O contexto que sufoca o governo Bolsonaro

Jornal GGN – Jair Bolsonaro contou com apoiadores ruidosos para conquistar a Presidência da República, e os militantes bolsonaristas recheiam as redes sociais com xingamentos, intrigas e fake news desde 2018, mas desde a última semana as críticas a Bolsonaro ganharam grande destaque, enquanto o engajamento em torno da defesa do presidente ficou abaixo da média.

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Chico Alves explica que essa mudança de quadro é decorrente de uma série de fatores, como a situação de Manaus, onde pacientes de covid-19 morreram por asfixia devido a falta de oxigênio; a aprovação da CoronaVac, antes criticada por Bolsonaro; a rapidez com que o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da vacina e a confirmação de medicamentos como cloroquina e ivermectina não são eficazes contra o coronavírus.

Tanto o presidente como seus apoiadores tentaram desacreditar a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, tanto que muitos militantes chamaram o imunizante de “vacina”, mas a pressão pela imunização aumentou confirme a pandemia avançava, junto com as campanhas de vacinação em outros países. E a aprovação dos imunizantes fabricados no Brasil, além da vacinação feita pelo governador de São Paulo, João Doria, agiram com o golpe de misericórdia contra tal narrativa.

Por conta disso, as citações sobre o impeachment de Bolsonaro bateram recorde nas redes sociais, e permaneceram bem acima da média verificada antes – no último dia 15, foram efetuadas cerca de 120 mil menções ao impeachment do presidente no Twitter.

A desorientação dos bolsonaristas também foi vista no YouTube, principalmente após a eleição de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, no mês de novembro – os apoiadores abandonaram a narrativa de fraude eleitoral já no período, enquanto Bolsonaro esticou a argumentação até dezembro.

 

Leia Também
Os militares, seus crimes e a tentação autoritária, por Roberto Amaral
GGN Covid: a extraordinária explosão de casos e óbitos no Amazonas
Mutação do coronavírus foi encontrada em 42% dos contágios de Manaus, diz pesquisadora
Símbolo do combate à Covid-19 no Amazonas, Dra. Rosemary morre em Manaus
EUA: Maioria quer condenação de Trump em impeachment
Redação

Redação

View Comments

  • Não é possível ficar apenas criticando o miliciano doido varrido, afinal, ele não chegou ao trono per si, pelo seu talento político que sequer existe, chegou lá para cumprir um roteiro e mais nada. Há poucos dias o boçal arremessou aquela pérola de frase, "eu fiz a minha parte...", ou seja, ele tem plena consciência de que não passa de um empregadinho bem comportado, que faz a sua parte.
    Daí a permanente tentativa para dar um golpe de Estado, o que lhe devolveria alguma independência, sairia desta camisa de força. Só que as forças responsáveis por sua ascensão não não respiram da mesma estupidez.
    O desinformado de todo, o " eu não sei nada de economia", o "acabou, porra" já parece estar entregue à própria sorte, só espera-se que venha a existir o tal do efeito-comparação com o impedimento fake das pedaladas, de triste memória já que o resultado de lá prá cá é dramático, por exemplo, de o país saiu da 6ª posição para a 13ª economia do mundo em apenas 4 anos, um show macabro.

    • Alfredo: sempre disse pro Nassif que Cavalão é rabo-de-cobra. O bando vive protegido por baionetas fincadas à volta e o cano de fuzil pelas frestas. Ou se corta a cabeça da Hidra-de-Lerna ou Pindorama será sempre um Quintal, no CondominioLatinoAmericano, vigiado pelos VerdeSauvas e conduzido pela EliteEscrota.

  • Já afirmei peremptoriamente que se apertar,ele se borra todinho e sozinho.Nem Hélio Negão troca as fraldas.
    Vai entregar a cabeça do criminoso de guerra( a pandemia é o que?),Pazzuello para tentar escapar da guilhotina.
    Para o acima assinado é pouco.Aguerdemos pois.

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

7 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

8 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

9 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

9 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

9 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

10 horas ago