Numa tacada só, Moro contorna Supremo e antecipa juízo contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro enviou na noite de quarta (13) um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, informando que ainda não decidiu se vai abrir mão de um dos processos contra Lula alicerçado em delações da Odebrecht. 
 
O ministro já determinou que delações da Odebrecht que não têm conexão com a Petrobras devem sair de Curitiba rumo à Justiça de São Paulo. A defesa de Lula já entrou com recurso alegando que o processo do sítio de Atibaia se enquaixa nessa situação. Mas Moro escreveu a Toffoli que prefere aguardar a publicação oficial da decisão do STF para decidir se os processos de Lula serão afetados.
 
Embora tenha avisado também que vai decidir sobre a questão em “auto apartado sobre as chamadas ‘exceções de incompetência’, apresentadas pela defesa de Lula”, Moro já antecipou que o caso do sítio tem relação com a Petrobras pois a reforma teria sido paga pelas empreiteiras que tiveram contratos com a estatal de petróleo.
 
Moro, nesse sentido, salientou que não é “necessário demonstrar” que os valores da Petrobras tenham sido usados na reforma do sítio, antecipando juízo sobre a ação penal que ainda tramita em Curitiba.
 
“(…) O dinheiro é fungível, mistura-se na rede bancária e é objeto de operações de compensação em contas de um grupo empresarial. A caracterização de crime de corrupção jamais exigiu que a vantagem indevida destinada ao agente público seja proveniente da vantagem patrimonial obtida pelo corruptor com o acerto de corrupção”, disse, segundo O Globo.
 
No ofício, Moro nega que esteja desrespeitando o Supremo em sua posição, apegando-se ao fato de que o acórdão do julgamento encabeçado por Toffoli não foi divulgado e, por isso, é como se ele não tivesse sido notificado pela Corte da decisão que tira de Curitiba delações da Odebrecht.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Condução coercitiva

    Estou assistindo o julgamento do Supremo sobre condução coercitiva.

    O voto do Celso de Mello faz referência à possibilidade de anular totalmente um processo no caso do uso desse mecanismo.

    Será que a defesa do Lula vai aproveitar esse clima favorável do Supremo?

  2. Preconceito tão fungível
    Preconceito tão fungível quanto dinheiro. Este,deixa rastros,aquele , disfarça,dissimula,frauda.Em suma,instrumento nato dos impostores.

  3. Fungibilidade que JAMAIS deve
    Fungibilidade que JAMAIS deve dispensar ato de ofício comprovado.

    ..ou será que aqui TB se alegará a indeterminação do fato e convicção como prova ?

  4. ..

    Pela argumentação do Jeca de Curitiba pode-se dizer que todo o dinheiro que Lula ou qualquer pessoa pública movimentou na vida foi resultado de crimes, no caso do ex-presidente, vindo da Odebrecht.

    Este senhor tornou-se juiz como?

  5. Que Estado precisa incluir

    Que Estado precisa incluir entre seus poderes, o Poder Judiciário(?), se um juiz de ponta de rua decide pelo poder inteiro?

    1. Não, ele decide tudo que se

      Não, ele decide tudo que se refere a Lula e PT, especialmente quando é para ferrar, mesmo sem provas, mas quando é do PSDB ele transfere para o resto do Judiciário conceder a sagrada absolvição.

  6. Raciocínio torto!!!

    Se for adotado esse racicícnio todo e qualquer caso que envolva essas empresas de engenharia que tiveram contrato com a Petrobrás deverão ser julgadas pelo Moro pois nunca se poderá dizer qual a procedência do dinheiro utilizado na corrupção pois ele não vem carimbado, esse é da Petrobrás, esse é de Furnas e assim por diante. Coisa de Jeca metido a esperto.

  7. Às vezes penso que estou morando no Iraque

    Às vezes penso que estou morando no Iraque logo após ser invadido e dominado pelos EUA que, após destruir o pais mandou os Chicago Boys para se apossar das riquezas e dirigir as Instituiçoes iraquianas e destruir o Partido Baath através de perseguição judicial e militar aos baathistas…..

    Moro é um  preposto dos EUA e das oligarquias nacionais e internacionais, por este motivo ele pode fazer o que bem quiser para destruir Lula, que os crimes do juiz de piso ficarão por isso mesmo: o DOJ garante…

    Ou o povo brasileiro toma consciência do que ocorre ou este país será daí prá pior…

  8. Lula é um estadista e tem

    Lula é um estadista e tem brilho próprio e o mundo o tem como um grande legado humano… a história e o tempo punirá os injustos pra sempre…

  9. A que ponto chegamos. Um
    A que ponto chegamos. Um puxa-saco dos EUA que levanta o sigilo de uma conversa de dois presidentes quando a gravação na era ilegal (ele próprio a havia extinto oficialmente por determinação do defunto Teori), tem a pachorra de peitar um ministro do STF (que lhe comunicou a decisão por escrito) de que só tomará conhemento da decisão do ministro quando está for publicada no Diário Oficial. PQP.

  10. enquanto a bíblia de um é a Constituição…

    a do outro é a ação penal 470

    onde qualquer depósito ou movimentação em conta foi considerado para crimes antecedentes

    se este convencer aquele, como contribuinte bitributado eu exijo que o STF seja fechado para o bem da nação

  11. 10 milhões de Alckmin

    Para  os 10 mi que Alckmin recebeu da Odebrecht não houve nem processo nem nada. Em questão de dias resolveu-se que não foi propina e nem ao menos xaixa 2. Esqueceram de contabilizar. Assim é fácil, fácil.

  12. Golpe curitibano contra a Constituição

    A luta no STF vai por aí. Apenas depois de sentir a mudança dos ventos os juízes garantistas, de maior tempo no cargo e com influência da constituição de 88, começarama a agir contra os avanços ilegais da lavajato. Agora falta que esses ventos resolvam de uma vez a cabeça da Rosa Weber, e a maioria está formada. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador