Mulher que não cumpriu o isolamento destruiu a vida da mais bela diva do cinema

Ela era uma atriz de Hollywood, para algumas das mais bonitas. Mas alguém não cumpriu o isolamento por uma rubéola e desencadeou o caos familiar.

Do Clarin

Na Hollywood dourada da década de 1940, o rosto da atriz Gene Tierney (1920-1991) era deslumbrante, quase felino. Darryl Zanuck, lendário produtor da Fox, a chamou de “a mulher mais bonita de toda a história do cinema” .

Não tinha a excitação animal de Joan Crawford ou Barbara Stanwyck na tela e sua beleza era hierárquica, mas ainda Gene Tierney conseguiria trabalhar sob o comando de ilustres diretores como Fitz Ritz Lang, John Ford, Joseph von Sternberg . Otto Preminger (com ele Laura filmou , talvez o filme que ele mais lembra) ou Jules Dassin . Tierney recebeu uma indicação ao Oscar em 1945, por seu trabalho em Heaven’s Judgement , uma das poucas ocasiões em que teve a chance de estrelar um “má”, obcecada por ciúmes patológicos que acabaram causando a desgraça de todos aqueles que a cercavam.

Quando o surpreendente bombardeio japonês em Pearl Harbor ocorreu em 1941, o sentimento dos moradores de Los Angeles era uma mistura de medo e a súbita consciência da fragilidade humana. Todos pensavam que, se os japoneses se arriscavam a lançar um ataque dessa magnitude,  poderiam tentar destruir esses lugares, sabendo que a maioria dos aviões de guerra americanos era fabricada na área de Baja California.

A localização estratégica da cidade a transformou em um ponto de partida para os milhares de jovens que empreenderiam uma viagem ao Pacífico para fins bélicos. E nessas colinas, a atração principal era Hollywood e suas estrelas lendárias. Aparentemente, foi o ator John Garfield , o protagonista apolíneo de The Postman, que teve a ideia de organizar o que se chamava Hollywood Cantina, onde os soldados poderiam conhecer as atrizes e, por sua vez, sentir que poderiam colaborar. em um gesto patriótico com seus semelhantes. O presidente do espaço e da alma mater principal foi a inesquecível Bette Davis .

O local era um antigo estábulo alugado, onde os funcionários do estúdio se volunatriavam para pintar paredes, iluminar e transformá-lo em um centro social que recriaria as condições idílicas necessárias para o aparecimento de figuras como Katherine Hepburn, John Wayne e Veronica Lake, Bob Hope, Cary Grant, Frank Sinatra, Fred Astaire e até a própria Marlene Dietrich, entre muitos outros.

Parecia normal que Tierney fosse chamada.

A razão da sua ausência estava na gravidez, que a sujeitou a períodos de fadiga exaustiva. Apesar de tudo, ele se fortaleceu e um dia foi levar  seu apoio, contribuindo para a nobre causa de distrair os recrutas..

Dias depois, quando apareceram manchas vermelhas na pele, ela foi diagnosticada com rubéola e teve que adiar a perseguição ao marido Oleg Cassini, que havia se alistado como guarda costeira. Ele era um fabricante de estatuetas da Paramount, descendente de uma condessa russa. Eles se estabeleceram primeiro no quartel e depois alugaram um pequeno local onde poderiam estar mais calmos. Daria, sua jovem filha, nasceu prematura, pesava menos de um quilo e meio e foi submetida a onze transfusões de sangue. Dentro de um ano, descobriu-se que ele estava ouvindo e vendo com dificuldade e os médicos previram que as duas condições piorariam. Somente naquela época era sabido que, se uma mulher sofria dessa doença, nos primeiros meses de gravidez, a criança era seriamente afetada. “Não queria, nem pude aceitar que Daria estivesse atrasada ou com lesão cerebral “, lembrou Tierney. As brigas de casamento estavam em ascensão, favorecidas pela situação extrema que estavam passando. O divórcio era inevitável e, em 1952, o resultado final foi a colocação da criança em uma escola da Pensilvânia.

Com o tempo, Tierney estava jogando tênis com amigos na calorosa Los Angeles quando uma jovem mulher se aproximou, sorriu e comentou que eles haviam se encontrado na cantina dos atores. A mola contou que estava alistada na seção feminina dos fuzileiros navais, uma epidemia de rubéola havia afetado seu acampamento e que ela violara a quarentena imposta para encontrar sua estrela favorita . Tierney ficou em silêncio por alguns instantes, lembrou-se de que havia se despedido daquela garota com um beijo nas duas bochechas, virou-se sem dizer uma palavra e saiu. Foi ela quem a infectou e de alguma forma passou os problemas para a filha também. “Depois disso, parei de me preocupar em ser a atriz favorita de alguém novamente”, escreveu ela mais tarde.

Longe de seus romances juvenis com Howard Hugues, John Kennedy e Prince Ali Khan, teve início seu estágio mais sombrio: ele se afastou dos sets, tentou cometer suicídio e acabou isolado em uma clínica psiquiátrica, onde aplicaram 27 sessões de eletrochoque que o fizeram perder grande parte de sua memória. Recuperada do vazio interior e do desespero, ela se casou em 1960 com o magnata do petróleo W. Howard Lee, ex-marido de Hedy Lamar, com quem permaneceu até sua morte em 1981. Na década seguinte, Tierney dedicou todo o seu tempo e esforço para instituições de caridade que lidam com retardo infantil. Ele fez apenas algumas aparições na televisão no Johnny Carson Show., até que um enfisema pulmonar, resultado de tantos anos de tabagismo, terminou seus dias em 1991.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

  1. Deviam revisar esse texto, a história é muito interessante, mas está cheia de falhas de tradução e pontuação. Em vários trechos, Fierney é tratado como “ele”. Acredito que esse texto foi traduzido automaticamente do inglês (ou outro idioma) para o português.
    “Dias depois, quando apareceram manchas vermelhas na pele, ela foi diagnosticada com rubéola e teve que “adiar a perseguição” (???) ao marido Oleg Cassini, que havia se alistado como guarda costeira.
    “Daria, sua jovem filha, nasceu prematura, pesava menos de um quilo e meio (…) Dentro de um ano, descobriu-se que “ele” (???) estava ouvindo e vendo com dificuldade.”
    “Na década seguinte, Tierney dedicou todo o seu tempo. Esforço para instituições de caridade que lidam com retardo infantil. “Ele” (???) fez apenas algumas aparições na televisão no Johnny Carson Show.”

    Lamentável. Será que só eu li esse artigo?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome