Medidas adotadas no Brasil são tímidas para conter o coronavírus

Enquanto na Europa e na Ásia as medidas para contenção são draconianas, aqui no Brasil ainda são amenas e nem o presidente da República respeita o isolamento social

Jornal GGN – Se comparado aos países que conseguiram reduzir o avanço do coronavírus nos últimos meses, o Brasil adotou medidas restritivas muito tímidas e isso pode ser decisivo e dificultar que os resultados desejados sejam atingidos nas próximas semanas. É o que aponta reportagem de O Globo desta segunda (16), que ouviu diversos especialistas sobre o tema.

Embora esteja num momento relativamente “precoce da epidemia”, com 200 casos confirmados e nenhuma morte, o Brasil já está com transmissão comunitária. Isso significa que as autoridades perderam o controle de como o vírus se espalha entre a população. Sem medidas draconianas para frear o contágio, a desaceleração não será alcançada a contento.

O que hoje os cientistas têm feito é analisar os países que tiveram algum sucesso na missão e buscar identificar quais medidas foram adotadas.

Nos países asiáticos e em alguns da Europa, por exemplo, o distanciamento social não dependeu do bom senso da população. Grandes centros urbanos, com mais de 40 milhões de habitantes, foram isolados e monitorados. Fronteiras foram fechadas. Aqui no Brasil, por outro lado, os governos estaduais emitiram recomendações ainda amenas e o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, furou o consenso por isolamento participando dos atos contra o Congresso.

Outro ponto trabalhado em países asiáticos foi a testagem maciça, com o intuito de evitar que a transmissão escapasse do controle. Aqui no Brasil, a medida sofre resistência. Segundo O Globo, a Sociedade Brasileira de Infectologia, por exemplo, vê “risco de esgotamento de insumos, porque os kits de diagnóstico PCR são um recurso finito e caro.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marcos Guimaraes

- 2020-03-16 12:19:33

O neoliberalismo vai fazer o corona vírus arrebentar aqui e ficará visível para todo mundo o descaso desta elite para com povo! O camarada vai TV encher a boca e falar que destinou 5 bilhões para o combate ao corona vírus, ou seja, algo em torno de R$ 2,00 reais por habitante, enquanto isso o reino unido vai gastar 500 vezes mais por habitante! Bando de trouxa, é o que somos!

Rui Ribeiro

- 2020-03-16 12:09:26

O Gado Minion não obedece ao Bolsonaro. Apesar do Bolsonaro ter desconvocado as manifestações, ontem o gado se manifestou... a favor do $érgio Moro Manifestação fraquinha. Os Golpistas estão no mato com apenas alguns caxorros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador