Microsft substitui jornalistas por robôs

Da BBC News Internacional

A Microsoft deve substituir dezenas de jornalistas contratados em seu site MSN e usar sistemas automatizados para selecionar notícias, reportagem da mídia nos EUA e no Reino Unido.

Atualmente, a curadoria de notícias de organizações de notícias e a seleção de manchetes e fotos para o site do MSN são feitas por jornalistas.

A inteligência artificial executará essas tarefas de produção de notícias, disseram fontes ao Seattle Times .

A Microsoft disse que fazia parte de uma avaliação de seus negócios.

A gigante da tecnologia dos EUA disse em comunicado: “Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, na reimplantação em outros. Essas decisões não são o resultado de a atual pandemia “.

A Microsoft, como algumas outras empresas de tecnologia, paga às organizações de notícias para usar seu conteúdo em seu site.

Mas emprega jornalistas para decidir quais histórias exibir e como são apresentadas.

Cerca de 50 produtores de notícias por contrato perderão seus empregos no final de junho, informa o Seattle Times, mas uma equipe de jornalistas em período integral permanecerá.

“É desmoralizante pensar que as máquinas podem nos substituir, mas aí está”, disse um dos que enfrentam redundância ao jornal.

Alguns jornalistas demitidos alertaram que a inteligência artificial pode não estar totalmente familiarizada com as rígidas diretrizes editoriais e pode acabar deixando passar histórias inapropriadas.

Vinte e sete daqueles que perdem o emprego são empregados da PA Media do Reino Unido, informa o Guardian .

Um jornalista citado no jornal disse: “Passo todo o meu tempo lendo sobre como a automação e a IA vão levar todos os nossos trabalhos – agora é o meu”.

A Microsoft é uma das muitas empresas de tecnologia que experimentam formas do chamado jornalismo de robôs para reduzir custos. O Google também está investindo em projetos para entender como isso pode funcionar.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Tenho assistido lives do jornalista Pepe Escobar em que ele denuncia a Microsoft em ações deletérias na África e Ásia no uso experimental de vacinas. Faz experiências com vacinas chipadas que marcarão e identificarão os seres humanos num mundo sombrio em que todos seremos rastreados por uma espécie de código de barras contidos em micro partículas. O trágico é que nessas experiencias tem sido usadas vacinas que matam crianças e propagam epidemias enquanto Bill Gates a propaga como ações benéficas em paises pobres.
    Os homens mais ricos e poderosos do mundo agem como máquinas na multiplicação do lucro sem nenhum resquício de humanidade. Além da acumulação do lucro e poder na mão de poucos o que a humanidade ganhará com a substituição de seres humanos por máquinas em trabalhos intelectuais? Bill Gates precisa desse dinheiro ou tem uma mente doentia em que, trabalhando para o poder americano no domínio mundial e da sua acumulação de riqueza, despreza a civilização humana e o que o que nós temos de mais precioso: nossa capacidade intelectual.

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

10 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

11 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

11 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

12 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

12 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

12 horas ago