Nelson Freire no Ibirapuera

 E aí?

 

http://saraudopovo.blogspot.com.br/2012/07/o-pianista-nelson-freire-se-apresenta.html

 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O pianista Nelson Freire se apresenta no Ibirapuera

 
 





O programa terá apresentação gratuita no domingo, dia 15 de julho, às 11h, na plateia externa do Auditório Ibirapuera.

 
Osesp oferece concerto gratuito no domingo, sob regência de Marin Alsop Sob regência de Marin Alsop e tendo como solista convidado o pianista Nelson Freire, a Osesp antecipa o programa de sua Turnê Internacional 2012, que acontece em agosto, apresentando parte do repertório que executará no BBC Proms, em Londres. 
 
Com obras que trazem o diálogo entre as tradições populares e as propostas formais da música erudita, o concerto inicia com Estância, do argentino Alberto Ginastera. 
 
Formada por quatro danças de caráter vertiginoso, a peça traz as memórias das visitas do compositor aos pampas, quando menino, e narra o ciclo completo do dia de trabalho de um gaúcho. Em seguida, o pianista Nelson Freire interpreta, de Villa-Lobos, o Momoprecoce – Fantasia Para Piano e Orquestra, uma versão ampliada de sua suíte para piano solo, Carnaval das Crianças. Peça de orquestração brilhante, traz o piano sempre envolvido pela orquestra. A Sinfonia nº 9, de Dvorák, apelidada de Novo Mundo, encerra o concerto. De caráter dramático e monumental, é uma das mais populares do compositor tcheco e reflete as emoções e experiências que ele viveu no período em que morou nos EUA.
 
NELSON FREIRE 
Nascido em Boa Esperança (MG), iniciou seus estudos de piano aos três anos de idade, com Nise Obino e Lucia Branco. Fez sua primeira apresentação pública aos cinco anos. Aos doze, recebeu uma bolsa de estudos do governo brasileiro para prosseguir sua formação musical em Viena, sob orientação de Bruno Seidlhofer. Nelson Freire já trabalhou com os maestros Pierre Boulez, Kurt Masur, Charles Dutoit e Lorin Maazel, entre muitos outros. Apresenta-se regularmente como solista junto às maiores orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Chicago e a Orquestra Nacional da França. Entre suas gravações, destacam-se os Estudos de Chopin, premiados com o Diapason d’Or, e os Concertos Para Piano de Brahms junto à Gewandhaus de Leipzig e Riccardo Chailly, que recebeu o prêmio de Melhor Disco do Ano pela revista Gramophone em 2007.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador