No Dia do Índio, mais mortes são registradas

Jornal GGN – No Dia do Índio, a etnia tem pouco (ou nada) a celebrar. Além de todos os ataques aos seus territórios, a pandemia do coronavírus começa a afetar as tribos e mais uma liderança foi assassinada.

Depois da morte de Zezico Guajajara, no Maranhão, o líder Ari Uru-eu-wau-wau foi encontrado morto neste sábado (18/04), no município de Jaru, em Rondônia.  Segundo informações da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), ele integrava o grupo de vigilantes e protetores do território do seu povo e estava ameaçado pelos responsáveis pelas invasões e devastações na região.

“A violência contra os povos indígenas só aumenta e este crescimento tem relação direta com a política genocida do Governo Bolsonaro”, diz a APIB. “Não estamos expostos apenas ao coronavírus, os crimes cometidos por madeireiros, garimpeiros e grileiros seguem intensos violando nossos direitos e destruindo nossa natureza”.

Além da morte de Ari Uru-eu-wau-wau, foi confirmada a sétima morte de um indígena por Covid-19. O Tuxaua de 67 anos da etnia Sateré Maué faleceu ontem (17), no município de Maués, Amazonas.

“Mas para o Governo Federal apenas 3 indígenas morreram até o momento devido ao novo coronavírus. Isto acontece porque a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, não faz o atendimento e o registro dos indígenas não aldeados”, diz a Apib, exigindo a revogação da portaria 070/2004 para garantir que a SESAI atenda todos os indígenas, aldeados ou não.

Até o momento, 28 indígenas estão entre casos suspeitos e esperam resultados dos exames. 27 indígenas testaram positivo para Covid-19. A maioria dos casos confirmados está no estado do Amazonas, que já declarou colapso na rede hospitalar devido o aumento dos casos de coronavírus.

Redação

Redação

View Comments

  • “Povo de memória curta, esse é o João” --- Millôr Fernandes.

    Nassif: um pequeno atendo ao título. Hoje pode até ser dia do Índio, conforme Decreto do Presidente Vargas. Mas também a Batalha de Guararapes, quando havia soldados lutando pela libertação do domínio estrangeiro. Porém, ironicamente, a data agora inverteu-se. Desde que se submeteram a suserania de outros impérios, batendo continência a pavilhão diferente ao nosso AurivervePendão, a vassalagem tem sido a tônica daqueles que já foram motivo de orgulho do Povo de Pindorama. E frente a "peste" atual, Brancaleone e sua "armata" só se preocupam com as elites, o Mercado e os Bancos, sempre atentos aos comando do gringo dono do Quintal onde moramos. Hoje é dia deles, dos que já foram "esperança" e representam agora a desgraça dos menos afortunados da sorte. Hoje, aguardam tais milicos, avidamente, morra pelo menos 2/3 das classes que eles desprezam e chamam de inúteis. Inclusive índios...

  • Quem disse que o índio "está evoluindo" e é "cada vez mais [...] um ser humano igual a nós"? Quem defendeu a mineração em terras indígenas, além do uso para cultivo, arrendamento e até construção de hidrelétricas? Quem prometeu que, sob a sua liderança, não haveria nem mais um centímetro de terra indígena demarcada? Que anunciou sua intenção de integrar os povos indígenas à força “como o Exército, que fez um grande trabalho”, mas achou uma pena a cavalaria brasileira ter sido incompetente.? Quem disse que “competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios”?

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago