Morador Tradicional da Juréia é discriminado no TEDX Vila Madá

Caros,
Por favor, leiam e divulguem essa mensagem do Dauro, da comunidade caiçara da Juréia. Algo que todos precisam saber…

Meus Car@s,

Somente hoje tive acesso a internet e para minha surpresa ainda não tivemos maiores esclarecimentos sobre essa desconfortável atitude do programa TEDX Vila Madá, em nos desconvidar para participar do próximo programa no dia 26 de maio. Assim que recebi o telefonema do desconvite, questionei se os demais participantes também seriam desconvidados, a resposta foi que somente eu deixaria de participar do programa, os demais como Ailton Krenak, o professor da UNICAMP, representante da NATURA e o Voluntário da SOS permaneceriam, confesso que fiquei um tanto confuso, mas este fato só veio confirmar o que já sabíamos e agora temos certeza que foi intervenção da SOS Mata Atlântica. Então entendemos que continuam boicotando nossas comunidades, é muita visibilidade para quem eles querem que viva na escuridão, esquecidos, a margem. Esse tipo de boicote vem ocorrendo a mais de 20 anos, o discurso é um, mas a prática é outra, como sabemos essa entidade vive de mentira e tem medo, quando quem fala a verdade pode estar no mesmo espaço de visibilidade. Nossa luta é por justiça social,queremos nosso território de volta, cometeram um erro e não reconhecem esse erro,não sentam juntos para dialogar com nossas comunidades e chegar num consenso, nem reconhecem que erraram para tentar corrigir .
A SOS Mata Atlântica nasceu na década de 80, exatamente quando criaram a Estação Ecológica de Juréia itatins, sempre foi contra as comunidades da Jureia, este é um dos motivos de não avançarmos na conquista do nosso território, pois defendem a Mata Atlântica e pra eles, nós somos uma ameaça, só que como bem sabemos para plantar pinus e eucalipto é necessário retirar a vegetação primaria, é assim que haje, o presidente da SOS mata Atlântica, sendo o maior Plantador de eucalipto do Estado do Paraná. A sustentabilidade que pregam é para eles mesmos.
Não desistiremos de contar nossa história e sempre que tivermos oportunidade denunciaremos essa farsa que vive a SOS e outras ONGs que utilizam-se da vulnerabilidade das comunidades e do meio ambiente para se promoverem e enriquecerem.

Dauro Marcos do Prado,Caiçara.
Presidente da União dos Moradores da Jureia
Sócio Fundador da Associação dos Jovens da Jureia
Representante das comunidades Caiçaras- Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador