Ministros do STF julgam prisão de Aécio Neves

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, na tarde desta terça-feira (20), o o pedido de prisão do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e um recurso do parlamentar.
 
Os cinco ministros que compõem a Primeira Turma, o relator Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux julgam o novo pedido de prisão feito por Rodrigo Janot contra Aécio, que entende que houve crime inafiançável em flagrante. 
 
Paralelo a esse pedido, os ministros analisam o recurso de Aécio contra a decisão tomada pelo antigo relator, ministro Edson Fachin, que determinou o afastamento do senador de suas funções parlamentares.
 
Apesar de ser formada pelo ministro que foi aliado do governo de Michel Temer e participou ativamente de governos tucanos, Alexandre de Moraes, a primeira Turma é vista como a mais dura em temas de matéria penal. Além disso, a simples maioria de três contra dois ministros não serão suficientes, por si só, para determinar a prisão de Aécio.
 
Isso porque a prisão de um senador só ocorre com a aprovação do Senado. Assim, ainda que o Supremo decida prender Aécio Neves, pelo menos 41 dos 81 senadores também devem concordar em uma votação, que deve ocorrer a partr das 24h após a decisão do Judiciário.
 
Além do próprio recurso impetrado no Supremo, Aécio insiste nas últimas horas para que o julgamento desse tema ocorra por todos os 11 ministros, prevendo assim maiores chances de ver garantido o seu pedido de liberdade.
 
A solicitação foi negada, na última semana, pelo ministro Marco Aurélio Mello, e a defesa do tucano apresentou novo recurso. O tema pode ser tratado logo no início do julgamento dos processos relacionados à Aécio pelo STF, nesta tarde.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Nossa única chance é Putin

        Nossa única chance é Putin despachar a oferenda pra Sibéria e devolver só o avião pro Brasil.

         

        Um fora de pauta, aqui: O que foi aqule JN, de ontem? Que coisa mais bizarra aqules três irmãos, Ali Kamel, Schroeder e uma infibnidade de empregado baba-ovo, na vergonhosa posição de  sentido, abismados, como se olhassem/ouvissem um Deus. Fi quei chocada com aquilo. Não entendi nada. Morri de vegonha alheia. 

  1. AÉCIO… PRESO?! A HORA DA VERDADE PRO “ACORDÃO”

    AÉCIO… PRESO?! A HORA DA VERDADE SOBRE A QUANTAS ANDA O “ACORDÃO”

    Por Romulus e Núcleo Duro

    Mais uma rodada, pessoal. Destaque MÁXIMO do dia:

    “(…) Tem ‘pautas’ do Acordão cujo preço é incerto, variável, de difícil estimação prévia…

    P.e., “prender o Aécio” pode sair… ‘barato’.

    Mas…

    Pode sair beeem ‘caro’ também, se ele pirar na cadeia.

    Aécio está looonge de ter a resiliência física e moral de uma certa ~PresidentA~…

    Aquela que, na juventude, atendia pelo codinome “Vanda”, na VAR Palmares, sabe…

    Em abstinência de… hmmm… “liberdade”, digamos… Aécio sempre pode acabar “causando”, né…

    Ou até morrer!

    Vide Mani Pulite…

    Afinal, “tem que ser um que a gente mata antes de ele delatar” – apud… Aécio (!), não é isso??

    Deve estar com o c* na mão.

    Porque o seu bem-estar deixa de depender dele na Papuda.

    Pode ser paranoia, mas nunca se sabe, né…

    Afinal…

    Cai tanto jatinho no Brasil…”

     

    LEIA MAIS »

  2. “Isso porque a prisão de um

    “Isso porque a prisão de um senador só ocorre com a aprovação do Senado. Assim, ainda que o Supremo decida prender Aécio Neves, pelo menos 41 dos 81 senadores também devem concordar em uma votação, que deve ocorrer a partr das 24h após a decisão do Judiciário”:

    Da proxima vez que me perguntarem eu so vou responder que sou lunatico porque nasci no Brasil…

  3. Tudo isso faz sentido. Não

    Tudo isso faz sentido. Não obstante, devamos considerar que as condições presidiárias para os de colarinhos brancos seja absolutamente incomparável às destinadas aos apenados de baixa renda.

    Isso posto, considere-se que, se nas miseráveis celas que abrigam os despossuídos não falta fumo, pedra, nem pó. Não seria nos novos aposentos reservados a bandidos de colarinho-branco que iria faltar farinha e leite em pó de boa qualidade.

    Portanto, por problemas de abstinência e falta de diversão, não seria causa para o Aécinho se deseperar, e correr risco de alvejar o próprio peito. Se bem que houve um precedente. Quando da derrota para uma candidata mulher. Ser derrotado por Dilma fez o cabra perder o prumo, coitado. Se fosse um cachorro de verdade, o bicho teria que ser abatido.

    Orlando

  4. No dia em que um único barão

    No dia em que um único barão do narcotráfico responder por seus crimes, saberemos que o Brasil mudou e o Judiciário parou de acoitar bandidos top. Com relação ao nacotráfico, quem fopi governado por Brizola, ficou esperto. A TV rifava uns zé arruela como grandes narcotraficantes, tipo Marcola, Beira-mar, etc.. e, esses eram presos para que a sociedade acreditasse que havia, de fato, alguma ação efetiva contra o narcotráfico. Drogas e armas sempre foram negociadas nas altas rodas e a regra é jogar nas costas dos mais pobres pq é crime e daí toca a invadir comunidades, prender moleques de 17 anos, matar ” suspeitos”, fazer campanha pra redução da maioridade penal, etc… Qdo o baronato do narcotráfico chega na mais alta corte de Justiça do país, a gente realiza onde o golpe nos trouxe e nas mãos de quem está um país de 200 milhões de habitantes. Exigir que meia dúzia de togados encarem o narcotráfico, é piada. Esses julgamentos são uma palhaçada. O nosso Judiciário/MP existe para chancelar a bandidagem. Só acho que deveria funcionar assim pra todo mundo.

    Seguirei na minha luta pela extinção de presídios e, apoiando, toda e qq iniciativa no sentido de libertar os ferrados que precisam ser encarcerados pra essa corja imunda que é a elite nativa, possa posar de íntegra, proba, fina, intelectual…  safados! Não sou a favor da prisão de Aecim, Perrelas, Andrea, etc… Sou pela imediata liberdade dos milhares de Silva que estão jogados em celas imundas para poder protegêlos. O Brasil não precisa mais disso. O Judiciário/MPF já está desnudo. Libertem os reféns!

  5. A decisão foi adiada, já que

    A decisão foi adiada, já que a defesa de Aécio interpôs um recurso para que o semi-senador seja julgado pelo plenário.

    A arraia miúda (irmã, primo, assessor do melhor amigo) vai pra casa, de tornozeleira e sem passaporte.

  6. Irmã e primos são libertados, assim como assessor de Perrela

    Caros leitores,

    Há alguns dias comentei aqui no  GGN que nem Aécio nem qualquer outro tucano iriam em cana. A prisão de Andrea Neves da Cunha, irmã de Aécio Neves da Cunha, e do primo deles, Frederico Pacheco, foi apenas para causar, para dar  audiência e enganar os que acompanham o PIG/PPV. As maltas precisam dessa ‘ração’, pois senão morrem babando ódio.

    Não vou discutir os aspectos jurídicos de prisão em regime fechado ou domiciliar – com uso de tornozeleira eletrônica – para pessoas investigadas pelas práticas criminosas em que Aécio e familiares foram pegos, por meio de grampos telefônicos. O que fica claro, agora, é a distinção com que são tratadas as pessos ligadas aos tucanos, se comparadas àquelas que – mesmo de longe – demonstrem alguma ligação como Partido dos Trabalhadores.

    Acabo de ler uma demolidora reportagem de incansável Helena Sthephanowitz, publicada no DCM, mostrando que os réus do “mensalão tucano”, esquema de desvio de recurso das estatais mineiras anterior ao chamado “mensalão do PT”, que tinha como operador o mesmo Marcos Valério, da agência SMPB e que serviu de modelo para o posterior, não resultou em nenhum encarceramento. Apenas Eduardo Azeredo, que recorre em liberdade de uma condenação em 1ª instância, foi julgado e sentenciado. Este ano ele completa 70 anos e pedirá prescriçao dos crimes. Outros envolvidos, que já completaram 70 anos, já pediram prescrição e estão livres de qualquer processo.

    O STF, por meio do ministro-relator Marco Aurélio Mello, decidiu hoje (20) adiar o julgamento sobre o pedido de prisão preventiva feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

    As ‘justificativas’ e ‘desculpas’ para tal adiamento vão desde a apreciação de recurso apresentado pelo senador – o que é plenamente legítimo, diga-se – passando por argumentos do tipo “é necessário mais tempo, para analisar o processo e decidir pela prisão ou não do senador em lugar de medida cautelar menos gravosa”. 

    O certo é que esse adiamento visa verificar a repercussão e a temperatura política que dele decorrerão nas próximas horas ou dias.  Ególatras que são, os ministros da 1ª turma do STF certamente acompanharão os telejornais de hoje à noite, sobretudo os da TV Globo. Se perceberem que eles, ministros da côrte, podem ser linchados pelos veículos do PIG/PPV, é possível (até provável) que decidam pela prisão do senador afastado. Mas se a Globo arrefecer os ataques, a tendência é que Aécio não seja preso. No Senado é certo que Aécio não será cassado, embora contra ele tenha havido flagrante, ao contrário do que ocorreu com Delcídio do Amaral.

    Enfim, os tucanos têm um tratamento VIP da burocracia judicial brasileira, pois pertencem à mesma casta que esta. O PT, os petistas e os esquerdistas de origem humilde, esses são estranhos nos ninhos da casa grande, sendo por isso tratados a chibatadas. O normal do Brasil dominado por oligarcas, plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas tem no ‘sistema de justiça’ o exemplo mais acabado que se pode constatar.

  7. É uma guerra pela sobrevivência e dignidade

    Nem direita contra esquerda, nem esquerda versus direita.

    É: os de cima contra todos os de baixo.

    Os muito ricos contra os miseráveis.

    Alguns milhares a manter milhões e milhões sob suas botas.

    Não tem isso de ideologias, é simples, é a eterna história do mundo.

    Casa-Grande X senzala.

    Nobres X plebeus.

    Resultado de imagem para togas juizes

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador