Mujica: ‘Vale a pena lutar pelo republicanismo’

Ex-presidente uruguaio defende necessidade de resgatar sentimento republicano no Cone Sul
 
Jornal GGN – O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, chama a atenção para a importância de a América Latina resgatar o sentimento republicano, lembrando que as revoluções que acabaram com o feudalismo e monarquias absolutistas na Europa, deram origem ao conceito utópico de igualdade, fraternidade, desenvolvimento e liberdade. 
 

https://www.youtube.com/watch?v=xk_BIafDHHg ]

“Semelhante utopia criou as bases de um mundo material tremendo, desatou a inteligência, domesticou a ciência, para criar tecnologia e multiplicar a produtividade. E contribuiu para criar a base material deste mundo contemporâneo que entre muitas outras coisas positivas, nos deu em média mais 30 ou 40 anos de vida”, declarou em sua última videocoluna no DW. 
 
No entanto, destaca Mujica que “o liberalismo puritano” se esgotou e desembocou na concentração de riquezas, criando hoje as bases da plutocracia de caráter mundial e que não precisa de pátrias para transitar. 
 
“É esse poder atrás dos governos que domestica os costumes, e os espaços de imprensa do mundo inteiro, criando as bases no mundo para nos transformarmos não em cidadãos, mas em consumidores”, completando que começa a nascer nas universidades um sentimento de que é preciso lutar para retomar o conceito de igualdade: 
 
“Sei que é um longo processo [lutar pelo sentimento republicano, mas é um conteúdo para a inteligência contemporânea”.
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mujica….

    (lutar pelo sentimento republicano) A esquerda com inteligência, base, conhecimento, cultura, conteúdo, saídas….Mujica, venha dar aulas e palestras aqui no Brasil. Um tremendo vácuo produzido pela mediocridade espera por um rumo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador