Nassif cobra de Mariza Tavares posição sobre CBN Manaus

 

Publicado originalmente em 18/03/2011

Como em 2010, quando divulgou o vídeo de Ronaldo Tiradentes agredindo uma servidora pública em seu ambiente de trabalho, o jornalista Luis Nassif voltou ontem (17) a repercutir o caso da CBN de Manaus.

Primeiro dando visibilidade ao relato do último escândalo do Sr. Ronaldo Tiradentes, publicado neste site (leia o texto aqui), sobre o ataque a vários servidores da Secretaria Municipal de Saúde, durante o atendimento a pacientes do bairro São José 2, na Zona Leste de Manaus. Como em 2010, a repercussão foi grande, gerando dezenas de comentários em pouco tempo, de leitores do país inteiro.

Hoje Luis Nassif publicou um artigo no seu portal, o Luis Nassif Online, intitulado “A CBN nacional e o caso de Manaus” (leia o original aqui), no qual cobrou uma posição da direção nacional da rede, “responsável direta pelos atos de seus afiliados”. O blog O Caso Bianca Abinader transcreve o texto de Nassif abaixo:

A CBN pratica hoje em dia um dos melhores jornalismos do país. Pode-se discordar do viés dos comentaristas, não da qualidade da cobertura, tanto em nível nacional quanto em São Paulo (não conheço a de outras praças).

Na formação da opinião pública, seu peso, é superior ao dos jornais. Não é por outro motivo que, na última edição do Prêmio Comunique-se, o jornalista Gilberto Dimenstein – que veste as camisas da CBN e da Folha – agradeceu sua premiação a Mariza Tavares, diretora geral da rádio, e não a Otávio Frias Filho, da Folha, mesmo sendo membro do Conselho Editorial do jornal.

 

Por ser uma rede nacional, por sua própria influência, a CBN é responsável direta pelos atos de seus afiliados – mesmo porque o prestígio político deles, em sua região, depende em grande parte da imagem da rede. Assim como a imagem da rede depende na região depende da imagem de seus afiliados.

Anos atrás, houve problemas sérios com a CBN de Londrina. De alguns anos para cá, com a CBN de Manaus.

A campanha do dono da afiliada, Ronaldo Tiradentes, contra uma médica da cidade, é dos episódios torpes do jornalismo contemporâneo. A maneira como apregoa sua influência, seu poder e a perseguição sistemática a uma pessoa física, expõe não apenas ele, mas a própria marca CBN, em todo o país – graças às redes sociais e ao Twitter.

Afinal, qual o caráter da rede CBN? É a que se propõe a defender o cidadão e invoca o interesse público até para o jogo partidário mais comezinho? Ou a que dá retaguarda aos esbirros autoritários de um afiliado?

Qual a imagem dos afiliados da rede CBN, sabendo-se das atitudes da CBN Manaus e da complacência da rede para com seu afiliado? Qual a posição de Mariza Tavares, ela mulher, vitoriosa, sabendo que uma mulher de Manaus está sendo alvo de uma campanha sistemática de um representante da rede na cidade, sabe-se lá por que motivos?

 

Consultei o Twitter da vítima. É partidária de José Serra. O que significa que suas críticas ao poder público local ou à rádio não pode ser classificada como “coisa do PT”- álibi fácil para atacar qualquer adversário.

Provavelmente deve ser uma ouvinte que seguia fielmente as análises da Lúcia Hippolito, da Mirian, do Merval – sem nenhum demérito nem para ela, nem para eles. Provavelmente uma ouvinte típica da CBN. No entanto, alvo de um massacre por um dono de rádio que usa a marca CBN, sem nenhuma manifestação da parte da CBN nacional.

Cumpre a este site esclarecer, a quem pode se perguntar “Quem é Luis Nassif?“, informar: Nassif foi o vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se em 2003, 2005 e 2008, em eleição direta da categoria. Também vencedor do prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest.

Acompanhe o site O Caso Bianca Abinader. Logo mais, os comentários falsos enviados pelo agressor de Bianca ao portal do Nassif, já devidamente desmascarados.

E em breve, a história de como o mesmo agressor perseguiu a fisioterapeuta Carolina Coelho, mãe de Ana Luiza, a menina de 7 anos que comoveu boa parte do país recentemente, em sua luta contra o câncer.

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador