Morre, aos 77, o jornalista Paulo Henrique Amorim

Jornal GGN – O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na manhã desta quarta-feira (10), aos 77 anos, em sua residência no Rio de Janeiro. Segundo informações da família, o mentor do blog Conversa Afiada sofreu um infarto fulminante. Ele deixa esposa e filha.

PHA estava na Record TV desde 2003. Recentemente, foi afastado do cargo de apresentador do Domingo Espetacular por pressão política do governo Bolsonaro. Ele acionou a Comissão de Direitos Humanos da ONU contra o cerceamento à liberdade de expressão.

O jornalista acumula passagens pela TV Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes e TV Cultura. Na Record, também apresentou um telejornal e ajudou a criar o programa Tudo a Ver. A emissora informou, em nota, que mesmo afastado do Domingo Espetacular, ele continuaria disponível para outros projetos.

TRAJETÓRIA

PHA trabalhou também no jornal A Noite, a partir de 1961. Foi correspondente em Nova York da revista Realidade e também tem passagem pela Veja.

Em 1972, ganhou Prêmio Esso na categoria informação econômica pela reportagem “A renda dos brasileiros”, na Veja.

Entre 2000 a 2004, colaborou com o portal UOL, como âncora do programa UOL News, um dos pioneiros na produção de vídeo na internet.

Atualmente mantinha o blog e o canal no YouTube Conversa Afiada, em que abordava política e economia com viés analítico e com altas doses de sarcasmo.

Redação

Redação

View Comments

  • Paulo Henrique Amorim, um jornalista inteligente, culto, investigativo, imparcial, honesto, audacioso, destemido!!!!!
    Vai fazer falta ao bom jornalismo, principalmente neste momento tenebroso, sombrio, onde a maioria dos que trabalham nas "grandes midias" se venderam, assumindo descaradamente o discurso dos "patrões", a exemplo de bonner, merval, mirian leitão, datena, entre tantos outros canalhas de todas as grandes mídias!!!!
    Sinto muito!!!
    Minhas condolências à família!!!
    Valeu PHA!!!!

    • Muita tristeza saber que não mais teremos esse grande brasileiro entre nós. Perdemos um porta-voz, um parente, um amigo. Vá em paz. A melhor forma de perpetuar Sua memória é continuar sua luta pela igualdade, fraternidade e justiça social entre os homens. Até ... companheiro.

  • Que tristeza! Tanta gente ruim pra morrer...
    Paulo era, ao lado do Mino, Nassif, Jânio de Freitas, Bob Fernandes e outros poucos, um alento na aridez deste triste país. Que falta imensa nos fará o seu incorrigível sarcasmo!
    Choro...

  • PQP. Acho que Deus cansou do Brasil. João Gilberto e PHA na mesma semana? O Conversa Afiada não pode acabar.
    E não tem uma baixa na extrema direita e em todos esses canalhas que ajudaram a destruir o Brasil. FHCs, Marinhos, Barrosos, Delagnois, Alexandres Garcias, Bolsonaros, continuam saudáveis a espalhar maldades contra a população vulnerável desse país.

  • Uma grande perda para o jornalismo de resistência, combativo, em prol do País e da maioria de seu sofrido povo! Meus sentimentos à família e a todos os democratas brasileiros.

  • morre um dos maiores lutadores de/por um
    país mais decente e melhor.
    o otimista exagerado diria que é melhor morrer
    lutando e honrado do que ver a infamia vencer
    cruelmente apesar de tanta luta....

  • Grande perda para o jornalismo, mas seu nome está escrito na história pelo seu senso de justiça e jornalismo crítico. Andava sofrendo perseguições mas nunca se rendeu e manteve-se íntegro à sua luta pela liberdade de imprensa e informar o que muitos veículos escondem do povo brasileiro.

    LUTO

  • Se escapamos dá perda de nossa soberania, da entrega de nossas riquezas, e da divisão em 3 ou 4 países, tudo orquestrado pelos norte americanos, quem sabe ainda restará um país. Nunca estivemos tão perto do desastre. COMO uma Iuguslavia, picada em pedaços, o Brasil se encaminha ao seu final....

  • Grande perda! Grande falta PHA vai nos fazer. Notícia das mais tristes que poderíamos receber nestes tempos duros que vivemos. Estou devastada, como se fosse mais um golpe desferido pelas forças do atraso que assaltam há anos nosso país e nosso povo. Vamos honrar sua luta, PHA, seguiremos na resistência e nas denúncias contra o desmonte e a barbárie. Paulo Henrique Amorim, presente!

  • Fico triste pois imagino as raivas e contrariedades que sofreu por conta do bando que assaltou o governo e que conseguiu sua cabeça na record. Como dona Marisa, mais uma morte nas costas dos golpistas

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

3 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

4 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

4 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

5 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

7 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

7 horas ago