O caso do Instituto Alana no Conar

Da Folha

Conar, o bárbaro

BRUXA 
O Conar, órgão que regula a publicidade, arquivou a denúncia do Instituto Alana contra comercial que o McDonald’s exibia antes das sessões do filme “Rio”. O parecer, assinado por Enio Basilio Rodrigues, diz que “vale a fantasia de trocarmos o nome [do] instituto por outro mais característico -a Bruxa Alana, que odeia criancinhas”. E ainda: “Ao contrário dos EUA, aqui o McDonald’s não é vício, é aspiração.” “Cada vez mais crianças pedirão um brinquedo para o pai e este orgulhosamente dirá: “Sim, eu posso. Queira ou não a Alana”.”

BRUXO 
O Instituto Alana diz não respeitar mais o Conar. “Até esse voto, reconhecíamos o órgão como um conselho de ética. Mas nos desrespeitam, com difamação e injúria. Isso mostra claramente que a autorregulamentação não é séria”, diz a advogada Isabella Henriques, do Alana. O Conar diz que seu relator tem “liberdade plena de opinião”, ainda que elas “pertençam só a ele”.

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