MP paulista pede prisão de executivos e não avança sobre políticos

Alegação é que ex-dirigentes das multinacionais no Brasil estão fora do País

por Fausto Macedo e Fernando Gallo

O Ministério Público pediu a prisão preventiva de 5 executivos da Siemens e do ex-presidente no Brasil da canadense Bombardier, acusados da prática de cartel e fraude a licitações no sistema metroferroviário de São Paulo. A alegação central da promotoria é que eles estão fora do País.

Foi pedida a prisão dos executivos Peter Rathgeber (gerente de vendas da Siemens), Robert Huber Weber (diretor da Siemens AG), Herbert Hans Steffen (membro do conselho regional da Siemens), Rainer Giebl (diretor comercial da Siemens AG para América do Sul) e José Aniorte Jimenez (diretor técnico regional de vendas de trens e metrô na Espanha, América do Norte e América do Sul da Siemens AG).

Também foi pedida a prisão preventiva do canadense Serge Van Temsche, ex-presidente da Bombardier no Brasil. Os pedidos de prisão foram feitos pelo promotor Marcelo Mendroni, do Grupo de Delitos Econômicos do Ministério Público.

Ele alega “necessidade de garantia da ordem econômica” e “para assegurar a aplicação da lei penal”.

Mendroni, autor de cinco denúncias criminais contra o cartel metroferroviário em São Paulo, pede à Justiça que os mandados de prisão sejam encaminhados à Polícia Federal e à Interpol (polícia internacional) “para que promova regular inserção no site próprio como procurados pelas autoridades brasileiras”.

Sobre o ex-presidente da Bombardier no Brasil, Serge Van Temsche, o promotor assinala. “O denunciado, cidadão canadense, está sendo acusado de prática de crimes de formação de cartel e fraude à licitação. É estrangeiro. Apesar dos esforços, não foi localizado e, segundo consta, reside no exterior.”

O promotor sustenta que “nestas condições (Serge Van Temsche) não responderá ao processo criminal, razão pela qual a sua prisão é de rigor para assegurar a aplicação da lei penal, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal”.

“Mas não é só”, prossegue o promotor de Justiça. “Estas espécies de prisões também encontram respaldo na necessidade de garantia da ordem econômica.” O canadense é acusado de cartel e fraude no âmbito do contrato relativo à extensão da Linha 2 do Metrô.

Os executivos da Siemens são acusados pelos mesmos crimes no contrato da  construção da Linha 5 do Metrô.

 

 

Luis Nassif

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Kd a corrupção passiva

    Pela primeira vez na vida vejo várias pessoas sendo acusadas de corrupção ativa sem que os autores da corrupção passiva, esse pais é um pais para ladrão tucano, é só ter a carteirinha desse pássaro bicudo que ganha imunidade em tudo quanto é tribunal, comissão,,etc…E nao  não tenham a menor sombra de dúvida de que a midia dará um jeito de mostrá-los como vítima de empresários maldosos. E se algum empresário se atrever a acusar tucano, será preso e encaminhado a um presídio de segurança máxima, que o diga o Milton Monteiro, empresário da área da comunicação, que está mofando numa cadeia por ter denunciado o mensalão tucano, o Kajurú teve que fugir de Goiás ao perceber que ele e sua familia estava na iminência de ser destruida pq ele(Kajuru) tinha uma rádio que mostrava os podres do Marconi Perillo. Enfim, é bom demais da conta ser tucano nesse pais, pois pode roubar no atacado que nada acontece, não é mesmo.

  2. Gente, o que esperar do

    Gente, o que esperar do MP/SP? Ou alguém por aqui achava que fossem pedir a prisão dos tucanos? Políticos do PSDB têm imunidade garantida.

  3. Peraí, não é EXATAMENTE isso

    Peraí, não é EXATAMENTE isso que vocês defenderam no Mensalão? A cúpula dos bancos metidos na maracutaia está em cana, Marcos Valério está em cana, mas vcs ficam horrorizados pq os próceres do PT também estão.

     

  4. to maluco? ou é só impressao.

    contra o pt nao se acha corruptor. só corrupto.

    contra o psdb só existe corruptor sem corrupto.

    ;e isto mesmo?

    nem vou falar sobre a diferenca no stf do mensalao tucano e petista.. que vergonhe. e nao existe um puto de senador petista  ou deputado que nao suba nos tamancos. cambada de corno manso. 

    agora me dirijo aa presidenta dilma: o controle remoto de minha propriedade nao está funcionando.

  5. Danou-se

    Agora eles inverteram. Historicamente, no Brasil sempre foram noticiados/escandalizados os casos de corrupção de funcionários públicos, com a indicação somente do corrompido (pra comprovar a tese do Estado ineficaz e corrupto). Mas os grandes empresários (os principais corruptores) nunca eram citados. E mesmo se flagrados corrompendo, com gravação de vídeos, as provas eram anuladas pelas instâncias superiores de nossa justiça. Neste caso, como a turma de empresários não é da patota dos políticos, o MP vira o jogo e acusa somente os corruptores, resultando na corrupção sem corrompidos. Ou seja, eles tem uma receita de bolo para cada situação específica.

  6. E os extorsionistas do PSDB,

    E os extorsionistas do PSDB, nada? Só os corruptores a serem presosos, e a na outra ponta (os que levaram)? Don’t tell me, I know, I know I know….

  7. Entendi…

    … ninguém fiscaliza licitação, ninguém vê as contas, ninguém autoriza liberação de verba.

    Ninguém governa em São Paulo.

  8. Então é assim… os

    Então é assim… os promotores pedem a prisão dessa turma estrangeira (corruptores) e acham que com isso deram uma “satisfação à sociedade” e caso encerrado, fica tudo por isso mesmo. Afinal, esses corruptores corromperam quem? Com o PSDB é assim, tucano corrompido é tudo fantasma. E a “sociedade” fica toda contentinha e satisfeita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador