Ministro Marco Aurélio mantém censura contra GGN, destaca Chico Alves no Uol

Jornal GGN – A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, de manter a censura contra o Jornal GGN, obrigando o portal tirar do ar 11 reportagens que destacam os esquemas suspeitos do banco BTG Pactual, incluindo uma licitação com cartas marcadas da Zona Azul pela Prefeitura de São Paulo, é o tema da coluna de Chico Alves, desta sexta-feira, 4, no Uol. 

Após a decisão do juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 32ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a defesa do GGN entrou com recurso no STF apreciado pelo relator Marco Aurélio, que manteve a censura. No entanto, o tema ainda deve ser analisado pelo colegiado da Corte.

O BTG afirmou em nota que entrou com recurso na justiça pois não teve “qualquer direito de resposta ou abertura para esclarecimento dos fatos”, mas a coluna destaca que o GGN procurou a Allpark/Estapar pedindo “acesso ao plano de negócios apresentado na licitação pública”, no caso da Zona Azul de São Paulo, e a “empresa respondeu que não iria se posicionar sobre o tema”. 

“O jornalista recebeu a solidariedade de entidades como Associação Brasileira de Imprensa, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Sociedade Interamericana de Imprensa, entre outras”, escreveu Alves. 

Segundo o magistrado do Rio de Janeiro, as reportagens do GGN devem ser mantidas fora do ar por “causar dano à honra objetiva do banco” e “transborda os limites da liberdade de expressão”. Ainda, ele estabeleceu multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. 

A coluna destaca a análise de Nassif sobre o caso, que é de interesse público. “Entraram com ação no Rio, porque se entrassem aqui em São Paulo o tribunal ia saber que o MP tinha acolhido as denúncias”, disse o jornalista do GGN. 

Redação

Redação

Recent Posts

Nunca achei que fosse ficar preso, diz professor negro detido injustamente

Professor detido apenas por reconhecimento fotográfico conta que tem detalhes sobre o que passou que…

51 minutos ago

Em reunião do G20, Haddad defende reforma de bancos multilaterais para “um mundo mais justo e sustentável”

Liderança brasileira apresentou ideias do “Roteiro do G20 de reformas dos bancos multilaterais" para tornar…

1 hora ago

Não há marco temporal para o que é originário e inalienável, por Dom Leonardo Steiner

Dom Leonardo propõe uma reflexão sobre o respeito aos direitos e à autonomia dos povos…

2 horas ago

Futuro interrompido: como o golpe de 1964 freou o avanço da reforma agrária no Brasil e permitiu a expansão do latifúndio

Brasil de Fato relembra as principais forças políticas que lutavam pela distribuição de terras no…

3 horas ago

Com 31 novas ocupações e acampamentos, MST encerra Jornada Nacional de Lutas

O Abril de Lutas mobiliza mais de 30 mil famílias Sem Terra, em 18 estados…

3 horas ago

Rumo à COP 30, Brasil quer ‘liderar pelo exemplo’, diz Marina

Ministra detalhou as estratégias para conter as mudanças climáticas e disse que o Brasil tem…

3 horas ago