Ministro da Justiça critica lista tríplice para escolha do Procurador-Geral

Jornal GGN – Para Alexandre de Moraes, ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e atual ministro da Justiça, o governo não deve, obrigatoriamente, nomear para a chefia da Procuradoria-Geral da República o mais votado em uma lista tríplice por integrantes do Ministério Público. 

Apesar de não ser prevista pela Constituição, a eleição interna na Procuradoria foi respeitada pelos governos do PT, que sempre indicaram para procurador-geral o mais votado da lista. A postura era elogiada pelos membros do MP, já que, em tese, garantia maior autonomia ao órgão. Para o novo ministro da Justiça, o poder do MP é grande, mas acredita que ele não pode ser “absoluto”. Leia a matéria de Mônica Bergamo mais abaixo:

Da Folha

Nenhum direito é absoluto, e país precisa funcionar, diz ministro da Justiça

Mônica Bergamo

O novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, 47, defende que o governo de Michel Temer não nomeie obrigatoriamente, para a chefia da Procuradoria-Geral da República, o mais votado em uma lista tríplice por integrantes da carreira.

A Constituição não prevê a eleição interna na Procuradoria, mas a prática foi adotada nos governos do PT, que indicaram para procurador-geral sempre o primeiro da lista. A conduta era elogiada por membros do Ministério Público por em tese garantir maior autonomia ao órgão.

Moraes diz que o poder do MP é grande, mas não pode ser “absoluto”. Afirma o mesmo sobre o direito à manifestação. Ele vai absorver também a Secretaria de Políticas para as Mulheres e diz que a área não sofrerá retrocessos.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

*

Folha – Chama atenção os seguidos elogios do novo governo à Lava Jato. No entanto, o presidente interino, Michel Temer, nomeouvários ministros alvos da operação. Não é uma contradição?
Alexandre de Moraes – Eu falo por mim: só elogio quando sou perguntado. Eu fui promotor por mais de dez anos, sempre gostei de investigar. Não tenho nenhuma dúvida de que a Lava Jato é uma belíssima operação porque foi feita com uma estratégia de investigação. A parceria entre Polícia Federal e Ministério Público também fez com que ela tivesse uma efetividade muito grande. A Lava Jato é um símbolo de combate à corrupção.

E os ministros alvos da Lava Jato?
Não vejo contradição por parte do presidente Temer. Quem investiga, investiga um fato. E não pessoas. Se houver fatos que levem a pessoas, não importa se são do partido A, B, ou C –elas serão responsabilizadas. Essa é a determinação do presidente Temer, e ele sabe que esse é o meu modo de proceder. Eu jamais permitiria que o MP ou a PF escolhessem investigados.

O senhor integrou o governo de SP, do PSDB, que sofre críticas de não deixar nada ser investigado. Barraria CPIs e seria ligado ao MP. Como vai garantir que investigações no plano federal vão continuar?
Eu fui membro do MP de São Paulo. Ele não é ligado ao PSDB, é independente, não faz vista grossa e é um exemplo para outros MPs do país. Investiga vários casos. A única diferença em relação ao governo federal é que o governo de SP é honesto. E um governo honesto é menos investigado porque não tem escândalos.

E o escândalo de desvio de merenda nas escolas, o da fraude em licitações de trens?
Se há alguém que, aqui e ali, tem um desvio, o próprio governo investiga, como no caso da merenda, e demite. É diferente de um governo que endemicamente pratica a corrupção.

A presidente afastada, Dilma Rousseff, sempre disse o mesmo: sou honesta, quem se desvia é investigado.
O governo [federal] endemicamente fez o mensalão. Na Petrobras, não foi um ou outro servidor que se desviou. Foi a estrutura da empresa. É totalmente diferente.

Mas o PMDB era governo, também está envolvido em desvios da Petrobras e seguirá sendo governo.
Quem conhece o funcionamento do governo federal sabe que o governo era o PT.

Os governos do PT criaram a tradição de indicar para a Procuradoria-Geral da República o integrante da carreira mais votado numa lista tríplice. Vocês vão manter essa regra?
O [procurador-geral da República Rodrigo] Janot foi nomeado há seis meses, ainda tem mais de um ano no cargo [até setembro de 2017]. Por isso eu nunca conversei com o presidente Temer sobre o tema. Mas o meu posicionamento é o de que devemos cumprir a Constituição.

Que não prevê eleição para a formação de uma lista tríplice de candidatos à chefia da Procuradoria.
Não prevê. Prevê que o presidente da República escolha um integrante da carreira para um mandato de dois anos.

Mas nomear o mais votado pela categoria acabou sendo um hábito que virou regra.
O que garante a autonomia do MP, e isso foi muito discutido na Constituinte, não é só a forma de escolha –até 1988, o presidente poderia indicar alguém de fora da carreira do MP para o cargo, agora tem que ser alguém de dentro dela. Mas o que garante a autonomia é a forma de destituição do procurador-geral. Ele tem hoje um mandato de dois anos. E só pode ser destituído se o presidente da República pedir e o Senado aprovar por maioria absoluta.

Portanto, o presidente da República tem essa liberdade constitucional [de indicar o procurador-geral que não foi eleito pela categoria] dentro desses requisitos. Não é algo arbitrário. É uma questão de freios e contrapesos. O poder de um MP é muito grande, mas nenhum poder pode ser absoluto.

A Polícia Federal também quer indicar o seu diretor-geral por lista tríplice e reivindica autonomia financeira e orçamentária.
Cada agente de investigação, cada delegado, tem que ter total autonomia para investigar, não pode sofrer pressões. Agora, a polícia faz parte da estrutura do Executivo. Se cada órgão se transformar num novo poder, vamos ter uma estrutura anárquica.

A polícia tem um poder importante e muito grande. A Constituição determina que quem escolhe [o diretor-geral] é o chefe do Executivo.

E, no caso, o senhor manterá no cargo o atual diretor-geral, Leandro Daiello.
Nós temos um bom relacionamento, do tempo em que ele foi superintendente da PF em SP. Eu era secretário de Transportes, fizemos algumas investigações nessa área juntos. A primeira pergunta que fiz a ele era se tinha vontade de continuar. Ele está animado, é competente, então vamos continuar.

A bancada ruralista já pressiona Temer para rever demarcações de terras indígenas. O senhor vai revogar declarações de terras feitas pelo Ministério da Justiça pouco antes do afastamento de Dilma Rousseff?
Na sexta (13), meu primeiro dia de trabalho, eu recebi quatro representantes de tribos indígenas. E um dos pedidos deles dizia respeito a demarcações de terras indígenas que foram feitas, se não na correria, no apagar das luzes [antes do afastamento de Dilma]. Eu me comprometi que qualquer reanálise será feita em conjunto e com diálogo.

Se eu vou reanalisar portarias do ministério? Eu vou reanalisar todas as portarias deste ano de todas as áreas. É um procedimento que adoto sempre que assumo um cargo. Agora, sempre, em especial quando isso afeta o direito de terceiros, qualquer alteração tem que ser feita com diálogo, obviamente.

O senhor então pode rever demarcações.
Isso jamais será feito sem um diálogo com as partes envolvidas.

A PF lida também com reintegração de posse de áreas ocupadas por indígenas.
A postura vai ser de cumprimento à Constituição e à legislação. Eu às vezes sou criticado por parte da imprensa por cumprir a lei. O cumprimento da lei, com firmeza, é [visto como] truculência.

Se há uma invasão de índios e a determinação judicial de retirada, toda negociação vai ser feita. Agora, se houver um impasse, a lei vai ser cumprida. O poder público não tem o direito de desrespeitar uma ordem judicial, dentro da razoabilidade e apurando, como eu sempre apurei, qualquer excesso.

Mas não é possível, como alguns defendem, a anarquia total, cada um faz o que quer. Hoje se invade um prédio publico, amanhã se invade, como se invadiu, a Assembleia Legislativa [de SP, ocupada por estudantes], depois o Tribunal de Justiça, depois a casa de qualquer pessoa.

E como o senhor lidará com as manifestações de movimentos sociais?
Qual é o limite entre o direito de manifestação e a repressão a organizações que não estão se manifestando? É a prática de crime. Não importa se o movimento é de direita, de esquerda, de centro, liberal, conservador, para usar terminologias antigas. Todos têm direito de se manifestar. Absolutamente todos.

São Paulo foi exemplo de tranquilidade e segurança nas grandes manifestações, tanto a favor como contra o impeachment.

Então todos têm o direito de se manifestar, sem armas, de forma pacífica e com prévia comunicação às autoridades, à Polícia Rodoviária e à PF. O poder público tem que se prevenir, organizar e garantir que o protesto não fira os demais direitos.

Ou seja, nenhum direito é absoluto. Manifestação em estrada que queime pneus, que por tempo não razoável impeça a circulação [de veículos], não é permitido.

As pessoas precisam trabalhar, se locomover, o país precisa funcionar. Se a manifestação continuar por uma pista [da estrada], segue tendo visibilidade e não ultrapassa todos os demais direitos.

O governo sofre críticas por não ter mulheres no ministério. O Ministério da Justiça incorporou a Secretaria de Políticas para as Mulheres. O senhor já tem algum plano para a área?
Vai ser tratada com total prioridade. Quando fui secretário da Justiça e Cidadania de SP, tive um ótimo contato com a área ligada às mulheres, à questão do racismo, da diversidade. Eu instalei e regulamentei a Comissão LGBT para aplicar multas, sanções e fechamento de estabelecimentos [que discriminam homossexuais].

Em relação às mulheres, eu vou levar para Brasília um estudo, um mapa feito em parceria com o Ministério Público sobre violência doméstica e homicídio de mulheres, e vou replicar no resto do país. Ele demonstra que a violência doméstica, se não for combatida, se transforma em homicídio. Ou morre a mulher ou a mulher acaba, depois de sofrer uma série de violências, matando. Ou, mais trágico, o filho acaba matando o pai.

Então esse programa, ampliado para o Brasil, vai ser um grande programa de proteção à mulher.

Os ministérios ligados às minorias davam maior visibilidade aos problemas. Não era uma questão apenas de orçamento, que deve permanecer igual, pelo que se anunciou.
Se aparentemente perde em visibilidade, as políticas para as mulheres, no tocante à eficácia, vão ganhar muito. Dentro do Ministério da Justiça, a Secretaria melhora a interlocução com a Polícia Federal, com o Judiciário e o Ministério Público.

Em 13 anos do governo anterior, tivemos essa Secretaria [de Política para as Mulheres] com status de ministério e o aumento da violência contra a mulher, no caso dos homicídios. E nenhum plano em relação a isso.

Então vamos começar de cara com essa questão mais importante que é proteger a vida da mulher. Não vai haver qualquer retrocesso. Vai haver um avanço gigantesco em relação à proteção da mulher. 

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é.

    Teve que vir um ministro golpista para dizer o óbvio: o poder originário (voto, mandato e autoridades delegadas) devem sobrepor as burocracias.

    Quem quer respeito a voto e mandato, concorra a eleição por sufrágio universal.

    O Ministério Público dos EUA (matriz ideológica dos bocós tupinambás) é cargo do Presidente, e acumula o cargo de Secretário de Justiça, e não me ocorre que por lá as coisas funcionem pior que aqui.

    Bem, é só relembrar como reagiram as instituições de lá nos processos de Clinton e outros.

  2. O que dizer depois disso? “A

    O que dizer depois disso? “A única diferença em relação ao governo federal é que o governo de SP é honesto. E um governo honesto é menos investigado porque não tem escândalos.”   A quem esse povo pensa que engana?

     

    1. Não cara. O PT fez o correto
      Não cara. O PT fez o correto e deve continuar fazendo no futuro quando voltar. Esses são os descarados que devem ser cobrados.
      Tem que pontuar a hipocrisia de quem era contra a corrupção agora e fazer com que não fiquem calados..
      Se todos forem contra a corrupção ou se pelo menos emprestarem suas vozes, o país avança.

  3. adivinhação

    A quantidade de “a gente não sabia que seria assim” vai-se multiplicando, e quantidade de “mas a gente estava avisando” é curiosamente* proporcional. 

    Vamos abrir o bolão para o dia de encerramento da vazajato?

    *ironia

    1. LJ
      Sexta, nada… Sábado, …. Domingo, … Ah, claro, o Dia do Senhor!

      Somos um país que preza as tradições e muito TEMENTE a Deus. Não mentimos, não caluniamos, não matamos.

      Lava-Jato??? Essa operação não cabe num país governado por homens probos.

  4. Esse monstro não tem nada a

    Esse monstro não tem nada a declarar. Veja como foge do assunto dos indiciados no governo a que está servindo. 

    Não tem a menor credibilidade. 

  5. Mil e uma noites…

    Depois da segunda resposta, entendi que já tinha lido TUDO!

    Sofismas e mais sofismas…

    Estes procuradores do MP levaram o BRASIL A UM GOLPE DE ESTADO RECONHECIDO PELO MUNDO!

    E agora, a farra PLANEJADA  DO MP, PF, MÍDIA E EX-OPOSIÇÃO, AGORA SITUAÇÃO: ACABOU!

    Voltarão todos a sua insignificância, JUNTO COM O BRASIL ou República das Bananas, se assim o desejarem…

    Serão mil anos na história DO MP, assim como Silvério dos Reis, que continua INESQUECÍVEL até hoje, mesmo depois de 226 ANOS DE TRAIÇÃO!

  6. Não há como não concordar com

    Não há como não concordar com esse sujeito na questão do MP: os procuradores gerais nomeados por Lula e por Dilma traíram os governos que os nomearam, enquanto serviram à corporação e ao DEMO/PSDB que os elegeram.

  7. Nesse ponto ele está

    Nesse ponto ele está certíssimo. Veja que ele falou na Constituiçao. E a constituição não fala em lista triplice.

    O PT caiu no conto do vigário. Foram otários e bestalhões. Agora é tarde. 

    Já estão falando que Celso de Melho pode se aposentar,  pois á cumpriu a missão de afundar o PT. Ele estava esperando por esse momento.

    Um candidato fortíssimo é justamente esse alexandre de moraes. Se esse cara entrar no STF o PT vai saber o que republicanismo de verdade. Os petistas e aliados vão sentir na carne o que é ser “republicano”.

    Sinceramente, não consigo entender como o governo do lula/dilma (12 anos) não tinha um assessor para alertá-los sobre esse importante e decisivo aspecto do poder: a nomeação do pgr e dos ministros do stf.

    Em fim, a vaca já foi pro brejo. Não adianta chorar o leite derramado.

  8. Então…………..

    “… O poder de um MP é muito grande, mas nenhum poder pode ser absoluto.”

     

    Faz-me coçegas para não rir !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kakakakakakakakak !!!!!!!!!!!!!!!

    Adeus VazaJato, principalmene agora em que são vidraças, e a bandidagem instalada depois do golpe no Planalto dá suas cartas. Qdo a VazaJato conclui suas investigações sobre os membros dos governos petistas e chega aos outros partidos, mormente os do psdb, o que será daqui pra frente será simplesmente o esquecimento proposital !!!!

    Vão todos serem beneficiados pelo esquecimento/arquivamento com a ajuda da grande prostituta chamada imprensa !!!!!

  9. Caro Nassif
    Ele é reacionário

    Caro Nassif

    Ele é reacionário da linha dura. Não conversa com movimentos socias, a não ser, via tropa de choque.

    No golpe ele é bem vindo.

    Ele é mais Moro do que o próprio Moro, mais Gilmar do que o próprio Gilmar.

    Ustra vibra de emoção em seu tumulo.

    Podem esperar que vem bordoadas, em nome dos golpistas e paneleiros.

    Saudações

     

     

     

  10. Tem razão neste ponto

    O Alexandre de Moraes, que já foi do MP de São Paulo e, portanto, é profundo conhecedor destas instituições, esta coberto de razão no que se refere a não escolher o primeiro da lista. Pena que os governos do PT não compreenderam a importância de não dar poder absoluto a estas corporações. Na verdade, os governos do PT deram ao MPF um grau de poder que não deram a si mesmo. Com a diferença que os governos do PT foram eleitos democraticamente pela maioria absoluta de milhões de brasileiro. Com certeza, grande parte dos problemas que vivemos no Brasil hoje é decorrente deste republicanismo rastaquera do Lula. Espero que quando as forças de esquerda voltarem ao poder, e elas vão voltar, assim como as forças de direita também voltarão pela via democrática um dia, elas tenham aprendido a lição de como lidar com o MPF, o judiciário e a PF.

     

  11. Simplesmente faz o que o PT

    Simplesmente faz o que o PT deveria ter feito.

    O PT mostrou a qualquer futuro governante que a PF e MPF/PGR devem ser mantidos sob rédeas curtas. Não são de confiança e não merecem em hipótese alguma a tal “autonomia”.

    Minha dúvida é: O que os MPs e a PF granharam com isso tudo?

    Tenho a impressão que deram, no final das contas, um tremendo tiro de bazuca no pé.

    Jamais terão protagonismo e respaldo de qualquer governante.

    E bem feito.

    1. Oi MarFig
      Também concordo com

      Oi MarFig

      Também concordo com você, considerando que os mil primeiros já são ultra reacionários, o que não se dirá dos três primeiros?!

      Há que se mudar toda estrutura.

      Saudações

  12. Talvez a única coisa que vejo
    Talvez a única coisa que vejo de positivo nesse governo Temer é a possibilidade de cortar as asinhas do MP. Pena que o mesmo não vá acontecer com a polícia federal.

  13. Ele jogou a aprovação do

    Ele jogou a aprovação do alquimin ao rés do chão com sua politica truculenta, com certeza irá fazer o mesmo com temer e seu governo golpista.

  14. O entrevistado dentre muitas

    O entrevistado dentre muitas inverdades e até absurdos, aqui e ali diz verdades. 

    Absurdo, por exemplo, é dar a Operação Lava Jato como “exemplo” de combate à corrupção. Que  é pertinente. necessária, dado que houve, sim, crimes, isso é indiscutível. Mas inegável também é que  assumiu um viés messiânico, autoritário, persecutório e partidarizado. 

    Já no terreno do grotesco foi a saída a la Rolando Lero do questionamento acerca da nomeação de sete ministros arrolados na operação já citada. Falou muito e não disse nada. Mesmo porque inexistem justificativas aceitáveis.

    No campo das piadas: a) O MP de São Paulo não é lidado ao PSDB; b) O governo de São Paulo(Alckmin) é honesto e investiga as denúncias de corrupção; c) Este mesmo governo, em termos de táticas e práticas para garantir ou repelir manifestação ao contrário de ser exemplo é um contra-exemplo. Esbalda-se em truculência. arbitrariedades e seletividade.

    No plano da concordâncias: a) nomeação livre de qualquer condicionante(listas tríplices, partidarismos etc), dado o seu caráter discricionário, quando das nomeações para Procurador Geral da República; b) Não autonomia da PF.

     

    1. Sugestão Técnica, Urgente!

      Não sei porque o Nassif não bota o sistemas de Disqus, nos comentários. 

      Elegeria comentários através das avaliações dos usuários, alguns como do colega JB ficaria lá em cima, para aqueles que optarem (a maioria) por este tipo de ordenação.

      Não mudaria nada para o usuário, pelo contrário, o sistema fornece mais ferramentas de gerenciamento dos comentários.

      Sinto uma falta enorme disto aqui, já sinto da forma que está, defasado, mas nunca é tarde de mais para implementar.

      (ps. desculpa por acabar usando seu espaço, para uma sugestão ao Nassif, caro JB Costa)

  15. Ledo engano. Creio que Temer
    Ledo engano. Creio que Temer dará prosseguimento à autonomia da PF e não interferirá na lava jato. Afinal, essa foi instrumento de desgaste do governo Dilma e transporte da direita ao poder. Ao se pronunciarem favoráveis à atuação de Moro, o recado é cristalino: cumpram a missão, peguem Lula! Depois eles descansarão em paz por longos anos. O herói nacional será alçado à superioridade {STF) para formar dupla com Gilmar e assumir de fato a vaga que já lhe cabe de direito, pois a Rosa Weber é uma nulidade. Dói muito ver certas verdades óbvias proferidas da boca dos canalhas. Somente os governantes do PT aceitaram ser governo sem se empoderarem dos instrumentos necessários. Tolos!

      1. O que essas instituições tem
        O que essas instituições tem em comum é a adesão ao golpe e o acobertamento de crimes dos “parças”. Inúmeras vezes a PF afrontou a presidenta Dilma sem a resposta apropriada do gosmento Eduardo Cardozo. Quanto ao PGR nem se fala, Lula e Dilma escolheram os “melhores”. Respeitosamente, nesse aspecto, ten tudo a ver.
        Em tempo: Temer promete manter a lista tríplice.
        Assim como no STF, na PGR também não há necessidade de trocar ninguém. “Em time que está ganhando não se mexe.”

  16. Cada país tem o Heinrich
    Cada país tem o Heinrich Himmler que merece. Me lembra, a propósito desse brucutu, o famoso episódio quando, no primeiro de maio, Hitler fez um discurso exaltando o valor do trabalhador para a sociedade e no dia seguinte fechou todos os sindicatos do país, prendendo e executando todas as lideranças sindicais.
    Então Heil Hitler para o cabeça de ovo.

  17. Maquiavel

    O ministro está certíssimo. Como já disse em outros posts, agora é vez dos profissionais em governos de coalizão, pois só o PT mesmo,a despeito de milhares de alertas, para acreditar em republicanismo. Que venha então a extinção da CGU, um procurador engavetador, uma PF amansada, um Gilmar no TRE, uma EBC enquadrada, a aplicação da lei de terrorismo contra movimentos sociais, etc. etc. 

  18. MP muito mimado…

    O MP bateu o pé e o Temer disse que não é bem assim…

    O MP acostumou a enfiar a faca no PT e continuar soltinho, para continuar dando facadas…

    Esse tal Republicanismo do PT…

    O Temer tem o tempo da politica…

    Eles, do MP estão desacostumados com isto…

    O tempo da politica é o seguinte: Para que decidir isso agora, quando as coisas estão quentes! Deixa passar um pouco, esfriar os ânimos e ai a REVERSÃO É FÁCIL!

    Voltará tudo como era antes….

    Os salários da PF e MP cairão a NÍVEIS PRÉ-LULA…

    Para que ele vai querer um MP e PF combativos? Forte?

    Para prenderem o governo todo em nome de Deus?

    Desmobilizar e provocar um exôdo de policiais e procuradores – esse será o caminho…

    A fase de ouro destes politicos aconteceu ANTES DO LULA com a PF e MP fracos!

    Não vai sobrar governo Dilma ou petistas!

    É difícil para o MP e PF entenderem QUE FORAM USADOS, depois de 13 anos, parecia estar tudo estável!

    E se pressionar este governo ai, olha primeiro para cara do Ministro da Justiça!

    O bom do governo começa agora com privatizações e MUITO DINHEIRO CIRCULANDO em coisas aleatórias…

    Vai ser algo bem maior que umas 5 Lava-jatos!

    Se a Petrobrás foi isso, IMAGINA O PRÉ-SAL DE 1 TRILHÃO DE DÓLARES?

    Por que depois de privatizado, o preço do petróleo volta ao que era antes…

  19. O ministro perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado

    Temer desmoraliza Ministro da Justiça

    Ah, essa segurança jurídica! publicado 16/05/2016 no Conversa Afiadavou te investigar

    No G1:

    Temer desautoriza ministro e diz que manterá lista tríplice para PGR

    A jornal, ministro da Justiça havia defendido mudança no processo de escolha. Alexandre de Moraes disse que chefe do MP não precisa ser 1º da lista tríplice.

    O presidente em exercício Michel Temer desautorizou nesta segunda-feira (16) a proposta de seu ministro da Justiça de mudança no processo de escolha do procurador-geral da República. Em resposta à sugestão de Alexandre de Moraes, Temer afirmou à GloboNews que manterá a tradição de escolher o mais votado na eleição interna dos procuradores da República.

    Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” publicada na edição desta segunda-feira, o novo ministro da Justiça havia dito que iria sugerir ao presidente em exercício uma alteração na regra de escolha do chefe do Ministério Público.

    (…)
    Quem manda dar entrevista a colonista chapa branca?

    Antes o Conversa Afiada tinha publicado :

    PF volta a ter chefe. Aqui jaz o “republicanismo” do PT

    O Engavetador Geral da República está de volta!

    O novo Ministro da Justiça, o Alexandre de Moraes, aquele que revogou o Habeas Corpus em São Paulo, no lombo dos estudantes, concedeu suculenta entrevista a colonista chapa branca da Fel-lha.

    Disse, entre outras manifestações republicanas:

    – nenhum poder é absoluto!

    (só o da Globo – PHA);

    – acabou a lista tríplice para escolher o Procurador Geral

    (o Brindeiro, o Engavetador Geral da República está de volta.

    Só o Lula e a Dilma para nomear e renomear o Antonio Francisco, o Gurgel e o Janot que os fuzilaram em praça pública, a céu aberto, em nome do “republicanismo”.

    Eles se esqueceram do que disse o Sepulveda Pertence : “criei um monstro!”

    Ou que “o MP é o DOI-CODI da Democracia!” – PHA);

    – o poder do Ministério Público é muito grande mas nenhum poder é absoluto!

    (o zé Cardozo, o Lula e a Dilma achavam que é – PHA)

    – “a polícia faz parte da estrutura do Executivo. Se cada órgão se transformar num poder, vamos ter uma estrutura anárquica”!

    (Quero ver o Daiello – não perca, “o chefe de polícia da Dilma era do Temer!” –  conduzir o gatinho angorá coercitivamente, sem que o Moraes saiba – e o faça mudar de ideia…

    Quero ver ! – PHA)

    – “nenhum direito é absoluto”!

    “Manifestação em estrada que queime pneus e que por tempo não razoável (sic) impeça a circulação não é permitido”

    (Tempo “não razoável” é óóótimo.

    Ou seja: o pau vai comer em cima do Stedile! – PHA)

    Em tempo: com o Golpe, o Ministro decano Celso de Mello cumpriu sua missão histórica e pode renunciar. Para o lugar, o Temer cogita de enviar o Moro ou a Janaina Paschoal! Afinal, ele precisa preencher a cota das mulheres! Seriam dois nomes “republicanos”, como o do Gilmar (PSDB-MT).

    Em tempo2: em 1964, os militares tiveram que aposentar três ministro do Supremo: Evandro Lins e Silva, Hermes Lima e Vitor Nunes Leal, jamais ali igualados. Esse Golpe não vai precisar trocar nem uma lâmpada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador