Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Piedmont Blues

    Contemporânea e original, Mary Flower baseia-se na música tradicional, para criar o que, embora seja, exclusivamente, o seu próprio som, se mantém fiel ao poder intemporal do Blues. 

    [video:https://youtu.be/qJYexQr363k width:600]

    Flower, depois de quatro décadas com o pé na estrada, continua a ganhar elogios da crítica e do público para a sua maestria na guitarra e os seus límpidos vocais. 

  2. O velho cavalo de tróia, desta vez como salomé…

    A manipulação da sedução e do erotismo…. Sonhe com a tal de Salomé e acorde com o fhc e aécio ao seu lado.

    [video:https://youtu.be/q2zTylwnVeE%5D 

    Trecho do filme Salomé de Carlos Saura

    Evangelho (Marcos 6, 17-29)
    Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: Não te é permitido ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

    Reflexão Marcos 6,14-29  

    * O evangelho de hoje descreve como João Batista foi vítima da corrupção e da prepotência do Governo de Herodes. Foi morto sem processo, durante um banquete de Herodes com os grandes do reino. O texto traz muitas informações sobre o tempo em que Jesus vivia e sobre a maneira como era exercido o poder pelos poderosos da época. Desde o começo do evangelho de Marcos ficou um suspense. Ele tinha dito: “Depois que João foi preso, Jesus voltou para a Galiléia e começou a anunciar a Boa Nova de Deus!” (Mc 1,14). No evangelho de hoje, como que de repente, ficamos sabendo que Herodes já tinha matado João Batista. Assim, na cabeça do leitor e da leitora, vem logo a pergunta: ”E o que será que ele vai fazer com Jesus? Vai dar a ele o mesmo destino?”  (…)

    * Marcos 6,17-20. A causa do assassinato de João. Galiléia, terra de Jesus, era governada por Herodes Antipas, filho do rei Herodes, o Grande, desde 4 antes de Cristo até 39 depois de Cristo. Ao todo, 43 anos! Durante todo o tempo que Jesus viveu, não houve mudança de governo na Galiléia! Herodes Antipas era dono absoluto de tudo, não prestava conta a ninguém, fazia o que bem entendia. Prepotência, falta de ética, poder absoluto, sem controle por parte do povo! Mas quem mandava mesmo na Palestina, desde 63 antes de Cristo, era o Império Romano. Herodes, para não ser deposto, procurava agradar a Roma em tudo. Insistia sobretudo numa administração eficiente que desse lucro ao Império. A preocupação dele era a sua própria promoção e segurança. Por isso, reprimia qualquer tipo de subversão. Flávio José, um escritor daquela época, informa que o motivo da prisão de João Batista era o medo que Herodes tinha de um levante popular. Herodes gostava de ser chamado de benfeitor do povo, mas na realidade era um tirano (cf. Lc 22,25). A denúncia de João contra ele (Mc 6,18), foi a gota que fez transbordar o copo, e João foi preso.

    * Marcos 6,21-29: A trama do assassinato. Aniversário e banquete de festa, com danças e orgias! Era o ambiente em que se costuravam as alianças. A festa contava com a presença “dos grandes da corte, dos oficiais e das pessoas importantes da Galiléia”. É nesse ambiente que se trama o assassinato de João Batista. João, o profeta, era uma denúncia viva desse sistema corrupto. Por isso foi eliminado sob pretexto de um problema de vingança pessoal. Tudo isto revela a fraqueza moral de Herodes. Tanto poder acumulado na mão de um homem sem controle de si! No entusiasmo da festa e do vinho, Herodes fez um juramento leviano a uma jovem dançarina. Supersticioso como era, pensava que devia manter esse juramento. Para Herodes, a vida dos súditos não valia nada. Dispunha deles como dispunha da posição das cadeiras na sala. Marcos conta o fato tal qual e deixa às comunidades e a nós a tarefa de tirarmos as conclusões.

     

                 –      Frei Carlos Mesters, O.Carm

    http://www.senhoradorosario.org/2012/08/martirio-de-sao-joao-batista.html 

  3. Fundamental diferença, entre Salomé e Sulamita.

    O mistério do amor      (http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PLF.HTM)

    5*       Quem é essa que sobe do deserto

    apoiada em seu amado?

    Sob a macieira eu despertei você,

    lá onde sua mãe a concebeu,

    concebeu e deu à luz.

    amada:   6         Grave-me,

    como selo em seu coração,

    como selo em seu braço;

    pois o amor é forte, é como a morte!

    Cruel como o abismo é a paixão.

    Suas chamas são chamas de fogo,

    uma faísca de Javé!

    7         As águas da torrente jamais poderão

    apagar o amor,

    nem os rios afogá-lo.

    Quisesse alguém dar tudo o que tem

    para comprar o amor

    seria tratado com desprezo.

    APÊNDICES

    O amor não tem preço

    8*       Nossa irmã é pequenina

    ainda não tem seios.

    Que faremos à nossa irmãzinha,

    quando vierem pedi-la?

    9         Se ela é muralha,

    nela faremos ameias de prata.

    Se ela é uma porta,

    nela poremos pranchas de cedro.

    10        Eu sou muralha

    e meus seios são torres;

    aos olhos deleporémsou

    mensageira da paz.

    11        Salomão tinha uma vinha

    em BaalHamon:

    deu a vinha aos meeiros

    e do fruto dela cada um lhe traz

    mil moedas de prata.

    12        Minha vinha é só minha.

    Para vocêSalomão, as mil moedas,

    duzentas aos que guardam o fruto dela.

    O amor não tem fim

    13        Você que habita nos jardins,

    meus amigos a ouvem atentos:

    faça-me ouvir sua voz!

    14        Fuja logo, meu amado,

    como gamo,

    um filhote de gazela

    pelos montes perfumados…   (Cântico 8, 5-14)

     

     

    * 8,5-7: É o ápice do livro. O amor é mistério insondável e indestrutível que une duas pessoas, superando até mesmo a barreira da morte. O amor não pode ser comprado porque é o dom supremo que Deus faz à humanidade. Como diz João, «o amor vem de Deus… porque Deus é amor» (1Jo 4,7-8).

    * 8-14: Acréscimos posteriores. O primeiro canto é dos irmãos tutores da irmã. Segue a resposta da irmã, dispensando qualquer proteção. Conforme os vv. 11-12, quem ama conhece um valor que ultrapassa qualquer outro. O último diálogo não é propriamente o fim: a aventura do amor continua…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador