O banco de dados da ANP e a mentira “pra lá de normal”

“Podem ficar tranquilos, pois não é possível espionar o banco por meio da rede mundial de computadores – afirmou Magda Chambriard, diretora-geral da ANP. MENTIRA
 
Afirma também que empresa que dá suporte ao banco de dados é nacional. MENTIRA. É uma empresa multinacional, que tem presença no Brasil e em dezenas de outros países.
 
Declara que o banco de dados é em Oracle. É um excelente DBMS, custa centenas de milhares de dólares. Por força de contrato de utilização, a Oracle tem que validar online sua utilização. É empresa americana, sujeita às leis dos USA. Semelhante aos software da Microsoft, tem que ser permitido ao fabricante verificar sua utilização.
 
Declara também que está fora da rede. Difícil entender isto. Como podem ser adicionados dados ao sistema, que ela mesmo declara ser imenso? Por transmissão de pensamento?

Em se tratando de hardware: servidores IBM sem estar conectados à rede?  
 
Ví e reví o vídeo na TV Senado. Infelizmente, não está mais disponível. Esta senhora quer fazer de idiota a todos nós. Está tampando o Sol com uma peneira. Seu depoimento não resistiria a uma sabatina de profissionais de TI. Falou muita churumela e tentou emgabelar os parlamentares, coitados… a maioria deles analfabetos digitais. Não disse coisa com coisa.
 
E vem com a história de paranormalidade em técnica de invasão de sistemas. Simplesmanete hilária.
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao vi o video e nao sei do

    Nao vi o video e nao sei do que se trata o assunto, Walter, mas de fato existe internet e intranet, para operacoes bancarias -foi isso que eu achei esquizitissimo no ano passado a respeito de JUIZES brasileiros estarem usando a intranet.  Intranet eh a rede que, digamos, o American Express usa para qualquer compra sua em qualquer lugar.

    (Isso sem contar com as redes “secretas” que acessam celulares, telefones, e modems de cable e internet da sua casa -sim, aquelas inocentes caixinhas em cima ou debaixo da sua televisao.  Essas sao secretas, nao conte pra ninguem.)

    Isso dito, nenhuma das redes eh intocavel.

  2. Acho que ela sabe disso e

    Acho que ela sabe disso e está ganhando tempo para ver qual a melhor saida. Com certesa o pessoal da TI que trabalha com ela sabe e assim ela também deve saber.

  3. Jogos de Guerra, filme de

    Jogos de Guerra, filme de 1983, conta a história de um garoto da High School, 16 anos, fanático por computadores. Usava um microcomputador de 8 bits e modem, pasmem, de 1.200 bits/s. Procurando jogos de computador na internet (era do tempo da internet em linha de comando), entra inadvertidamente nos mainframes do Pentágono e dá início à contagem regressiva para a III Guerra Mundial, contra a União Soviética, é claro. O filme passou apenas na Band, é meio difícil de se encontrar, mas já naquele tempo, mostrava que não há computador à prova de invasão. Para seu computador não ser invadido, desconecte o cabo de rede. ou desligue o sistema Wi-Fi, se for um notebook. Significa se voce estiver na internet, alguém está vigiando você. É bom lembrar aos leitores, não há database brasileiro, são todos dos Estados Unidos. Variam as marcas: SyBase, DB2, Oracle, etc..

  4. Nassif, gostei muito do seu

    Nassif, gostei muito do seu novo sistema, a gente digita o resultado de uma operação aritmética, em vez de tentar adivinhar que letras e números eram aqueles do captcha antigo. Mas fique esperto, algum espírito de porco vai fazer um programa que lê e resolve essas operações, podendo postar milhares de comentários ao mesmo tempo. Tenha um plano B para quando isso acontecer, SE acontecer. Um abraço.

  5. Queridos amigos, vamos aos
    Queridos amigos, vamos aos pontos: “Afirma também que empresa que dá suporte ao banco de dados é nacional.”Suporte neste caso pode ser a manutenção do dia a dia, e a empresa em questão poderia ser perfeitamente nacional (alguém sabe qual?). O suporte à produto que é feito pela dona do software, que é gringa mesmo. (Oracle). “Declara que o banco de dados é em Oracle… Por força de contrato de utilização, a Oracle tem que validar online sua utilização.”Hmmm… nunca ouvi falar, mto menos que é somente assim que funciona… Pra validar a utilização de licenciamento, a Oracle em geral roda um programa na rede do cliente (rede esta que poderia ser inteiramente interna) para “pegar” bancos de dados Oracle. Daí ela faz a conta e negocia com o cliente que estiver ‘inadimplente’. “Declara também que está fora da rede… Como podem ser adicionados dados ao sistema, que ela mesmo declara ser imenso? Por transmissão de pensamento?”Na verdade, é perfeitamente possível. Pra se usar um sistema interno, dentro de uma empresa, ninguem precisa estar na Internet. Ele poderia estar em uma rede interna, sem ligação a nada que, por sua vez, tenha ligação com o mundo exterior.É meio dificil de se acreditar, pois a maioria dos computadores dentro de empresas tem conexao com a Internet, “capada” ou não. Mas que dá, dá. 

  6. banco de dados

    Solução: software livre de banco de dados.

    E antes que comecem a falar que são softwares “não-profissionais”, o Google está migrando do MySQL (Oracle) para o MariaDB (livre).

     Se serve para o Google, porque não serviria para a ANP?

    1. Interessante, não sabia que

      Interessante, não sabia que tinham feito um fork do MySQL em função da aquisição pela Oracle. Vlw pela dica. Caso volte a trabalhar na área, vou dar uma olhada.

  7. é o pré-sal…….

    concordo sr. Walter. é mentira.

    o que NÃO é mentira é:

    eles, magda, anp, edison lobão. e DILMA

    querem doar o pré sal de todo jeito e a qualquer custo.

    então tratam de descaracterizar a espionagem.

    isso pode atrapalhar não só o leilão do pré sal como a compra de inúteis aviões de guerra. (5 BILHÕES de dólares para “calaboca” de brigadeiros)

    proponho uma discussão aqui no blog a respeito da DOAÇÃO do pré sal.

    inclusive com a opinião psicografade de Aloysio Biondi.

  8. Banco de dados

    Não entendi a crítica. Posso entender que é possivel acessar a rede interna a partir de um micro conectado – se a rede é bem gerenciada é difícil mas possível para um espião com acesso e bem treinado, mas a sigla DBMS é genérica, significa Data Base Management System, ou seja Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. 

    IBM Informix, PostgreSQL, Firebird, HSQLDB, DB2, mSQL, MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB, ADE e Sybase são todos DBMS. Explique melhor Walter.

     

  9. Banco de dados

    IBM Informix, PostgreSQL, Firebird, HSQLDB, DB2, mSQL, MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB, ADE e Sybase são todos DBMS – Data Base Management System, ou seja Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – sigla corrente em Português SGBD.

    Daí que não entendi a crítica. Uma rede interna bem gerenciada pode impedir invasões, mas um micro conectado à rede interna e à Internet ao mesmo tempo pode permitir a um espião bem treinado invadir o sistema, daí …

    PS. Já mandei um texto semelhante, mas não sei se foi aceito pois o sistema não retornou nenhuma mensagem.

  10. O que mais interessa é nao

    O que mais interessa é nao deixar para 2014 este LEILAO….??? Pois mesmo que os YANKEES  tenha conhecimento de tudo…..vem vindo para o LEILAO as empresas chinesas e norueguesas para fazer consorcio com a PETROBRAS, e tudo ainda será nosso……sem falir o nosso orgulho que é a PETROBRAS, vai se gastar muito dinheiro na exploraçao e o Brasil nao tem toda esta grana??? Não podemos arriscar que os PRIVATIZADORES CORRUPTOS da direita brasileira e da CHEVRON, CIA e etcs voltarem neste NOVO BRASIL que se esta construindo…..FORA PSDB, DEM,PPS,PSDB,PSOL  e etds., FORA REDE GLOBO…..

    LEILAO DA LIBRA SIM…..JÁ, JÁ, JÁ………

  11. Fiquei estupefato há anos

    Fiquei estupefato há anos atrás quando descobri que nosso exército usa Oracle para seus sistemas especialistas…. o agreement de uso do SGBD exige que não se faça uso do mesmo em território de nações consideradas inimigas pelo governo americano (Coréia do Norte, Cuba, Irã, etc.).

  12. OFF TOPIC
    Ta todo mundo vendo

    OFF TOPIC

    Ta todo mundo vendo o link pra pagina dois dos comentarios nesse item ou eh so no meu computador?  (tem 11 comentarios agora)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador