Categories: Notícia

O diversionismo da suposta disputa Aécio x Serra

Claudia,

A citação aos jornalistas foi uma ironia. O interessante nessa história, como disse o comentarista Igor, é o fato do jornal O Globo usar um artigo do Zé Dirceu para detonar o Serra.

O artigo em questão nem é um ataque de Dirceu ao Zé Bolinha, como diz o título do post. Está mais para uma crítica ao diversionismo da mídia, que tenta passar a ideia de que a disputa interna do PSDB será entre Aécio e Serra, quando, na opinião dele (Dirceu) será entre Aécio e Alckmin.

O blogueiro Zé Dirceu é um analista político, portanto não vejo problemas dele analisar um assunto que está presente diariamente na mídia mainstream. Se isso é bom ou ruim para o PT eu não sei, acho que não afeta em nada.

Abaixo os artigos citados:

2014: disputa no PSDB é entre Aécio e Alckmin

Publicado em 14-Fev-2011

A midia faz, cada vez com mais freqüência, reportagens sobre o novo líder da oposição, senador Aécio Neves (PSDB-MG) e sobre as divisões internas no PSDB. Mas, por não ter captado a real disputa, ainda, ou por ser de seu interesse, ela faz de uma forma diversionista, colocando-a num enfoque errado.

O centro da disputa pela Presidência da República na seara tucana, e aliada deles para 2014, não se dará entre Aécio e o candidato derrotado ao Planalto em 2010 e em 2002, José Serra. Se dará, sim, entre o ex-governador de Minas e, atual senador do PSDB, Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o candidato deles derrotado na disputa presidencial de 2006.

Todo o resto, como eu disse, é diversionismo e marola. De todos os postulantes – e inclua-se aí a determinação do prefeito da Capital, Gilberto Kassab, de também disputar o governo paulista em 2014 – Alckmin tem a posição mais confortável, um leque com nada menos que três opções.

Aécio impõe derrotas a José Serra e a Kassab

Geraldo pode se recandidatar a governador; propor a José Serra que volte ao governo paulista em 2014; ou, ainda, que seja já candidato a prefeito de São Paulo no ano que vem. Já Aécio depende do governo que fizer seu sucessor (eleito por ele) Antonio Anastasia e da própria performance como líder da oposição no Senado e no PSDB. Aécio não para e, pela atuação, diz diariamente a que veio e o que quer em 2014.

Além da máquina de propaganda e controle da mídia em Minas Gerais, conta com a vitrine em que transformou sua presença no Senado e com a simpatia da mídia nacional. Aécio opera, inclusive, no DEM, onde apoiou abertamente a candidatura e a vitória de ACM Neto (DEM-BA) como novo líder da bancada demo na Câmara.

Derrotou, assim, o preferido de Kassab e do ex-presidente nacional – e ainda figura de peso na legenda –  ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC). Vejam, também, o post abaixo.

Senador ja impôs derrota a José Serra

Publicado em 14-Fev-2011

Ainda nas preliminares da disputa entre tucanos/oposição para 2014 (leia post acima) e num lance em que contou com a ajuda do aliado circunstancial, governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), já impôs mais uma derrota a José Serra, que apadrinha e é o principal patrono da dissidência de Kassab no DEM.

Da mesma forma que a disputa pela legenda para sair candidato a presidente em 2014, a luta pelo controle nacional do PSDB se dará, também, entre Alckmin e Aécio, entre os candidatos dos dois à presidência nacional do partido.

Ainda que num 1º momento –  e quando lhe foi conveniente para dar mais um chega pra lá em José Serra –  Alckmin tenha ajudado Aécio a engrossar aquela manifesto em que a bancada federal tucana fechou com a recondução do ex-senador e agora deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE) para presidente do partido.

Aécio, até o mármore do piso do Congresso sabe disso, atuou para engrossar a adesão ao manifesto, arrebanhando deputados que ainda não sabiam de sua existência e instando outros, hesitantes, a assiná-lo.

Palácio passa recibo de corrupção no governo anterior

Atenção para outro detalhe: em São Paulo, depois do desmonte que fez da gestão José Serra, Alckmin começa a construir um governo de contraponto ao de Dilma Roussef. Basta acompanhar suas medidas na área social e de Educação, pontos prioritários da presidenta da República.

A propósito mais um lance do desmonte do governo Serra: o Painel político da FSP noticia hoje que a renegociação de contratos de obras e serviços terceirizados que passaram pelo crivo de 40 corregedores do Palácio dos Bandeirantes gerou economia de R$ 61 mil em janeiro e a expectativa é de, até o final deste ano, atingir R$ 7 milhões.

Se isto não é desmonte e não é passar recibo de corrupção e superfaturamento no governo anterior, o que é, então? Resta, agora, saber o que fará José Serra. Qual sua força e seu próximo lance.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Anarriê, alavantú XXV – Os prefeitos da cidade de São Paulo, por Rui Daher

O território de 1.521 km² não aguentaria seus 12 milhões de residentes nada tivesse sido…

12 minutos ago

A Voz do Povo é a Voz (Cravos de Portugal), por Romério Rômulo

Pelo fim já perdido em minha pele / pelo visgo do Senhor, sempre mais bruto…

36 minutos ago

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

12 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

12 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

12 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

14 horas ago