Mesmo sem eficácia, governo aumenta em 455% a distribuição de cloroquina na rede pública de saúde

Para se livrar de estoque parado do medicamento, Ministério da Saúde enviou 6,3 milhões doses de 150mg da droga ao SUS

Reprodução/Twitter

Jornal GGN – A cloroquina, droga de apreço de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus, mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia, foi distribuída cinco vezes mais pelo Ministério da Saúde nos estados e municípios durante a pandemia. A informação é da Folha de São Paulo.

Bolsonaro impulsionou a produção da droga desde março e, inclusive, aceitou doação de estoque dos Estados Unidos. Logo depois, o medicamento foi excluído dos estudos globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), por não apresentar resultados significativos no tratamento de pacientes diagnosticadas com a Covid-19.

Mesmo sem utilidade no tratamento da infecção, o governo continua distribuindo o estoque de remédio na rede pública. Até julho, o Ministério da Saúde enviou cerca de 5 milhões de comprimidos de cloroquina só para uso em pacientes com a doença, agora já são 5,6 milhões.

Ao todo, entre março e julho, foram enviados ao Sistema Único de Saúde (SUS) 6,3 milhões doses da 150mg da droga, de acordo com dados da Lei de Acesso à Informação. Isso significa um aumento de 455% de repasses do medicamento, em comparação ao mesmo período do ano passado, que foi de 1,14 milhão.

“Os envios aceleraram em maio e junho, coincidindo com uma escalada na campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em defesa do medicamento”, destaca reportagem da Folha.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apenas um dos diversos crimes de responsabilidade e COMUNS deste (des)presidente aberração e seus aberrativos por eles gerados e nomeados.
    É uma vergonha trágica que seu aparelhamento e apoio consiga livrá-lo da grana, tempo e esforço gastos em tal bobagem cloroquínica, como a Anvisa, os mins. Saúde, Defesa (fabricação, original direcionada à malária) e até o Conselho Federal de Medicina.
    Óbvio que não se pode culpar ninguém sozinho pelos 125 mil brasileiros mortos.
    Mas quantos (milhares?) morreram direta ou indiretamente pelas (in)ações e declarações deste alucinado?

    1. Você já viu os resultados do tratamento precoce aqui em Itajaí?

      Estamos a 4 dias sem NENHUM óbito. Nos últimos 7 dias apenas 4 óbitos, UTIs em 30% de ocupação. Antes do protocolo de tratamento precoce até 4 vítimas fatais por dia, 18 mortes por semana e UTIs lotadas, 96%.

      Pode conferir. É só entrar no site da prefeitura de Itajaí e pesquisar por boletins epidemiológicos. Está no numero 204.

      Da pra acompanhar dia a dia facilmente.

      O prefeito de Itajaí não teve medo das caras feias que alguns médicos fizeram e implantou o TRATAMENTO PRECOCE.

      Hoje ele eca população comemoram a vitória de Itajaí contra o coronavirus.

      P.S. Sim, ele foi o prefeito que cogitou em fazer o tratamento de Ozonioterapia. Prática clínica muito usada em Cuba. Mas ele está pouco se importando se o melhor para sua gente vem da China, França ou Cuba.

  2. Graças a Deus.

    Alguém já se perguntou porque há tamanha discrepância na mortalidade da Covid entre a rede pública e privada no Brasil?

    Veja, Itajaí que implantou o tratamento precoce já está há 4 dias sem nenhum óbito na cidade e com 28% apenas da ocupação nas UTIs

    1. Atualizando dia 06/09 completamos em Itajai 5 dias sem nenhuma morte, apesar de mais de 800 casos de covid ativos. UTI em menos de 15% ocupada.

      Uma vitória da vida sobre a morte. Do tratamento precoce com hidroxicloroquina e Invermectina contra o fique em casa tomando novalgina.

      Sim, Itajaí do prefeito que cogitou até fazer ozonioterapia no anus. Mas não precisa mais. O Tratamento precoce está salvando muitas e muitas vidas aqui.

      https://itajai.sc.gov.br/noticia/25676/boletim-epidemiologico-coronavirus-205#.X1RiQYt7muU

  3. E quanta gente sem remédios no SUS que poderiam ser abastecidos com o dinheiro cloroquínico? Ou mesmo outros recursos faltantes no combate à covid-19?

  4. “Defensor da cloroquina, médico que criou “kit Covid” morre após 45 dias internado com a doença”
    Guido Céspedes tinha 46 anos e apresentava comorbidades; ele foi o responsável por criar e protocolar o “Kit Covid”, com medicamentos a base de cloroquina, em Sinop (MT)

    FONTE: https://revistaforum.com.br/coronavirus/defensor-da-cloroquina-medico-que-criou-kit-covid-morre-apos-45-dias-internado-com-a-doenca/ – Por Ivan Longo – 4 set 2020 – 20:56

    Atuante da linha de frente no combate à Covid-19, o médico Guido Céspedes morreu, nesta sexta-feira (4), após 45 dias internado na UTI em Sinop (MT).

    Céspedes tinha 46 anos e foi o responsável por criar e protocolar a distribuição do “kit Covid” em Sinop, um conjunto de medicamentos que continha hidroxicloroquina, substância defendida por Jair Bolsonaro e que não tem efetividade contra a Covid-19 comprovada por especialistas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    O médico tinha comorbidades, como diabetes, sobrepeso e pressão alta, e seu quadro de saúde foi se agravando ao longo dos dias de internação.

    Pelas redes sociais, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, lamentou a morte do profissional de saúde. “Depois de alguns meses de luta, o médico Guido Céspedes veio a falecer esta tarde. Um servidor dedicado, corajoso que fez muito por todos nós. Na linha de frente, assinou o protocolo do Kit Covid e deu o seu melhor ao nosso município. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e deixo aqui um abraço apertado”, postou a mandatária.

    Até esta sexta-feira, o estado do Mato Grosso, segundo o Ministério da Saúde, havia registrado 96.980 casos de Covid-19 e 2.873 mortes causadas pela doença.

    1. Pena.

      Fez muito para o seu povo. PELO MENOS MORREU SEM ARREPENDIMENTO.

      Imagino quem se negou a tomar e morreu. Os dias de agonia agravados pelo arrependimento.

  5. Quem acreditou, usou, e se descuidou confiante, começou a pegar

    aliás, uma pesquisa sobre as precauções que as pessoas que se contaminaram estavam adotando seria, a meu ver, de grande utilidade pública

    simplesmente usar máscara e não tomar nenhuma outra precaução não livra da contaminação

  6. Concordo com o comentario acima que destaca ser lógico não atribuir 125 mil mortes a um único sujeito, mas penso que a mortandade teria sido menor se nao fosse a irresponsabilidade deste desgoverno.
    Contudo, com esta desova de remedios ineficazes, que ainda podem potencializar mortes relacionadas à problemas cardíacos, somado ao discurso antivacina destes insano aboletado no planalto, vale alertar que, em pouco tempo, o percentual de responsabilidade deste desgoverno pelas mortes (que já não é baixo) irá dobrar.
    A justiça, hoje preocupada em censurar a informação, deve começar a reunir provas para o inevitável julgamento por genocidio.

  7. Nassif, Lourdes.

    Deem uma olhada no milagre que está acontecendo em Itajaí que implantou há 1 mes e meio o Tratamento precoce com Hidroxycloroquina contra o fique em casa tomando dipirona do Mandetta.

    Itajaí chegou neste sábado (05) a 5.881 pessoas com COVID-19, sem novos registros de mortes em decorrência da doença. Do total de contaminados, 4.954 estão curados (84,23%), 775 estão com o vírus ativo (25 internados e 750 em isolamento domiciliar) e 152 morreram. Há ainda 70 casos suspeitos aguardando resultado de exame.

    Foram contabilizados mais 41 casos positivos da doença neste sábado: 18 mulheres, com idades entre 8 e 63 anos, e 23 homens, com idades entre 17 e 56 anos. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo um profissional da saúde. Os novos casos confirmados se autodeclararam: 32 brancos, 08 negros (pretos e/ou pardos) e 01 amarelo. Outros 134 exames negativos foram descartados.

    Números de casos em Itajaí:
    – CASOS CONFIRMADOS: 5.881
    – CASOS CURADOS: 4.954
    – CASOS CONFIRMADOS DE ITAJAÍ INTERNADOS: 25
    – CASOS ATIVOS: 775
    – MORTES: 152
    – CASOS SUSPEITOS: 70
    – CASOS DESCARTADOS: 43.294
    – INTERNAÇÕES GERAIS COVID NO HOSPITAL MARIETA: 37, sendo 19 moradores de Itajaí e os demais de outras cidades (10 casos na UTI e 9 casos em isolamento). A UTI está 14,2% ocupada com 60 leitos vagos.
    – INTERNAÇÕES GERAIS COVID NO HOSPITAL PEQUENO ANJO: 06, sendo 04 moradores de Itajaí e os demais de outras cidades (04 casos na UTI – 01 positivo e 03 suspeitos; e 02 casos suspeitos em isolamento). A UTI está 60% ocupada com 04 leitos vagos.
    – EXAMES REALIZADOS: 49.175

    https://itajai.sc.gov.br/noticia/25676/boletim-epidemiologico-coronavirus-205#.X1RiQYt7muU

  8. A grande maioria da classe médica votou em Bolsonaro; faziam propaganda política dentro dos consultórios. Agora, com esse estoque imenso de cloroquina para desovar, é claro que vão colaborar! Vão prescrever a rodo essa droga até para curar unha encravada e dor-de-corno!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador