“Não trabalhamos com prisão”, diz Zanin após jornalista perguntar se Lula vai se entregar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta (5), uma jornalista da grande mídia, queimando a largada, quis saber do advogado Cristiano Zanin se Lula pretende se entregar às autoridades. O defensor respondeu que não trabalha com a hipótese de prisão imediata, mesmo após o Supremo Tribunal Federal ter negado habeas corpus e cassado a liminar que impedia a execução da pena.
 
“Não trabalhamos com hipótese de prisão porque entendemos que a sentença será reformada pelos recursos adequados. E temos medidas jurídicas para tomar em caso de restrição de direitos.”
 
Segundo Zanin, Lula está tranquilo e foi comunicado de que a defesa possui uma série de recursos que podem ser usados para impedir a prisão no caso triplex. O advogado afirmou que uma equipe jurídica está definindo qual a melhor estratégia tanto no tribunal de Porto Alegre quanto nas instâncias superiores.
 
Além disso, Zanin destacou que o “está definido pelo TRF-4 que não será expedido de mandado de prisão enquanto não houver o término do julgamento em Porto Alegre, e isso ainda não ocorreu.”
 
A defesa ainda pode recorrer da rejeição dos embargos pelo TRF-4.
 
De acordo com o advogado, “só uma arbitrariedade pode gerar restrições ao direito de Lula. A Constituição Federal impede antecipação da pena até o trânsito em julgado. O ex-presidente Lula, de acordo com a Constituição, tem que ser tratado como inocente. Qualquer outra interpretação é contrária à Constituição.”
 
Sobre o julgamento no Supremo, Zanin avaliou que “alguma coisa está errada dentro do sistema” quando uma maioria virtual de ministros é contrária à prisão em segunda instância, mas a atual jurisprudência que permite a execução provisória de pena se mantém.
 
Assista a entrevista:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não obedeçam a ordem de

    Não obedeçam a ordem de prisão. Se ainda esperavam algum momento para desobediência civil, esse momento é agora.

    1. Que não se entregue!!!! O
      Que não se entregue!!!! O único que até hoje fez algo pelo povo!!! Votem essa porta pra baixo!!! Já chegou a hora da porrada!!!

  2. Lula não merece

    A Globo morrendo de rir do advogado. Será que o único cara que fez alguma coisa boa por esse país vai ser entregue assim de mão beijada a esses facínoras? E os bandidos que desfilam livre leve e soltos de Brasília e a Globo golpista e incendiária como ficam?

  3. mandado

    O mandado de prisão já está expedido. O republicanismo e a conciliação de classes deu nisso. Lula deverá se entregar até amanhã ,caso contrário, será algemado dos pés À cabeeça e não faltará aquele qque caminhará ao lado dele com um canhão à tiracolo,exibindo todaas as penas do pavão,  e tudo porque este patropi inisiste em dizer que é o lugar em que os deuses moram. Um caipira medíocre, parcial, inculto, arrogante, juntamente com um evangélico primitivo, orgulhoso da própria ignorância, amparados ambos por uma medíocre e infame Presidente do Supremo, e ministros que tais,  mandam prender, injustamente, e sem prova alguma, um homem de 72 anos que durante toda a vida só disse que os pobres tem direito à alimentação, saúde, e educação. E que roubou tanto que mora em apartamento classe média, num bairro, operário e numa cidade operária, enquanto seus algozes desfrutam de enormes apartamentos e ainda recebem auxílio moradia por isso. e insistem que são os ONESTOS da república. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador