O cruzamento do inquérito das fake news com a cassação de Bolsonaro no TSE

Jornal GGN – Jair Bolsonaro não está preocupado com um processo de impeachment. O que tira o sono do ex-presidente é algo específico e longe de seus tentáculos: o cruzamento das provas levantadas no chamado “inquérito das fake news” (Supremo Tribunal Federal) com uma das duas ações que pedem sua cassação (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, envolvendo o disparo de fake news em massa via WhatsApp, financiado ilegalmente pelo empresariado bolsonarista em 2018.

O PT, dono de uma das ações, peticionou no final de maio para que o inquérito das fake news empreste suas provas ao TSE. O relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de empresários, desde 2018. A Corte Eleitoral abriu para manifestações. A defesa de Bolsonaro, na sexta-feira passada, defendeu a rejeição do compartilhamento. Mas o Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer nesta terça (9) em favor do cruzamento dos processos.

Enquanto o TSE não bate o martelo, ministros falaram em caráter reservado à jornalista Andreia Sadi que o futuro de Bolsonaro dependerá da “robustez das provas”. Mais: da parte da Corte eleitoral, a intenção é julgar as ações ainda em 2020. Isso significa que se Bolsonaro e Mourão forem cassados, uma nova eleição direta deverá ser convocada. Se ficar para 2021, a eleição é indireta.

Já da parte do STF, a mensagem que chega ao Planalto é que o inquérito das fake news será concluído até o final de junho. A partir daí, as provas, depois de periciadas, podem ser usadas no TSE.

O Supremo julgará nesta quarta-feira (10) a reclamação da Rede sobre o inquérito das fake news. A princípio, ventilou-se que o processo pudesse implodir a investigação que atinge o coração do “gabinete do ódio”. Mas nas últimas semanas os ministros do STF demonstraram que estão unidos em torno das investigações e, na semana passada, a Procuradoria-Geral da República afirmou não ser contra o inquérito, apesar de considerar que alguns “vícios” demandam “ajustamentos”.

A tendência no STF é de endossar a validade do inquérito, estabelecer balizas e definir se está se criando uma jurisprudência, ou seja, se mais inquéritos como o da fake news (instaurado de ofício, para proteger a corte de ataques) poderão florescer no futuro.

Quando encerrado, o inquérito será entregue à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se apresenta ou não a denúncia formal contra os investigados que têm foro no Supremo. Os demais casos devem ser distribuídos na instância competente.

Segundo Sadi, um ministro do STF lhe disse que o cruzamento das investigações vai ser uma “encrenca” para Bolsonaro. Apesar disso, parte da mídia lê a espada sobre a cabeça do presidente não como uma ameaça real de cair, mas como o Judiciário enviando uma mensagem ao presidente: comporte-se.

Recomendado:

 

O GGN PREPARA UM DOSSIÊ SOBRE O PASSADO DE SERGIO MORO. SAIBA MAIS AQUI.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Uma pauta importantíssima nesse processo:
    1 - Quando se dá a eleição para a presidência da Câmara?
    2 - Maia pode ser reeleito?
    3 - Se não, quem são os principais nomes para a sucessão.
    4 - Como o campo democrático pode articular para ter um nome comprometido com os valores da CF88?
    Se sabe desde já que Bolsonaro busca uma articulação com o centrão para impor um nome de seu agrado para melar um possível impedimento.
    Se o campo democrático se dividir nesse processo, como fez na eleição do Cunha o centrão impões o nome dele e dependendo do tempo e processo de cassação mais a sucessão na presidencia, é esse nome que vai presidir o país e pode manobrar para eleger o novo presidente em 90 dias.
    É preciso ficar a tempo ao processo eleitoral da casa legislativa.

    • 1 - 01 de fevereiro, 2 - Maia não pode ser reeleito. A reeleição é possível quando os mandatos
      ocorrem em legislaturas distintas, como ocorreu com o proprio Rodrigo Maia. Quanto às demais, não tenho como responder.

      • DE certa forma a resposta 1 já coloca o Maia como presidente em caso de cassação, o que dá uma certa tranquilidade em função da postura dele a frente da casa legislativa, claro que pode mudar se ele assume a presidencia, mas não creio que o mesmo possa tentar qualquer ação mais arrojada para deixara sua marca. O que de melhor ele poderia ter nesse posto seria uma postura de magistrado, como tem sido até aqui na Câmara. É isso que vai marcar a sua breve passagem, caso venha a ocorrer.

  • Cassação só ano que vem. Vão enrolar até lá.

    Quem acredita em cassação este ano ainda não entendeu nossa elite.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

2 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

4 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

4 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

4 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

6 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

7 horas ago