Mercado Futuro: entenda esse investimento lucrativo e apaixonante

A Bolsa de Valores não se limita à compra e venda de ações. Ao contrário do que muitos pensam, a bolsa oferece uma variada gama de investimentos. Um dos mais atrativos e interessantes é o Mercado Futuro.

O volume financeiro movimentado por esse mercado é impressionante. Alguns contratos, como o dólar, por exemplo, chegam a movimentar dezenas de bilhões de dólares em apenas um dia!

No entanto, é importante ressaltar que o Mercado Futuro é um ótimo lugar para realizar lucros, mas é também um ambiente de riscos. Antes de iniciar seus investimentos, é crucial que o investidor entenda como funciona esse mercado e esteja ciente dos riscos inerentes a ele.

Quer entender melhor o funcionamento dessa modalidade de investimento? Confira, então, as principais características do Mercado Futuro e descubra as oportunidades que ele pode proporcionar:

O que é e como funciona o Mercado Futuro?

Como o próprio nome já indica, ali são negociados contratos futuros. Isso quer dizer que ocorrem acordos de compra e venda de ativos, por um certo preço e período. Tal qual no mercado de ações, o valor do contrato futuro segue a relação entre oferta e demanda.

O Mercado Futuro possibilita que o investidor ganhe com a alta ou a baixa de um determinado ativo. Esses contratos podem ser referentes a:

  • commodities, como petróleo, milho, café e boi gordo;

  • moedas, como o dólar e o euro;

  • índices, como o Ibovespa e o S&P 500;

  • taxas de juros.

Cada contrato tem um lote mínimo, ou seja, uma certa quantidade negociada do ativo em questão. Podem ser sacas de café, arrobas de boi gordo ou pontos de índices, por exemplo. Para facilitar a negociação, foi criado um código para cada contrato.

Hoje em dia, o investidor tem a possibilidade de realizar suas transações através de plataformas online, chamadas de Home Broker. Assim, aumentam-se as chances de sucesso, já que há mais autonomia e agilidade.

Quem conhece um pouco do mundo dos investimentos, consegue perceber que o Mercado Futuro e o Mercado de Ações têm funcionamento bem semelhante. Porém, uma das principais diferenças entre eles é que não se paga e nem se recebe pelo valor dos contratos em operação. É preciso arcar apenas com os custos das oscilações, isto é, recebe-se os lucros e paga-se pelas perdas.

Conheça as vantagens desse investimento

O Mercado Futuro é considerado um dos mais apaixonantes e lucrativos que existem. São diversas vantagens para quem quer ver o dinheiro render de verdade. Veja alguns pontos positivos que conquistaram tantos investidores em todo o mundo:

  1. Mais diversificação: nesse mercado o investidor não se limita a negociar ações. No Mercado Futuro, é possível encontrar ótimas possibilidades de ganho independentemente do que acontece no Mercado de Ações. É possível diversificar bastante os investimentos em contratos futuros, distribuindo o capital entre ativos como café, dólar e petróleo;  

  2. Poder de alavancagem: não é preciso muito dinheiro para investir em futuros. Como se paga ou recebe apenas pela oscilação dos contratos, é possível investir sem desembolsar grandes montantes. Nesse sentido, há uma vantagem que permite que o investidor tenha suas chances de ganhos multiplicadas: a alavancagem. Esta é uma ferramenta muito poderosa, que impulsiona os resultados de quem não possui grandes quantias em dinheiro. Entretanto, apesar de ser muito interessante, esse mecanismo deve ser usado com cautela;

  3. Fácil operação: a semelhança entre o Mercado Futuro e o Mercado de Ações é realmente grande. Tanto é que algumas estratégias podem trazer ótimos resultados nos dois ambientes. Além de permitirem o uso da tecnologia dos Home Brokers, os contratos futuros costumam apresentar grande facilidade de operação se comparados à compra e venda de ações;

  4. Mais oportunidades de ganho: ao negociar contratos futuros, é possível investir tanto na alta quanto na baixa de um determinado ativo. Se o investidor percebe que a tendência do dólar é de queda, por exemplo, ele pode vendê-lo antes e depois comprar o ativo com preço mais baixo. O melhor de tudo: não há custo adicional para desfrutar dessa vantagem;

  5. Investir em empresas renomadas: muitos investidores ainda não sabem que através do índice S&P 500 é possível negociar ativos de companhias conhecidas mundialmente. Esse índice congrega 500 empresas presentes nas duas maiores bolsas dos EUA, a Bolsa de Nova Iorque e a Nasdaq. A possibilidade de ser sócio de gigantes como a Apple ou o McDonald’s atrai muitos investidores;

  6. Grande volume de negociação: o Mercado de Ações pode negociar aproximadamente 10 bilhões de reais em um mesmo dia. O Mercado Futuro, por sua vez, pode ultrapassar com folga essa margem. É possível que sejam negociados cerca de 100 bilhões de reais em um único pregão. O grande volume de negócios é bastante benéfico para quem utiliza a análise técnica. Essa ferramenta ajuda a identificar excelentes oportunidades de ganho e é ainda mais proveitosa aplicada a contratos futuros.

Entenda os riscos

O Mercado Futuro é uma modalidade de investimento muito interessante. Todavia, é preciso estar atento aos riscos que podem surgir. Apesar do que muitos pensam, investir na renda variável pode ser bem menos arriscado, especialmente se tudo for feito com visão estratégica e amplo conhecimento de mercado. Estar preparado para cenários adversos não evita, mas ameniza os riscos.

É necessário destacar que o risco, em si, não é ruim. O viés negativo está em desconhecer ou negligenciar o risco existente. No Mercado Futuro, alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de investir são:

  • Oscilação

  • Alteração de margem

  • Ajustes diários

  • Corretagem

O mais importante é não expor desnecessariamente o capital. Estudar constantemente o mercado e agir de forma calculada são maneiras de manter os possíveis riscos sob controle. Além disso, hoje em dia, existem ferramentas que ajudam o investidor a minimizar suas perdas e é sempre indicado que se faça bom uso delas. Lembre-se sempre: saber controlar os riscos é essencial para ser bem sucedido no Mercado Futuro.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador