Ministro da Saúde diz que intoxicação por agrotóxicos ocorre por mau uso

Jornal GGN – A intoxicação por agrotóxicos só ocorre devido ao mau uso dos produtos, uma vez que as pessoas não leem as informações de uso e não lavam as mãos após a manipulação. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, durante audiência na Câmara dos Deputados.

“A principal causa de intoxicação é porque as pessoas não lavam as mãos após manipular [o agrotóxico]”, disse. “Há manipulação de pesticidas dentro de casa, o que não deveria ser utilizado [dentro dos domicílios]”, afirmou o ministro, segundo informações do portal Huffington Post, ressaltando que a pasta detectou que 74% das pessoas não leem as informações de uso do produto.

Mandetta também argumentou que a regulamentação brasileira exige capacitação das pessoas que compram agrotóxicos, mas que isso não acontece entre os pequenos produtores – ressaltando que muitos não seguem as recomendações de uso e sequer usam máscaras ou outros equipamentos de segurança. “O mau uso é endêmico”, disse.

Para o ministro da Saúde, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose administrada, e usou o consumo de água como exemplo – segundo ele, até o excesso de água pode levar à morte por insuficiência renal.

O debate também contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e dos deputados Ivan Valente e Felipe Carreras, que fizeram o requerimento para a audição.

Redação

Redação

View Comments

  • A ignorância não apenas venceu, como ainda se dispõe a nos dar lições: a pueril explicação do Ministro de Estado da Çaúde, só pode ser uma crítica velada aos ignorantes que elegeram seu chefe, afinal, 100% não leram o rótulo que esta pespegado em Bolsonaro, há muito tempo: utilize EPI, lave as mãos e olhos, entre outros. O resíduo biológico ambulante que constitui o presidente, atrai como imã estas explicações leves, como a ausência de fiscalização para a emissão de receituários agronômicos; sim, a teimosia do agricultor em não atender às especificações do receituário e embalagem; a despreocupação com o descarte das embalagens. Mas se eles são os causadores da desgraça própria, pior ao submeterem outros a sua irresponsabilidade, mais grave ainda, quando um mentecapto acredita que "basta lavar as mãos" ao invés de seguri as emdidas recomendadas, aí sim, por especialistas. Viva a ignorância!!!

Recent Posts

Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

Evento terá lançamento de livro sobre cumplicidade da Volkswagen com a ditadura e exibição de…

1 hora ago

Vivendo dentro de 1964 – a Caminhada contra o Silêncio, por Afonso Junior

O evento lembra os desaparecidos assassinados, exige o seguimento das buscas e pede políticas por…

1 hora ago

Além da instabilidade generalizada, Milei avança com agressões e conflitos

Mesmo tendo minoria no Congresso, sem nenhum prefeito e governador, Milei opta pela agressão como…

2 horas ago

Lula, os Militares e a Ética da Responsabilidade, por Jorge Alexandre Neves

Depois Bolsonaro, os militares tornaram-se algo pior, eles são hoje uma “espada de Dâmocles” pairando…

2 horas ago

Lula consterna familiares de vítimas da ditadura ao ignorar aniversário do golpe, diz The Guardian

A decisão de Lula "horrorizou" aqueles cujos entes queridos morreram nas mãos da ditadura, publicou…

2 horas ago

63% acham que golpistas do 8 de Janeiro não devem ser anistiados, mostra Datafolha

31% dos entrevistados são favoráveis ao perdão daqueles que atacaram os Poderes no fatídico 8…

2 horas ago