Ministro do Supremo diz que não acredita na prisão de Lula: “Incendiaria o País”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio Mello disse, na noite de quarta (24), não acreditar que o ex-presidente Lula será preso após esgotados os recursos ao TRF-4 contra a condenação imposta no caso triplex.

“Eu duvido que o façam [prendam Lula], porque não é a ordem jurídica constitucional. E, em segundo lugar, no pico de uma crise, um ato deste poderá incendiar o País”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal à agência de notícias do Estadão. 

Marco Aurélio defendeu que o Supremo Tribunal Federal revise “o quanto antes” a jurisprudência que possibilidade que ordens de prisão sejam dadas tão logos um réu seja condenado em segunda instância.

A revisão também é defendida por Gilmar Mendes, que acredita existir votos na Corte para mudar o placar antigo, de 6 x 5 contra a possibilidade de recorrer até a última instância.

Para Marco Aurélio, se Lula não for preso, “é porque essa jurisprudência realmente não encontra base na Constituição Federal, e tem que ser revista”, disse.
 
“Para os cidadãos em geral, (prisão após segunda instância) é o que vem ocorrendo, agora eu quero ver, é uma prova dos nove dessa nova jurisprudência, como eu disse, se forem determinar a prisão do ex-presidente. Eu não acredito”, completou.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois na nossa PF

    Pois na nossa PF “republicana”, acho que deve ter gente salivando pra fazer isso. E não só prender como também exibir com algemas e correntes nos pés.

  2. Pelo visto o ministro Rolando Lero não conhece a PF

    Hora dessas, já está rolando dentro da PF uma disputa sangrenta para ver quem vai conduzir o Lula acorrentado a Curitiba. 

  3. No proximo governo Lula esta

    No proximo governo Lula esta PF vai salivar mas é pela extinção do órgão.

    Uma perguntinha: ANÚS é um órgão?

    Ah sim, EXCRETOR.

    1. A PF é intocável. Primeiro
      A PF é intocável. Primeiro porque, salvo os revolucionários populares, todos governos precisam de uma polícia política, segundo porque a PF é o braço mais importante do condomínio justiça/mídia.
      Só um governo verdadeiramente democrático atacaria os quistos de poder.

  4. E se o Lula for preso?
    Que dizer que, de acordo com o Ministro Marco Aurélio, se o Lula NÃO for preso, ‘é porque essa jurisprudência realmente não encontra base na Constituição Federal, e tem que ser revista’.? Logo, se Lula FOR preso, é porque essa jurisprudência ENCONTRA BASE na Constituição Federal e NÃO tem que ser revista’? Que magistrados burros.

  5. Inacreditável

    Não conhece o silêncio. Perdeu a noção das coisas.

    Um processo que rompe todas as normas constitucionais e o doutor dando entrevista para aparecer e dizer coisa tão pequena.

    Depois do golpe, que deram, o caos.

  6. A condenação de Lula é a senha

    Consumado o golpe que se iniciou com a farsa do mensalão. O PSDB entregou o país ao centrão. A condenação de Lula é a senha para passar a reforma da previdência, as privatizações, a entrega da Petrobrás, da Eletrobrás  etc….

    Palloccis e Delcidios se preparem porque também é a senha para a prisão de vocês. E claro, por outras razões vão querer fazer o mesmo com Dirceu. Veremos em pouco tempo um ataque do judiciário a todos os Petistas. O Golen que empoderado pela constituição, a retalha a todo o momento. O centrão e Temer  vão mais do que nunca ambicionar continuar no poder. Os entreguistas  do PSDB, vão querer mais de nunca voltar ao poder.

    Agora um participante do Golpe , parece que vem pedir um pouco mais de calma. Agora é tarde, afinal o STF já se suicidou faz muito tempo. Resta vocês irem a reboque da primeira e segunda instância.

    A caixa de Pandora se abriu definitivamente.   Mas todos sabem também que foi um golpe na racionalidade deste país. Mas todos já presenciamos, como a irracionalidade se fantasia  de preto.

    1. Acho que irão além dos
      Acho que irão além dos petistas. Vão limpar o terreno para o PSDB e DEM.
      A PF já deu uma cutucada em Flávio Dino e estão preparando o solo do Rio para plantarem tucanos. O Rio é explosivo por sua própria natureza e geografia urbana. Precisam de um Alckmin por lá.

  7. Xilindró

    Hoje ao ouvir um comentário sobre os 3 X 0 dado pela Band 7 horas antes, um profissional liberal, maior de ! oitenta anos, cravou: -E dai? Os petistas agora estão querendo melar o julgamento! 

    Ele não está sendo incoerente. Apenas tem a convicção palntada pela midia, globo à frente, desde o mensalão! Ele de fato acredita que Lula é burro, que sendo bi presidente se vendeu por um pedalinho, enquanto gente do décimo escalão lotava apartamentos de dinheiro vivo, em reais e dólares.

    Se for para o supremo vai dar 1 X 7, tal e qual um inesquecível  jogo de bola contra o time da Alemanha. A justiça do brasil joga no time dos gringos, contra o time do Brasil. O juiz mouro é partidário apita perigo de gol e no final da peleja vai dar entrevista na globobo.

  8. Sobre Aécio Neves sentenciou

    Sobre Aécio Neves sentenciou o ministro fantasiado de juiz Marco Aurélio Collor de Mello “brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável. Deputado federal por quatro vezes, ex-presidente da Câmara dos Deputados, governador de Minas Gerais em dois mandatos consecutivos, o segundo colocado nas eleições à Presidência da República de 2014 – ditas fraudadas. Aécio tem fortes elos com o Brasil”.

    Vái tomar chá na casa do Aécio, ministro fantasiado de juiz. Você esteve desde o inicio participando desse processo. Legalista de vizinho de condonomio e de corrupto do Psdb.

    É pior do que Gilmar porque é hipócrita e traidor da Constituição como de resto são todos os ministros do Supremo. Desprezo é o que merecem especialmente aqueles que devem a boquinha do Supremo a Lula e a Dilma. Se Lula e Dilma são culpados o que são voces que se se lambuzaram e ajoelharam aos dois ex-presidentes para suplicar o cargo que ocupam? 

  9. O curioso jurista que não fala de leis.

    Se jurista fosse analisaria os autos do processo, e veria neles não apenas falhas gritantes, como violações da lei.

    Mas prefere falar de política, aquela mesma política que quando foi conveniente tentou transformar em questões legais. E assim vai a nave do STF.  Se calou quando condenaram Genoino, Pizzolato, Dirceu ( pela literatura). Se calou quando destruindo a possibilidade de resolução política, se juntou ao coro que impediu Lula de ser Ministro. Se calou diante dos absurdos legais do impeachment, mas  se manifestou na proteção de Aécio e Família. Sempre se dirigiu a Lula com a  empáfia e ignorância dos senhores da Casa Grande. Pode se juntar a Barroso, o classe média nouveaux riche, que a todo o momento declara o seu verniz, e  quer virar nobre, ou a Fachin,  o colono que chegou lá, e lá chegando desrespeita seu proprio passado, se tornando apenas um instrumento do golpe.

    Nenhum destes homens, que tanto conhecem das leis toma uma posição. Todos defendem a corporação e principalmente o poder que neste golpe amealharam. Nenhum destes senhores do CNJ, fizeram jamais uma analise objetiva e meritória dos inumeros abusos da vara de Curitiba. ( Conhecimento e racionalidade e Justiça parece que não funcionam neste grupo)

    Agora acuados se ajoelham diante da segunda instância.

    Como disse Cunha: Que Deus se apiede do Brasil!!!!!!

     

    PS: E agora já podem fechar a Lava-Jato.

  10. Assim como no golpe militar

    Assim como no golpe militar do Brasil em 64 houve um embate entre a turma mais ‘moderado’ e os ‘extremistas’, creio que entre os golpistas há um embate entre a turma que quer deixar a ameaça de prisão mas não prender Lula, temendo que isso possa causar uma comoção que faça o povo despertar pro golpe; e a outra que quer prender o Lula ontem pois acha que não haverá essa mobilização do povo em massa e assim seria o fecho de ouro pro golpe iniciado em 2014. 

  11. A ditadura militar durou 21 anos e não acabou,

    Por breve período tivemos deslumbres de democracia Engano, esta agora do judiciário, da mídia, encabeçada pelos interesses de Washington, é pior, mais perversa e suja. É o complemento de 64,  planejada e deflagada a partir do o evento do mensalão. Moros, Dalagnóis, Gebrans, , Pulsens e Laus, são os grandes heróis, não dos brasileiros, mas  estrangeiros.  Estamos perdidos, não temos a quem recorrer.

  12. Lula não vai para a cadeia. A

    Lula não vai para a cadeia. A ideia do capital, realizado nas empresas privadas, é martelar, persistir no descrédito a político de “esquerda”, através dos seus braços da comunicação social (jornais), e anulá-lo institucionalmente, através de seus braços do estado, o sistema jurídico estatal. E anulá-lo, como todo mundo já percebeu, não é prendê-lo, é impedi-lo de ser eleito. Tanto que sua turma criou o bordão “sem Lula é fraude”. Prendê-lo seria criar o mais perigoso mártir: o mártir vivo. Aliás a estratégia dos advogados de Lula não foi a absolvição e sim o estabelecimento da injustiça, denunciando o braço privado infiltrado no estado – o sistema jurídico.

    Mas que sociedade, a nossa, brasileira, né? Acreditar que um social-democrata como Lula é de “esquerda”, que um neoliberal como FHC é social-democrata… A gente só perde, nessa re-significação delirante, para os alienados estadunidenses, que, por exemplo, chamam Barak Obama de “comunistinha” (“commie”).

    1. Caro Lazzari,

      Permita-me discordar: será dada, penso, ordem de prisão contra o Sr. ex-Presidente. Não nos esqueçamos: ele não apenas não pode ser candidato, ele não pode subir em palanque, pois na atual quadra elege qualquer um!

      O Golpe, ontem, dobrou a aposta. As menções a prisão, como feito por aqueles senhores ontem em Porto Alegre, são o indicativo (já a confirmação da condenação eram favas contadas). E arrisco-me a dizer: virá rápido, se o Golpe perceber que certa desmobilização das ‘forças sociais’ ocorrer depois do dia de ontem, que para os mais ingêuos/esperançosos foi considerado um ‘balde de água fria’.

      Só uma coisa impedirá a prisão do Sr. ex-Presidente: sublevação!

    2. Caro Lazzari,

      Permita-me discordar: será dada, penso, ordem de prisão contra o Sr. ex-Presidente. Não nos esqueçamos: ele não apenas não pode ser candidato, ele não pode subir em palanque, pois na atual quadra elege qualquer um!

      O Golpe, ontem, dobrou a aposta. As menções a prisão, como feito por aqueles senhores ontem em Porto Alegre, são o indicativo (já a confirmação da condenação eram favas contadas). E arrisco-me a dizer: virá rápido, se o Golpe perceber que certa desmobilização das ‘forças sociais’ ocorrer depois do dia de ontem, que para os mais ingêuos/esperançosos foi considerado um ‘balde de água fria’.

      Só uma coisa impedirá a prisão do Sr. ex-Presidente: sublevação!

      1. Pois é, sabendo disso é que

        Pois é, sabendo disso é que os privatistas ainda não o botaram na cadeia: não apenas porque é desnecessário como porque pode prejudicar o andamento do golpe, o desenvolvimento da corrupção e privatização do estado.

    3. Em tempo: Onde se lê “A ideia

      Em tempo: Onde se lê “A ideia do capital”…

      leia-se

      “A ideia das pessoas que são proprietárias do capital, através de seus empregados – de diretores-presidentes ao mais subordinado fucionário passando por gerentinhos, gerentões, coordenadores, etc. – é martelar”…

      O capital não tem ideia. Pessoas, sim. Identifique-mo-las.

  13. o que devo fazer!

    Prezado Rolando Lero, eu quero saber se no meu dia a dia um guardinha, um puliça, um puliça federal a mando de qualquer juizeco pode em base a suposições ou denuncia fabricada ad hoc, chegar à minha casa me conduzir feito criminoso nas masmorras e de lá sair quando da veneta da autoridade?

    Para me precaver o que devo fazer? Carteira de filiação ao PSDB é suficiente? Ser amigos e protegido de alguma” toridade”?

  14. Algum embaraço eu tenho

    Algum embaraço eu tenho certeza de que vão criar. Tipo, vai ter que usar tornozeleira eletrônica e ficar em casa, ou dormir na cadeia mas pode ter o dia livre, algo assim. Isso inclusive teria o efeito “interessante” de minar uma possível campanha eleitoral, onde o cara tem que ficar se deslocando para cima e para baixo o tempo todo.

  15. Lula vai ser preso

    E será de surpresa a questão é o PT e Lula terem a inteligencia estratégica para estruturar quem será seu substituto, deixar videos gravados com essa indicação e uma série de videos juntos. E organizar a esquerda em volta desse nome.

    É muito óbvio que não vai deixar Lula solto para fazer campanha, se ele não for preso ele elege quem ele quiser subindo no palanque ao lado da pessoa no Brasil todo.

    Se for preso anulam essa presença dele durante a campanha e ai tudo pode acontecer.

     

     

  16. Não vão prender o Lula, vão apenas inviabilizá-lo politicamente

    A elite não vai prender o Lula. Essa ameaça de prisão tem a finalidade de fazer com que a população passe a se preocupar com a prisão e esqueça a condenação injusta.

    Isso é só um balão de ensaio. Mas se brincar, eles acabam prendendo o Lula, enquanto o Aécio e o Temer, flagrados com a boca na botija do Joesley Batista…. nicas de pitibiriba

  17. Pol Fdrl ultimando
    Pol Fdrl ultimando preparativos para prisão. HCs negados. Não vão permitir sequer lançar a candidatura. Porque se Lula entrar vai ficar muito difícil tirar…. Ganhar tempo para resfriar os ânimos e deixar esta lambança o mais distante possível do processo eleitoral.

    Na boa: em gabinetes, reuniões, diretórios e petições não vai…

    E nem declaração de ministro…

      1. Percepção interna

        Seria um contraponto necessário à avalanche da grande mídia tupiniquim que vende a ideia de unanimidade jurídica.

        1. Vários veículos de imprensa

          Vários veículos de imprensa internacional se manifestaram durante todo o processo mostrando que era uma farsa. Vários líderes internacionais se manifestaram apoiando Lula e denunciando a injustiça.

          Mudou alguma coisa?

          Repito: Condenação na ONU não vai mudar nada porque os “donos” da caneta não se importam.

    1. ONU….

      Fala-se em prisão de Lula, no dia que o MP pedirá ao STF, arquivamento dos crimes descarados de José Serra, por prescrição por idade. Roubar verdadeiramente o país tem prazo prescricionário. Mas Paulo Maluf está na cadeia, à beira de 90 anos, por crimes já prescritos. Um peso, uma medida, uma decisão, um judiciário a cada dia, ao gosto do freguês. 40 anos de Redemocracia. 30 anos de Constituição Cidadã. O Estado que foi criado. E alguns dizem não entender o Brasil? 

  18. QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI…A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI…A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É: POVO NAS RUAS.

     

    O ESTADO MODERNO É SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA

    “QUE DEU “CERTO”.

              A prova inequívoca da veracidade desse pensamento é o desfecho do golpe institucional, sofrido por um governo legítimo e democrático, referendado pela justiça cega, parlamento corrupto e pela mídia aristocrática. A quadrilha do Jaburu,tomou o pais de assalto, em um golpe sorrateiro, com o apoio das instituições criminalizadas e da imprensa aristocrática tradicionalmente golpista. Atentou contra a democracia ,desrespeitou-se a opção referendada nas urnas por 54 milhões cidadãos brasileiros, que votaram  em um projeto de governo e foram subestimados pela iniciativa de 360 deputados 61 senadores, majoritariamente investigados e denunciados em atos generalizados de corrupção.

             Equivocaram-se, acreditaram na ingênua possibilidade da renúncia da Presidente eleita Dilma. Historicamente mal acostumados, quebraram a cara. Esqueceram que a dona é que nem vara verde, enverga mas não quebra. Grande exemplo de liderança feminina a ser  seguida, incondicionalmente, por todos nós.

              Cabe aqui salientar que, aqui no nosso Brasil, golpe institucional é meramente uma trágica tradição. Com 500 anos de existência, 120 anos de independência enquanto pais, nossa República da Bananada, nossa adolescente democracia, tem apenas 50 anos, sendo porem,constantemente interrompida por sucessivos golpes institucional de estado. Tais fatos, possivelmente nòs ajude a compreender o motivo, pelo qual, sejamos de fato uma economia pujante, (9º maior PIB), ao passo de determos o vergonhoso Índice de desenvolvimento Humano (62o IDH), do nosso planeta. Em se tratando da América Latina ficamos em situação confortável somente quando comparado à Venezuela.

              Mas por que devemos nòs permitir ser governado pela Quadrilha do Jaburu, por um governo ilegítimo, cujo vice- presidente, sem aprovação popular, rotineiramente se esconde do povo, se borra com poucas vaias ?. Por que acreditar na capacidade técnica e política de um governo usurpador, formado por um ministério com 13 notáveis ministros denunciados em inquéritos da Lava Jato.?. Por que permitir que a conta da roubalheira patrocinado por esses “notáveis” corruptos recaiam sobre o bolso do humilde trabalhador??.

              Difícil entender  como o cidadão brasileiro é capaz de matar  par subtrair um simples aparelho  celular do seu próximo, é capaz de se armar-se  até os dentes para traficar drogas, mas é incapaz de armar-se politicamente par defender-se de um ESTADO CRIMINOSO DE DIREITO.  A Quadrilha do Jaburu tomouo Brasil de assalto e agora já não sabem exatamente o que fazer. A economia se dissolve, a sociedade se marginaliza. O jogo de improviso é a regra. A ordem por hora é o caus. notavelmente estabelecido.

              Mas o barulho dos indignados e mais forte que o silêncio dos omissos. Em respeito e reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas pela DEMOCRACIA, à dor dos familiares, que não tiveram a oportunidade de enterrar os corpos  dos seus filhos, vitimados pelo GOLPE MILITAR, mas sobretudo por um compromisso maior, por um futuro mais digno para os nossos filhos, devemos sim fechar esse trágico livro e escrever uma nova história. Os novos versos a serem escritos propõem ao povo ocuparem as ruas, em forma de manifestações, sem pedir licença e autorização a nenhuma instituição criminosa que representa o aparelho de segurança desse estado criminoso. Afinal de contas é um direito absolutamente constitucional e como tal, está a disposição para ser exercido por todo e quaisquer cidadão minimamente consciente.

              Caso a aventura evolua para a segunda fase do golpe jurídico-parlamentar e este venha a se concretizar, tornando o Presidente Lula um preso político, ou que tenha seus direitos políticos cassado pela justiça politizada, esse seguramente será tratado como herói. A partir desse momento o AI-5, sob uma nova configuração do golpe institucional jurídico-parlamentar estará instaurado. Sendo assim esgotará toda possibilidade de discursão pela vias políticas, dando assim margens para que todo tipo de revolta e indignaçãoocupem os espaços públicos e privados. Novas formas de instrumentação e intervenção política, aconvencionaisseguramente surgirão e serão aplicadas, seguindo a receita das medidas amplamente adotadas e aplicadas pela resistência ao golpe militar instaurado no nosso pais, em passado recente.

              Quanto a repressão, não devemos nos preocupar, a história da humanidade resume-se aos conflitos de classes sociais. Fazer oposição política a um governo ilegítimo, usurpador, como todos sabem, é uma tarefa bem mais fácil do que governar. As eventuais sequelas provocadas pela máquina estatal de repressão, a despeito das que já veem sendo utilizadas, ficarão mais uma vez registradas nos autos da história da Republica da Bananada e dessa forma deverão ser objeto de preocupação daqueles que as praticam. Que o Estado Criminoso recorra a todas elas. O tempo e a história lhes darão a avaliação e as credencias necessárias.

    “Quando a injustiça se torna lei… a rebelião torna-se um dever”.

     

    NÃO DEVER, NÃO TEMER!!!.

    Abraços, a todos que se permitem indignar-se

     

  19. Não vai incendiar. Vai é

    Não vai incendiar. Vai é acabar a distração. É isso que preocupa a máfia golpistas. Onde os patos amarelos ludibriados descarregarão suas frustrações? 

     

    PS: Gasolina a 5 reais, eu vi aqui em BH.

  20. Vão prender sim !!!

    e vão exibi-lo acorrentado, de cabeça raspada e com o uniforme de presidiario.

    Esses crapulas querem se vangloriar disso

    Chega de cociliação. Já passou da hora do facão

  21. ´Nem uma palavra do ministro

    ´Nem uma palavra do ministro fantasiado de juiz sobre os erros grotescos do processo onde juizes inquisidores condenaram um inocente. É por isso que o STF é essa miséria moral e intelectual que destruiu a instituição Judiciário. 

  22. Hj, 01/11, Lula esta preso (e

    Hj, 01/11, Lula esta preso (e o pais nao incendiou), Moro é Ministro da Justiça e Jair Bolsonaro é Presidente (comprovando nas urnas que o brasileiro quer mesmo é lula preso)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador