No ritmo atual, Brasil levará 4 anos para vacinar população contra Covid-19

Pelos cálculos de especialistas, será preciso chegar ao patamar de até 90% da população para atingir a imunidade coletiva e acabar com a pandemia

Jornal GGN – Se continuar vacinando no ritmo registrado desde 17 de janeiro em São Paulo, o Brasil vai levar cerca de 4 anos para imunizar a população necessária para atingir a imunidade coletiva contra o novo coronavírus. A estimativa foi feita pela BBC Brasil.

Segundo a reportagem, até quinta (28) um total de 1,45 milhão de brasileiros receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, de acordo com dados do Our World Data. Isso dá uma média de 120 mil pessoas vacinadas por dia. “Se precisarmos imunizar até 90% da população para eventualmente atingir a imunidade coletiva, no Brasil esse total corresponde a 188,5 milhões de pessoas vacinadas. Mas, se continuarmos no ritmo atual de 94 mil doses por dia, demoraremos 1.570 dias (ou pouco mais de quatro anos) para atingir o limiar de 90%”, apontou.

Em tempos em que Jair Bolsonaro estava longe do governo federal, o Brasil conseguiu vacinar 80 milhões de pessoas em apenas 90 dias na campanha contra gripe. O País tem 30 mil profissionais de saúde que podem atender uma média de 20 a 30 pessoas por dia. Ou seja, o Brasil tem potencial de imunizar 900 mil ou até 1 milhão de pessoas diariamente.

Para o epidemiologista da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Lotufo, “o ritmo de vacinação no país está simplesmente péssimo. Nós já deveríamos ter utilizado pelo menos todo esse primeiro lote de 6 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan e da Sinovac.”

O Brasil tem 354 milhões de doses de vacinas garantidas para 2021, por meio dos acordos com a Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões de doses) e Covax Facility (42,5 milhões de doses), registrou a BBC.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador