“Não vamos morrer em nossos cubículos”: A revolta nos call-centers do Brasil

Do WSWS

Desde a última quinta-feira, 19 de março, milhares de trabalhadores foram mobilizados em uma série de greves e protestos violentos no call center de cidades do norte ao sul do Brasil. Eles enfrentaram condições de trabalho inseguras diante da pandemia do COVID-19. Esse movimento é parte de uma onda global de ataques violentos, inclusive em fábricas de automóveis na Itália, Espanha e Estados Unidos e em outras indústrias em outros lugares.

Entre os primeiros protestos em erupção, desafiou a transnacional italiana AlmaViva, que possui call centers em 11 cidades brasileiras e emprega 37.000 trabalhadores em todo o país.

Três dias antes do início dos protestos na AlmaViva no Brasil, o jornal italiano Agenzia Italia  havia informado que os 2.800 trabalhadores da empresa em Palermo estavam organizando uma greve em massa, exigindo o fechamento do call center após um caso confirmado de COVID-19 entre as operadoras. . No dia seguinte, a sede de Palermo foi fechada e o serviço de home office foi implementado.

Os trabalhadores da AlmaViva na cidade de São Paulo, onde houve uma paralisação de protestos e trabalho na sexta-feira passada, relataram ao WSWS que descobriram que o centro na Itália havia sido fechado devido à pandemia. Um deles, Ingra, disse: “Foi muito estranho para uma multinacional como a AlmaViva. Eles deveriam ter absorvido a experiência do que aconteceu na Itália, mas eles realmente não tiveram nenhuma reação. ”

A atitude da AlmaViva foi a mesma adotada por absolutamente todas as empresas de telemarketing no Brasil. Eles ignoraram os avisos e diretrizes da OMS, bem como os resultados desastrosos que já haviam visto em outros países, e forçaram a continuação de operações regulares, mesmo depois que o coronavírus já havia infectado milhares de pessoas no Brasil e já havia casos nas próprias empresas. .

Os trabalhadores brasileiros, no entanto, rapidamente assimilaram as experiências internacionais e perceberam que, como trabalhadores de outros países, estavam sendo forçados a trabalhar em condições extremamente perigosas

“No início da semana passada, havia muita agitação, porque obviamente as imagens que estamos recebendo do resto do mundo são chocantes. Goste ou não, a globalização traz esse tipo de ‘problema’; as pessoas sabem o que está acontecendo ”, disse ao WSWS o operador de 24 anos Elias, também da AlmaViva no Brasil.

A crise do coronavírus exacerba enormemente o que já são condições de trabalho desumanas nesses centros, transformando-os em armadilhas mortais. “É um call center, aquela história antiga, muitos cubículos todos próximos um do outro, um ambiente com cerca de 100 pessoas, totalmente fechado, sem janelas por causa do barulho”, disse Elias.

Outra operadora da AlmaViva, Cris, 28 anos, relatou ao WSWS que um de seus colegas está hospitalizado com um caso suspeito de COVID-19. “Acredito que exista algum caso [na empresa], que ainda não foi descoberto”, disse ela. “Porque nós, que trabalhamos nos call centers, vamos trabalhar com resfriados, enxaquecas e dores, porque se perdemos um dia, já sentimos isso nos bolsos.”

Elias relatou que a única medida tomada na semana passada pela AlmaViva foi: “a partir de terça ou quarta-feira, eles colocam um limpador e um pano para todos os fins e, no turno do turno, deixam-nos limpar a nós mesmos e nossos cubículos e passar o mesmo pano e o mesmo limpador para os outros. Os supervisores não tinham informações. Queríamos saber se haveria um desligamento e eles não disseram nada. ”

Alguns trabalhadores em risco, como Ian, que sofre de doenças respiratórias, deixaram de ir ao trabalho. “Fui o primeiro da minha equipe a não entrar e depois encontrar uma maneira de justificar essa ausência”, disse ele. “É realmente uma sensação de que lutamos sozinhos por nossa saúde e sofremos retaliação por parte da empresa ou morremos em nossos cubículos”.

Na quinta-feira, as operadoras da AlmaViva em São Paulo começaram a organizar uma greve por meio de um grupo do WhatsApp. Elias disse que “no meio da quinta-feira, eles me adicionaram a um grupo de greve e, durante o último intervalo do dia, distribuíram vários folhetos. No final do dia, esse grupo reuniu mais de 250 pessoas. ”

A empresa tentou suprimir o movimento. Elias informou que ele e seus colegas se encontraram na tarde de quinta-feira, quando o coordenador do setor afirmou que “basicamente, o que importa para a empresa, acima de tudo, é o lucro deles. Eles não podiam simplesmente parar as operações e manter-nos em casa sendo pagos. Portanto, no caso de suspender operações, não receberíamos nada ”. O coordenador também disse que implementaria medidas de escritório em casa, mas que “da operação da qual fazemos parte, que tem cerca de 100 pessoas, apenas 10 o faria”.

“Fiquei revoltado”, disse Elias. “Obviamente, não fiquei em silêncio e perguntei: ‘Ok, tudo o que você está falando é sobre o que seu empregador disse para você dizer, mas o que você acha, com este limpador ou desinfetante para as mãos que você está trazendo, nós’ estarei seguro? Você realmente acredita nisso?’ E então o cara disse que se ele nos suspendesse, estaríamos sem pagamento. Então outro coordenador me ligou na esquina para dizer que eu nem sabia o que era uma pandemia para eu estar agitando as pessoas. É tão injusto.”

Apesar da tentativa da empresa de aterrorizar os trabalhadores, eles se uniram massivamente na paralisação do dia seguinte. No fim de semana, eles continuaram discutindo nas mídias sociais como continuar o movimento nos próximos dias.

Como afirmou Cris, “não é só São Paulo; em várias cidades em vários estados eles pararam de trabalhar. É necessário cuidar da saúde do funcionário. Hoje a empresa nos vê como um número … Portanto, a greve não é apenas para causar confusão, ou para não funcionar. Estamos reivindicando nossos direitos e não ter problemas futuros com nossa saúde e com nossos entes queridos. ”

As paradas que ocorreram em todo o país ocorreram em vários centros das mesmas empresas, muitos deles pertencentes a empresas transnacionais como a AlmaViva. Existem alguns ainda maiores, como o Atento, que no Brasil emprega mais de 80.000 trabalhadores e tem mais de 70.000 empregados em 12 países diferentes. Os centros dessas empresas geralmente reúnem milhares de trabalhadores, a maioria jovens, que são divididos nas chamadas operações. Eles recebem os salários mais baixos possíveis, com descontos regulares e abaixo do mínimo estipulado pela lei brasileira, de R $ 1.039 (cerca de US $ 250 dólares) por mês. Um trabalhador, por exemplo, relatou receber cerca de R $ 700.

Em um centro AlmaViva em Belo Horizonte, Minas Gerais, que atende o Banco Itaú, um representante da empresa declarou aos trabalhadores que protestavam na sexta-feira: “AlmaViva, a liderança, a alta gerência, o Itaú e o governo estão envolvidos e preocupados com o cenário do coronavírus”. Ele foi interrompido por vaias dos trabalhadores raivosos, que sabem que isso é mentira. Além dos centros de São Paulo e Belo Horizonte, entre quinta e sexta-feira, eclodiram protestos e greves na AlmaViva em Teresina, Piauí, no nordeste do Brasil, e também em Guarulhos, também no estado de São Paulo.

Em Goiânia, capital de Goiás, no centro-oeste do país, milhares de trabalhadores saíram do trabalho na quinta-feira e assumiram a Avenida 136, onde estão localizadas grandes empresas de telemarketing como Atento e BTCC. Eles então bloquearam a rodovia federal BR 153 nas proximidades. Outras greves e protestos violentos foram registrados em Recife, Pernambuco ; em Salvado re Feira de Santana, Bahia, ambas no Nordeste; em Curitiba, Paraná, no sul; e outras cidades do estado de São Paulo, como o município de Poá e Bauru .

Esses protestos e greves foram organizados independentemente dos sindicatos corporativistas. Após a mobilização dos trabalhadores, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Quadros (Fenattel), vinculada à CUT, confederação sindical liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou ter entrado em contato com as empresas para garantir o atendimento foi tomada sobre a transmissão do coronavírus. Eles têm, de fato, apenas medidas estabelecidas – como disponibilizar desinfetante para as mãos e aconselhar os funcionários a lavar as mãos – para permitir que as empresas continuem operando.

Questionado sobre o sindicato, Elias disse: “Não acho justo eu me posicionar no trabalho [deles] porque não sei o que eles estão fazendo. Mas não tive contato com ninguém do sindicato, nem ouvi falar deles. Você disse que eles declararam que estavam em contato com a empresa … com a empresa, não com os trabalhadores. ”

Roma, operadora da Tel Telemática, de Feira de Santana, no interior da Bahia, informou ao WSWS que “houve manifestações entre quinta e sexta-feira em frente à empresa, pedindo que as atividades parassem”. Ele relatou que “o sindicato foi lá apenas uma vez na semana passada”.

“Para dizer a verdade, eu nem sei quem eles são”, disse ele. “Eles só vão lá nas eleições e eu realmente não sei o que eles fazem … Oh, eles recebem as taxas do nosso salário.” Perguntado se o sindicato chega assim que houver uma revolta para acalmar os trabalhadores, ele respondeu: “Não há dúvida sobre isso … e então eles desaparecem”.

Em outro centro administrado pela empresa onde Roma trabalha, em Salvador, capital da Bahia, trabalhadores entraram em greve na quinta e sexta-feira. Contornando o sindicato, eles formaram um comitê comum. “Nós, do comitê de funcionários, estamos representando mais de 2.000 pessoas”, disse um membro. O sindicato chegou mais tarde e disse que negociaria condições mais seguras com a empresa, para que o trabalho pudesse continuar.

Os operadores de Salvador também criaram uma página de denúncias no Instagram, chamada senzala80, onde usam o slogan: “Que direito você roubou de você pelas empresas de call center? Não temos vínculos com o sindicato, não acreditamos neles, somos proletários como você. ” A página tentou pressionar o governador da Bahia, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT), a fechar todos os call centers do estado. No entanto, todos os comentários foram excluídos pelo governador e foram bloqueados.

A página respondeu ao governador em um post: “Sua quarentena é seletiva. Temos que morrer porque somos pobres, temos que ficar naquela empresa em Boa Viagem (bairro) e trazer doenças para nossas famílias. Já existem pessoas infectadas lá dentro. Será uma tragédia predita.

A resposta do governo de Rui Costa, juntamente com os sindicatos da CUT, mostra até que ponto o Partido dos Trabalhadores está comprometido em garantir os interesses do lucro capitalista. Suas ações complementam as do presidente fascista do país, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro respondeu à onda de protestos revisando o decreto que define quais serviços eram essenciais durante a epidemia de coronavírus, para incluir call centers. Essa legislação permite a “determinação da realização obrigatória” dessa atividade, suspendendo o direito de greve dos trabalhadores e incluindo a ameaça de força para fazer com que os trabalhadores voltem aos centros.

Essa medida repressiva foi questionada pelos operadores. Os trabalhadores entendem que “existem alguns call centers específicos que fazem sentido continuar em um período de necessidade, como o que atende a planos de saúde, porque eles seriam essenciais”, disse Elias. Mas este não é absolutamente o conteúdo do decreto. “O governo estabeleceu precedentes para uma empresa como a AlmaViva decidir que continuarei, durante uma pandemia, a vender planos para [a empresa de telecomunicações] Vivo.”

Cris também contestou: “Você está me dizendo que o telemarketing de empresas privadas como AlmaViva, TMKT, Saitel, Tivit, Atento, entre outras, é um serviço essencial? Não é.” Ian acrescentou: “Sem a oferta ativa (serviço de vendas), o Brasil não para, apenas as grandes empresas param de lucrar. O mundo pode estar se desintegrando e eles ainda querem nos fazer vencer nossos objetivos. ”

Os interesses de lucro das empresas transnacionais estão em conflito direto com os interesses sociais da grande maioria da população global. A classe trabalhadora brasileira só poderá defender sua saúde e suas condições de vida através da crise dos coronavírus se essa luta for travada internacionalmente.

Depois de encontrar o WSWS, um operador de call center brasileiro chamou seus colegas: “Vamos colaborar. Vamos mostrar a nossa realidade lá. O site é mundial. ” Apoiamos fortemente este conselho.

Redação

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