Medalha Paulo Freire premia município paulista

 

Oi Nassif, pessoal todo, compartilho com muita alegria uma notícia importante: a política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de São Bernardo do Campo foi premiada com a Medalha Paulo Freire no ano de 2012.

Confiram logo mais abaixo.

Trata-se de uma honraria cujo mérito maior é chamar a atenção para o direito humano fundamental de poder ler, escrever, retomar e concluir os estudos além de aprender uma profissão depois de um longo período da vida fora da escola.

Os jovens e adultos que não puderem estudar no tempo certo por uma infinidade de motivos, algo que é expressão de nossa desigualdade, encontram em São Bernardo do Campo uma política pública estruturada e efetivamente aplicada de acordo com suas necessidades.

A experiência da EJA, em todo o Brasil, registra histórias de superação que dignificam a luta do povo brasileiro pela sua autonomia e liberdade.

Paulo Freire, o Patrono da Educação do Brasil, a cada ano que o MEC seleciona e premia as experiências brasileiras, tem assim seu legado sempre lembrado, vivificado e, como ele sempre ensinou, legado reelaborado/reinventado, uma antropofagia permanentemente ativa.

Abraço geral, Gustavo Cherubine.

 

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9674&qt1=0

Referência Publicação:2/1/2013

São Bernardo recebe Medalha Paulo Freire em reconhecimento à Educação de Jovens e Adultos

Vanessa Oliveira da redação

Foto: Wilson Magão

O município de São Bernardo do Campo foi escolhido para receber a Medalha Paulo Freire pela adoção do modelo inovador da Educação de Jovens e Adultos (EJA), constituído de acordo com as necessidades da população. Para atingir jovens, adultos e idosos , o programa passou a oferecer três modalidades de aprendizado (alfabetização, elevação da escolaridade e qualificação profissional) e a oferecer gratuitamente, de acordo com as necessidades dos alunos, transporte, alimentação e material didático.

Dessa forma, foi possível beneficiar, nos últimos quatro anos, 29.665 pessoas e reduzir a taxa de analfabetismo em 27%, caindo de 4,5% para 3,3%. A média nacional de analfabetismo é de 8,6% para pessoas acima de 15 anos.

Para atender à diversidade do público, a Secretaria de Educação organizou a oferta em três iniciativas: Programa de Alfabetização de Continuidade (Promac); Qualificar para Mudar, um serviço de elevação de escolaridade e qualificação profissional; e o Movimento de Alfabetização (Mova). Os alunos da escola profissional são capacitados nas áreas de saúde, construção civil, costura, marcenaria, informática, imagem pessoal, meio ambiente e alimentação. 

Essa é a primeira vez que São Bernardo recebe a medalha Paulo Freire, uma das maiores premiações do País na área. O município foi um dos cinco premiados entre 27 finalistas selecionados em diferentes Estados do Brasil, sendo, inclusive, o único representante de São Paulo. 

“Este prêmio significa o reconhecimento de uma política que fortalece a continuidade da educação, de modo que jovens, adultos e idosos possam ter uma escola que respeite as suas especificidades e necessidades”, afirmou a secretária municipal de Educação. Ainda de acordo com ela, o EJA de São Bernardo é resultado de estudos que constataram a real necessidade da população da cidade.

As inscrições para as turmas do EJA em São Bernardo terão início em 7 de janeiro.

Medalha Paulo Freire – A honraria é conferida a poderes públicos e instituições que se destacaram nos esforços para a universalização da alfabetização e educação de jovens e adultos. A premiação é anual e a cerimônia de entrega da medalha realizada em Brasília, em data a ser confirmada pelo Ministério da Educação.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador