.  EL PAIS é o boletim oficial do anti-franquismo e anti-conservadorismo na Espanha, um jornal moderno, liberal e que abre enorme espaço aos temas do Brasil.

  35. “O pior reacionário é o

    Putz, até em falar m*. os “telectuais” reaças (ex-comunistas) da América Latina falam melhor que os nossos. Esse Vargas Llosa tem muito mais talento para falar m*. que o nosso poeteiro José Ribamar Ferreira, vulgo Ferreira Gullar e vulgo José Sarney, o que dá na mesma. Ah, gente: o Ferreira Gullar vai se candidatar para a ABL. É sério. Quer dizer: é notícia séria para uma academia nem tanto (séria). 

  36. Infelizmente, a decadência de

    Infelizmente, a decadência de Vargas Llosa não foi apenas política. Foi literária também. Seus primeiros livros são excelentes, mas faz tempo que não escreve nada que preste. E isso não foi só porque deixou a esquerda e se bandeou pro outro lado (pois já houve grandes escritores direitistas, embora não muitos), foi porque perdeu o pique, junto com a vivacidade e a criatividade. É preciso envelhecer, sem se envilecer. Segue um filme baseado no seu ótimo romance La ciudad y los perros.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=RCT79BdF-tE%5D

    1. Decadencia? Vargas LLosa

      Decadencia? Vargas LLosa escreveu a FESTA DO BODE não faz tanto tempo, um dos seus melhores romances, um libelo contra a ditadura de Rafael Trujillo na Republica Domenicana. É evidente que qualquer grande intelectual e escritor tem seus anos de melhor produção e depois declina, é a regra, o que não signiica decadencia.

      O melhor seria contrapor com ARGUMENTOS o que diz Vargas Llosa e não tentar desqualifica-lo, o que fica até ridiculo.

      1. Tentar desqualifica-lo?
        Mas

        Tentar desqualifica-lo?

        Mas nao eh voce que fala a historia de vida , sempre no intuito de desqualificar o autor, de TODO  jornalista estrangeiro que NAO fale mal de Governnos “bolivarianos”?  

      2. Motta,

        Não desqualifico a obra literária de Vargas Llosa porque a conheço, em grande medida, principalmente na sua primeira fase. Não consegui ler algumas de suas obras recentes porque não têm a qualidade das primeiras. Até fundamentei sucintamente a crítica, acima. Quanto ao que escreve sobre política, particularmente sobre o Brasil, é tão tacanho e ideologicamente comprometido que dá mais vergonha do que a derrota da “seleção canarinho”. Ressentimento e amargor são más companhias, ainda mais para a criatividade artística.

  37. Surpresa

    É uma tremenda surpresa constatar que esta análise pobre, reducionista, escalafobética de tão sem sentido, misturando alhos com bugalhos, fazendo ilações tão idiotas, tenha sido escrita pelo genial autor de “Conversa na Catedral” (uma maravilha literária), “A Casa Verde”, “Tia Júlia e o Escrevinhador”, “A Guerra do Fim do Mundo”, entre outros tantos trabalhos geniais. Fico surpreso como são distintos o comportamento de Mário Vargas Lhosa como escritor e como palpiteiro político. Não por sua posição conservadora, é pela pobreza dos seus argumentos críticos. Causa horror.

  38. Ao ler o trecho…

    …no final deste comentário, percebe-se que não se trata de desinformação de um estrangeiro. É má fé mesmo. Recalques calcados em mentira, de quem sabe que, junto a FHC, tornar-se-á um Salieri da vida uns anos após a morte. Ao passo que Lula, Evo, Chávez, Fidel, permanecerão gigantes na história de seus países e da América Latina, como próceres da descolonização. Acho que isso incomoda os “meritocratas” europeiformes, em suas pátrias indígenas ou mestiças.

     

    ” É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado”

  39. Ótimo
    Mais um excelente texto do Vargas Llosa, obrigado por traze-lo aqui.

    E é impressionante a raiva que o pessoal aqui tem de qualquer intelectual latinoamericano que não reze pela cartilha.

    1. E ao contrário?

      É impressionante a raiva do pessoal que não reza pela cartilha. Viu, é só inverter que fica igual. Agora, falando sério, responda com fatos, dados e números, comprovando o que vomitou o peruano que até é bom escritor de ficção, como está comprovado neste texto. Para quem conhece sua história, não estranha a atitude de vargas llosa, pois o mesmo já empunhou bandeira contra a estatização de empresas no Peru, liderando um frente de direita. Portanto, o sujeito usa desta ideologia para ir contra projetos sociais inclusivos.

  40. Que o peruano-europeu escreva

    Que o peruano-europeu escreva isso, a gente até endende. Agora, um free sei lá o quê, levar isso como verdade, é que me espanta. Free, aqui a gente é LIVRE, mas não lambão de culturas estrangeiras midiáticas.! Sou milhões de vezes um Veríssimo, do que um parlapatão gringês totalmente analfabeto sobre o BRASIL real. De Brasil virtual, estamos de saco cheio..

  41. A Mascara Do Gigante.

    O renomado escritor merece, como intelectual, o nosso mais alto respeito e consideração. Os aspectos históricos da seleção, foram colocados como chamariz no artigo. Declinou sobre nomes e adjetivou de forma soberba. A audácia de imiscuir-se em politica sucessória na nossa terra, sendo êle um estrangeiro, escrevendo para o jormal mais reacionário do ocidente, tem cara de “pau mandado”, muito comum nas republiquetas de quinta categoria, e não numa sociedade, que luta bravamente, contra a espoliação, de que também é vítima o o pais de origem do autor. Aprpoveitar-se da amizade pessoal com o ex -presidente, para dar um ajudinha na campanha do seu partido, com falsidade, ou ignorancia dos fatos, citando dados de orçamento equivocados, configura-se um crime imperdoável. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador