Mercado dos robôs virtuais permanece ativo durante as eleições

É possível comprar pacotes de seguidores, de interações nas redes sociais ou mesmo escolher que tipo de perfil irá publicar o conteúdo comprado

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Mesmo com os esforços do Congresso Nacional, da Justiça Eleitoral e das plataformas de redes sociais, o mercado que viabiliza o engajamento por meio do uso automatizado de perfis para fins políticos e eleitorais segue aquecido.

Com a redução das campanhas nas ruas por conta da pandemia de covid-19, a propaganda eleitoral pela internet se tornou estratégica – e o uso de robôs se tornou uma preocupação. É possível comprar compartilhamentos e seguidores no Twitter, curtidas para o Facebook e o Instagram e até visualizações para o Youtube ou ouvintes para o Spotify.

Levantamento elaborado pelo jornal O Globo mapeou pelo menos dez serviços desse tipo, e a custos variados: há desde cem curtidas no Facebook (entre R$ 2 e R$ 20) a 50 mil retuítes (compartilhamento de publicações) no Twitter (R$ 619). O valor mais alto encontrado, de R$ 12,6 mil, é referente a cem mil “likes” no Facebook.

Também é possível comprar seguidores: 20 mil fãs no Twitter saem por R$ 3,9 mil, enquanto R$ 4,7 mil financiam uma base de 89 mil usuários no Instagram. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário e até com PagSeguro e PayPal. Para criar coerência na narrativa, as empresas chegam a oferecer a possibilidade de execução das contas por perfis com roupagem brasileira ou internacional.

Os reflexos nas redes sociais são claros: desde maio, a ferramenta BotSentinel (que monitora o uso de robôs no Twitter) listou 20 hashtags com sinais de impulso automatizado — 25% são relacionadas à política nacional.

Por exemplo: o tema #FechadocomBolsonaroaté2026 registrou 3.419 menções com sinais de automação — além de 1.916 mensagens publicadas por robôs defendendo a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Leia Também
Como Bolsonaro provocou demissão no Facebook
Republicanos partem para ataque contra Facebook e Twitter
Bolsonaro coloca três militares em agência de proteção de dados

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

neilson

- 2020-10-18 12:55:23

O robotizada brega é ser chiqueta diritalixo.

Martha Hirsch Aulete

- 2020-10-18 10:59:11

E aí pessoal e a Copa do Mundo® no Brasil, o que debater hoje! Atualmente? “Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™]. No lugar de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Estilo PT© de ser, hein? Jamais esquecer a Comunicação Petista: PT[™] = “Me engana que eu compro”. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®? Eis: Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Ao estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Aqui a superficialidade do PETISMO: 0. “Pronatec©” 1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá]. 2. “Coração Valente©” (super fake) 3. “A Copa das Copas®” 4. “Fica Querida©” 5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol] 6. “Foi Golpe®” 7. “Fora Temer©” (robô.). 8. “Ocupa Tudo®” 9. “Lula Livre®” 10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!]. 11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake) 12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk] 13. “Ele não®”. 14. “Minha Casa, Minha Vida©” 15. “Saúde não tem preço®” 16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs]. 17. “Bolsa Família®” 18. “LUZ para todos™”(kkk). 19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©” 20. “Água para todos©” (é mesmo?) 21. “Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade 22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo. 23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado]. 24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula! 25. “Rede cegonha©” 26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”. PT© é picareta e aderente ao vigarismo. Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos. O tal de: “me engana que eu compro”. Produtos disfarçados, embalagens simuladas e rótulos mentirosos. PT©! Todos nós gostamos de consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido de extremo mau gosto. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a cultura, a arte e a educação de crianças. o PT® é brega, barango, cafona, tosco, e Kitsch político.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador