MENOS, LULA, MENOS

Globo acusa concorrentes de aumentar exposição de Lula

Mesmo sem reconhecer a validade de estudo que mostra redução da exposição do presidente no Jornal Nacional, emissora aponta Copa do Mundo como explicação

Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual

Publicado em 06/08/2010, 16:00

Última atualização às 17:00

São Paulo – A Central Globo de Comunicação acusa as emissoras de TV concorrentes de ampliar a visibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus telejornais. A manifestação, em nota oficial, foi uma resposta ao estudo publicado pelo jornalista Emerson Luis, do blog Nas Retinas, que aponta uma diminuição da  veiculação de notícias relacionadas ao presidente no Jornal Nacional, principal programa noticioso da emissora – e de maior audiência do segmento no país.

O estudo aponta que, em junho e julho, Lula foi tema de notícia em apenas sete das 51 edições do período. Seus concorrentes diretos, incluídos no estudo, mostraram trajetória inversa. Repórter Brasil (TV Brasil), Jornal da Record, da Band e do SBT ampliaram a exposição de Lula. Em comparação com 2009, as notícias que incluíram declarações de Lula no Jornal Nacional corresponderam a um terço das ocorrências do mesmo período do ano passado.

A Globo atribui à Copa do Mundo a redução das notícias com imagens e declarações do presidente. Apesar do comentário, a emissora deixa claro na nota que não reconhece a validade dos números apresentados, já que a verificação demandaria mais tempo.

Confira a nota:

“A TV Globo não pode referendar ou não o estudo, em tão pouco tempo. Mas, tomando-o como verdadeiro, não cabe à emissora se manifestar sobre o aumento acentuado da presença do presidente Lula nos noticiários de outras TVs. No Jornal Nacional, a ser correto o estudo, a oscilação é natural, especialmente num semestre com Copa do Mundo. O presidente Lula continuará a merecer a cobertura que o cargo requer. O mesmo ocorrerá com os candidatos, protagonistas da eleição presidencial em curso.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome