Não, não podem prender a todos nós, Genoinos

Não, não podem prender a todos nós, Genoinos

“A força fez o primeiro escravo, a covardia os perpetuou” (J.J.Rosseau. O Contrato Social)

Gostaríamos de falar palavras amenas, mas o momento não é de comemoração, a realidade é extremamente dura, e não nos permite alimentar esperanças quanto a vivenciá-la  sob o império de instituições livres e regidas pela imparcialidade da lei e de magistrados justos.

Estamos vivendo  um episódio em que a força se sobrepôs a razão, e estamos assistindo perplexos e inconformados o massacre de pessoas que deram sua vida por um projeto que elevasse  a vida dos cidadãos comuns do  povo, e, com isso,a nossa própria, como seres humanos.

Estamos vendo  uma justiça na qual nós não nos reconhecemos,  que usa de suas prerrogativas e força decisórias,  para trancafiar e expor de forma  cruel, quem se mostrou , mais uma vez, digno e inocente, mesmo frente a novas e insidiosas formas de tortura.

Antes os instrumentos  violavam o corpo físico, agora tentam atingir a alma, a honra, a dignidade

Registro. Novamente foram derrotados

Não aceitamos esta suja guerra econômica  que tenta impor a miséria como regra, e a pobreza como destino, como se fosse possível que seres humanos, condenassem outros seres humanos, a tal condição.

Entretanto, a cada volta desta engrenagem espúria que se move, vejo seu reflexo nos jornais pagos a peso de ouro e vidas… e vejo mãos sujas de sangue inocente, escrevendo colunas e mais colunas… cheias de ódio e de sangue….  

Em meio a extrema miséria moral desta imprensa ,  dita livre, mas financiada a moedas de prata , ainda assim, alguns se perguntam o que fazer?

“Os mortos estão acordados.deveria dormir?   

O mundo está em guerra contra os tiranos, deveria inclinar-me  –

A colheita está madura, hesitaria em colhe-la?(Byron)

Perante tais questionamentos, só existe um caminho,e  é seguir em frente, nossas consciências já não nos permitem capitular, porque só assim nos livraremos destes, que são no dizer de Neruda: “Chacais que o chacal rechaçaria, pedras que o cardo seco morderia cuspindo, víboras que as víboras odiariam”.

Precisamos também resgatar algumas palavras,  que não podem ser esquecidas, sob pena de ficarmos embrutecidos e inertes, entre elas,:a solidariedade, o companheirismo, a responsabilidade e a noção de fazermos parte de um conjunto vivo e vibrante, e defendê-lo como defenderíamos nossos próprios filhos;

“Mas, de cada criança morta sai um fuzil com olhos

Mas, de cada crime nascem balas

Que vos encontrarão um  dia o lugar do coração (Neruda)

Este foi  apenas mais um passo, mais um movimento desta absurda vingança em que o ódio tenta se impor frente a  inocência e a dignidade…

De todas imagens, a mais forte, a prisão, pura e simples  de José Genoino,seu braço erguido, os braços(abraços) dos amigos, dos familiares, e, enrolado com ele, um manto, um manto repleto da força de cada um dos que firmaram seus nomes e deram vida aos pássaros…e uniram as suas a Genoino.

Prender Genoino.

Esquecem os juízes, que em sua pequenez moral, se concederam o poder de condená-lo, se arrogaram no direito de aprisioná-lo, que não mais podem  atingir seu intento..

Já faz  tempo,mais precisamente uma vida, em que  a cada ato seu em defesa deste país, a cada gesto humano em defesa do próximo, a cada olhar fraterno distribuído aos que o cercavam, que esta figura humana ímpar, passou a viver um pouco em cada um de nós, e, nós , cada vez mais em Genoino…

Não, não podem  prender a todos nós, Genoinos….  

Que fique afirmado, não fomos derrotados, porque só podem ser derrotados os que não detêm   a razão, e se deixam ficar a margem , enquanto a caravana passa.

Os  embates serão cada vez mais duros, mas devemos estar preparados para reagirmos à altura de nossas próprias aspirações, para, somente  assim podermos deixar para nossos filhos, um mundo onde cada manhã renasça sem este sabor amargo de agora, mas sim como promessa de algo novo e melhor.

Um abraço José Genoino, José Dirceu, Delúbio Soares…

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador