O elitismo no futebol e os clubes grandes ameaçados de rebaixamento

Por Assis Ribeiro

Comentário ao post “A dramática situação do Clube de Regatas Vasco da Gama

Elitismo puro no futebol.

Não basta que os times do eixo Rio/São Paulo ganhem muito mais dinheiro da rede globo que os demais clubes brasileiros.

Agora, alguns comentaristas defenderam a mudança do regulamento para que “clubes grandes” não caiam.

A primeira pergunta é o que é um clube grande?

O Vitória da Bahia e o Atlético Paranaense clubes que tem um patrimônio maior que a maioria dos chamados “grandes, com estádios próprios para 40.000 torcedores?

O Atlético Paranaense que tem os principais jogadores da atual seleção sub 17 que tem feito uma campanha brilhante no campeonato mundial?

E o Vitória que no último campeonato mundial interclubes foi o único time do mundo que teve dois jogadores oriundos das suas divisões de base; os jogadores David Luiz  e Wallace. O Vitória atual campeão da Copa do Brasil de Futebol Sub-20.

Vitória da Bahia e o Atlético Paranaense que mantêm suas folhas de pagamento em dia, coisa rara no nosso futebol.

Vitória da Bahia e o Atlético Paranaense que estão entre os seis primeiros colocados praticamente durante todo o atual campeonato?

O que é ser time “grande” o Bahia, bi campeão brasileiro, e que em todos os campeonatos nacionais da série A que disputou esteve entre os seis clubes que mais colocaram público nos estádios?

Como comparar e sugerir uma “cópia” do regulamento de futebol estrangeiro, países pequenos e com muito menos clubes que o Brasil?

O elitismo brasileiro estampado nas condições atuais e novas propostas terminarão por sedimentar  o nosso futebol ao eixo Rio/São Paulo, não obstante neste atual campeonato (2013) os times deste eixo estejam, fora Botafogo, São Paulo e Santos, com possibilidades de caírem para a série B.

Para por aqui para não falar dos altíssimos salários dos jogadores e do preço do ingresso das “Novas Arenas” que ajudarão a implodir o nosso futebol, ou pelo menos, a ida de torcedores aos estádios.

Para não falar da “adaptação” do futebol brasileiro nas suas divisões de base onde garotos são selecionados, entre outras funções, pela sua estrutura física avantajada o que anulou a criatividade do nosso futebol, principalmente no setor dos meias armadores, e neste campeonato de 2013 se constata que os melhores são os veteranos Paulo Baier, de 39 anos, do Atlético-PR;  Seedorf que, de 37 anos, do Botafogo; Zé Roberto, de 39 anos, do Grêmio e Alex, de 35 anos, do Coritiba; por “coincidência” todos de baixa estatura.

Redação

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Goiás, quinto colocado no campeonato?

    E o Goiás, quinto colocado no campeonato?

    Dois ou três jogadores do Corinthians pagam toda a folha do Vitória e do Atlético Paranaense.

    Dois jogares do Corinthians pagam toda a folha do Goiás.

    Algo está errado no futebol.

    Aliás, o futebol é um dos espelhos da sociedade, então…

  2. Os “times grandes” têm que

    Os “times grandes” têm que cair sim! E depois suar muito a camisa, como está fazendo o Palmeiras, para voltar a série A.

    Esses “comentaristas”, que na verdade deveriam ter outro nome, pois não entendem nada de nada de futebol, deveriam procurar comentar outro esporte.

  3. Na minha opinião, Vitória,

    Na minha opinião, Vitória, Bahia e Atlético paranaense são times médios. Nâo dá para compará-los nem aos 4 grandes do RJ ou de SP, e nem aos dois grandes de MG e RS.  O fato de o Vasco estar mal em um campeonato não vai fazê-lo se tornar pequeno ou médio em apenas um ano.

    O que define um time grande são alguns fatores como torcida, número de títulos e principalmente títulos de abrangência nacional ou internacional. Não adianta o Vitória ou o Atlético ter vários títulos estaduais, se o campeonato não é lá essas coisas, como todos sabem. A meu ver, os dois “menores” destes 12 times grandes são o Botafogo e o Atlético MG.

    É claro que o mecanismo de se tornar um time grande ou não é dinamico. No início da década de 90, por exemplo, o Santos era grande candidato a se tornar time médio, mas depois melhorou. Atualmente é o Palmeiras, que de 99 para cá não ganhou nenhum título de expressão, o último foi a libertadores de 1.999.

    1. Não faz sentido o seu

      Não faz sentido o seu comentário. Como pode um time repleto de títulos nacionais ou internacionais como Santos ou Palmeiras “correrem o risco” de se tornarem médios pq passaram por um momento de “seca” de títulos? Fosse assim o Corinthians nem existiria mais, certo?

       

      1. Ficaram muito tempo sem

        Ficaram muito tempo sem ganhar nada. E, no caso do Santos, a torcida nem é assim tão grande. O Palmeiras tem pouquíssimos títulos internacionais.

        O Corinthians tem a 2 maior torcida do País.

        De qualquer forma é uma questão muito subjetiva.

    2. Bom, Daniel, meio a

      Bom, Daniel, meio a contra-gosto (ja que ex-cruzeirense repensando se volto ou não a sê-lo), acho complicado colocar o Frango, digo, Galo, entre os “menores” dos maiores depois de ser campeão da Libertadores. Até 2012, contudo, não acho que o Atlético estivesse realmente acima do Bahia, do xara do Parana, do Coritiba ou do Vitoria. O Atlético praticamente so tem torcida na grande BH. No interior de Minas, quem não torce pro Cruzeiro, por obra e graça da Rede Globo, torce pro Flamengo, Corinthians ou São Paulo.

      1. O Galo é um time

        O Galo é um time regional. 

        Me diga uma coisa, qual o time de maior torcida em juiz de Fora/MG?

         

        Não adianta querer lutar contra os fatos.

        1. Que constatação estúpida de

          Que constatação estúpida de quem não entende nada de futebol!

          Todos os times foras do eixo Rio-Sao Paulo (grandes ou não) são regionais! Não há percentual expressivo de torcedores de Cruzeiro, Inter, Grêmio, Bahia ou qualquer outro fora de seus respectivos estados. Obviamente, tais equipes não têm o mesmo favorecimento midiático de paulistas e cariocas.

          O Atlético-MG tem mais torcedores que Fluminense, Botafogo e Santos, teve arrecadação maior que quase todos os cariocas e que alguns paulistas em 2013. Está sempre entre os 5 clubes do Brasil que mais vende camisas e pacotes de TV por assinatura. Tem historicamente das maiores médias de público do brasileirão, rivalizando com Flamengo e Corinthians. Tem o melhor CT do país, grandes jogadores e não atrasa salários há um bom tempo. E como sempre a discussão desemboca pra títulos, é Campeão Brasileiro (sem título por fax) e 4 vezes vice-campeão, Bi-campeão da Conmebol, maior Campeão Mineiro (42 títulos) e atual Campeão da Libertadores.

          Agora vem um me argumentar sobre representatividade no futebol por causa dos torcedores de Juiz de Fora!! Tenha dó! Há dúvidas se essa cidade fica mesmo em Minas!

           

           

           

           

           

           

          1. É engraçado ver como a paixão

            É engraçado ver como a paixão provoca delírios…

            O Atlético MG é time MÉDIO sim! 

            Quando foi campeão brasileiro? UMA vez. Há mais de 40 anos!

            Falar de Conmebol é brincadeira, está tentando enganar a quem?

            Quanto à Libertadores (no sufoco e nos pênalties), receba meu abraço! Toda regra tem exceção…

            Tirando o grande Reinaldo, jogador do nível do Romário, qual outro GRANDE craque saiu daí?

            Entende agora o que significa TIME GRANDE?

            Em tempo: o Macaé também não atrasa salários. O Guarani tem um centro de treinamentos ótimo! Etc…

  4. Outros grandes já caíram e

    Outros grandes já caíram e voltaram, mesmo que seja com a ajuda do tapetão. Então, se cair algum grande, azar. Se for grande mesmo, volta pelas próprias pernas.

  5. À Rede Globo não interessa, e

    À Rede Globo não interessa, e faz tempo, um campeonato brasileiro por pontos corridos, justamente pelo que ocorre este ano: nenhum time do eixo Rio-São Paulo sequer ameaçou disputar o titulo. Li em algum lugar que este Brasileirão tem rendido as piores audiências. Quem quer ter essa overdose de Corinthians e Flamengo na TV sendo que os dois xodos das transmissões estão la pelo meio da tabela?

  6. Segundona não é demérito

    Segundona não é demérito algum. Demoramos a ter regras claras e fixas na estrutura de nosso futebol. Nada de viradas de mesa.

    Precisamos reforçar os clubes contra a ganância dos empresários que vêem os jogadores apenas como mercadoria  e os clubes como “pasto” pra engorda de seu produto.

    Todos os clubes citados são grandes de nosso futebol. Uns mais outros menos, mas todos são grandes.

    Entretanto, são igualmente todos reféns destes “agentes FiFa”  que, em conluio com diregentes corruptos, fazem e desfazem de nosso futebol. Não dá mais pra perder promessas pra clubes da Europa. Que um grande venha e pague trilhões de dolares/euros por Neymar, vá lá. Mas a grande saída de meninos precoces ou revelações – caso do Lucas, Oscar, Bernard…-  pra clubes estrangeiros “mata a galinha dos ovos de ouro”, como dizia o saldanha há trinta anos atrás.

    É preciso reforar os clubes e impedir a saída de meninos e revelações para clubes estrangeiros. 

    Não é por outro motivo que nosso campeonato nacional está muito parecido com uma grande segundona. O líder absoluto é um time sem craques – um monte de jogadores razoáveis correndo e lutando, fazendo tudo que seu “professor” mandou. Chegamos ao fundo do poço.  

    Fora Marin!!!   

    1. Como se define um craque?

      Craque é aquele jogador que já foi campeão fora do Brasil? Craque é aquele jogador que já foi convocado pela seleção brasileira? Craque é aquele jogador que já convocado para a seleção e disputou uma copa do mundo? Ou craque é o jogador que sempre joga bem ou joga bem a maioria dos jogos? Para qualquer uma destas possíveis definições de craque o líder do campeonato brasileiro tem jogadroes que se encaixam. No mais tais jogadores, considerados craques por muita gente e que não vou nomear pois recomendo que você assista aos jogos e veja por si mesmo (até por que pra mim craque tem que joagr bem), no mais o campeonato brasileiro é fraco desde meados dos anos 90 que foi quando comecei a acomanhar futebol com mais afinco e este ano o atual líder representa o ponto fora da curva por apostar na velha formula que sempre deu certo em Minas Gerais: jogador genial tem que ter estrela e não ser estrelinha…..

      1. Vou te dar minha opinião

        Vou te dar minha opinião sobre o que é realmente craque:

        Suponhamos que se pudesse rejuvenescer um atleta por algumas horas. Um jogador como Zico, Rivelino, Maradona etc. pudesse jogar hoje como estava no auge da carreira. E alguém fosse promover um simples amistoso com sua presença. Obviamente qualquer estádio estaria cheio de torcedores querendo rememorar as jogadas geniais desses “mitos”.

        Agora faça o mesmo com um Kaká da vida. Jogador que sempre considerei um bom puxador de contra-ataques apenas, mas que a mídia (talvez “motivada” pela lâmina de barbear que o patrocina) o considera o segundo Pelé! Aja saco pra tanta puxação de saco em torno dele… Duvido que encha metade do Morumbi, no clube que defendeu no Brasil.

        Simples…

  7. Sendo realista: O que torna

    Sendo realista: O que torna um clube “grande” é o retorno financeiro que um clube dá para a TV e os patrocinadores. Devido a isso, são os clubes que tem forte torcida local (e em grandes centros) ou torcidas nacionais.

    Uma das coisas que “estragam” o  futebol brasileiro é justamente o tal do rebaixamento que faz os clubes arriscarem pouco na formação dos times. Preferem antigos medalhões do que apostar em novos treinadores, jogadores e sistemas de jogo.

    E aqui fala um torcedor do América-RJ.

  8. Vamos por partes:
    1- Em meu

    Vamos por partes:

    1- Em meu comentário do post anterior em que defendi a redução dos que caem de 4 para 3 clubes JAMAIS DEFENDI QUALQUER VIRADA DE MESA. Minha sugestão é de APENAS seguir a lógica de TODOS os campeonatos europeus (onde jogam 20 e caem 3, sendo que em alguns o antepenúltimo ainda tem chance de jogar com o terceiro da segunda pra ver quem fica na 1a. divisão).

    2- Quando me refiro a um clube GRANDE, falo sobre clube que dá audiência de rádio e tv. Não adianta “encher estádio”, pois a comparação é pífia. Num jogo do Santa Cruz com 50 mil pagantes e mais alguns ouvintes pelo rádio tem uma veiculação de patrocínio infinitamente menor do que um jogo qualquer do Flamengo, onde dezenas de milhões ligam a tv para torcer (contra e a favor). Quanto renderia um patrocinio de tv numa final entre o CAP e o Vitória? E outra entre o Vasco e o Corintians? Dá pra comparar??? 

    3- Essa paranoia que algumas pessoas tem do “eixo Rio-SP” é infantil. Esses estados forneceram praticamente todos os principais atletas que brilharam nas copas do mundo. Sem eles, não teríamos ganho NADA. Vejamos: Leônidas e Zizinho foram considerados os melhores jogadores das copas de 1938 e 1950, Garrincha e Pelé nas copas de 1958/62, Romário e Ronaldinho (Fenômeno) em 1994  e 2002. Os GRANDES craques, salvo exceções de praxe, vieram deste “eixo”. Friedenreich, Domingos da Guia, Ademir, Rivelino, Gérson, Didi, Zico, PC Caju, Nilton Santos, Jairzinho, Amarildo, Coutinho, etc… Quantos desse nível o CAP e o Ba-Vi revelaram? Por isso os clubes que revelaram esses jogadores são considerados GRANDES…

    No estado da Bahia, onde acho que vc mora e eu morei por 4 anos, o Flamengo e o Vasco tem torcidas iguais ou até maiores que a dupla BaVi, principalmente nas cidades do interior.

    Futebol é movido a paixão, paixão de massa. Os regulamentos tem que levar em consideração os elementos que motivam os milhões que irão assistir aos eventos e dar retorno aos patrocinadores. Nada impede que o Vitória venha a ser grande um dia, basta ganhar títulos realmente importantes, revelar craques realmente geniais (durante alguns anos a fio) e esperar a natural audiência que isto resultará, com certeza. Mas por enquanto…

    Seu comentário me fez lembrar de uma tia-avó minha que, num almoço de domingo, assistia a uma discussão sobre quem deveria ser convocado para a copa de 1966. Cada um puxava a sardinha pro seu clube, pois tinham sido pré-convocados 44 atletas, mas só iriam 22. De repente, ela pergunta: “porque não convocam um jogador de cada estado do Brasil? Seria mais justo e voces não discutiriam mais”…

  9. Quer matar de raiva um

    Quer matar de raiva um torcedor do Vitória é chamar o o VitÓria de “Vitória da Bahia” , o nome do time centenário é “VITÓRIA”.

      E  aos desavisados a folha salarial do Vitória é de 3 milhões mensais, pagos regularmente e o orçamento anula em torno de 65 milhoes , então não é time pequeno é no mínimo  um time médio..

  10. Esporte tem de ter meritocracia

    Esporte tem que ser ancorado na meritocracia. Esta proposta de “grande” não cair é igual a proposta de permitir do dopping nos esportes olímpicos. Não podemos esquecer que o esporte também é instrumento de educação e inclusão social. Sem a meritocracia nossas crianças e adolecentes (fonte do crescimento e perpetuação do esporte) estarão com os valores éticos e morais de sua formação comprometidos. Como os pais vão ensinar meritocracia com estas regras de exceções?

  11. Os times grandes

    Times grandes no Brasil são: Grêmio, Inter, Coritiba, Atlético Paranaense, Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro. São grandes por um mix de títulos, poderio econômico e torcida.

    Times médios: Vitória, Bahia, Naútico, Sport, Ponte Preta, Guaraní, Goias, Figueirense, Avai e Criciúma. A Portuguesa é um time médio por poderio econômico, mas faltam títulos e torcida.

    Todos outros times brasileiros são pequenos.

    Quantos aos velhinhos, Zé Roberto virou reserva e o Grêmio cresceu na parada. O Sidorf decaiu muito no segundo turno. Snao mais lembrados por seu passado do que pelo presente.

     

    1. Curitiba e CAP grandes???
      Ok.

      Curitiba e CAP grandes???

      Ok. Cite os MUITOS títulos importantes e os GRANDES craques revelados por essas simpáticas agremiações. E os MILHÕES de torcedores…

      Fala sério…

  12. Mais um com complexo de

    Mais um com complexo de inferioridade.

     

    Se a Globo fosse justa mesmo, Flamengo e Corinthians receberiam MUITO MAIS.

    A diferença deles para os outros é maior do que a diferença da receita.

    Acorda rapaz.

    O que tem de time que vive as custas do Flamengo…

    Só temr enda quando joga com o Flamengo.

    É muito fácil colocar 50 mil num estádio com Ingresso a 1 real. Quero ver com Ingresso a R$80, como é com o Flamengo.

     

    O resto é conversa pra Boi dormir. Grande é grande ponto final.

     

    Esse debate se time grande deve cair não existe. Ta dando Ibope pra idiota!

  13. Se o Bahia por cinco anos

    Se o Bahia por cinco anos tiver o espaço na Globo que tem o Corinthians e o Flamengo se torna a maior torcida do Brasil.

    A parcialidade é tão escancarada que se tivermos o Santosx River Plate na Libertadores, a Globo passa o Curintia contra ninguém na Copa do Brasil.  

    Em 2014 poderemos ter dois  grandes clássicos na série B: Guarani/Ponte Preta e Vasco/Fluminense.

    1. Então me explique porque em

      Então me explique porque em 1940 o Flamengo tinha mais torcida do que AGORA com sua suposta ajuda da Globo.

       

      O Flamengo não virou o maior por causa da Globo. A Globo é que usa o maior que sempre foi maior desde que existe futebol por aqui.

      1. Simplesmente porque a Globo

        Isso se deu até pouco tempo atrás e é simplesmente porque a Globo que era Rio de Janeiro, exclusivamente Rio, hoje é Rio e Sampa.

        No Brasil o Flamengo nos últimos anos perdeu muita torcida para o Corinthians.

        Por outro lado a máfia implantada no futebol brasileiro pelo Flamengo foi aprendida pelos outros clubes.

        1. A Rádio Globo, depois a Rede

          A Rádio Globo, depois a Rede Globo, eram os sinais mais fortes, chegavam aos grotões…Por que o povo escolheu o Flamengo se tinha Vasco, Fluminense e Botafogo para escolher? Isso não tem explicação. Paixão mesmo. O Flamengo não perdeu torcida só pro Corinthians – apesar do violento marketing do clube paulista nos últimos anos -, perdeu pra todos os times, pois houve alguma descentralização das comunicações – a Globo carioca não é mais o único canal…Quanto a acusação de máfia, simplesmente não entendo: O Flamengo ficou praticamente 20 anos sem títulos nacionais. Que máfia é essa?  

          1. Por que o povo escolheu o

            Por que o povo escolheu o Flamengo se tinha Vasco, Fluminense e Botafogo para escolher?

            Simples…o Flamengo dominou o campeonato brasileiro nos anos 80. Foi definitivamente O time daquela década.

          2. Athos,
            Não tenho dados dessa

            Athos,

            Não tenho dados dessa época, mas imagino que até pelo tamanho da população do RJ daria para explicar em parte o sucesso do Flamengo naquele momento. Mas creio que teria que olhar também os resultados, e a relação do clube com a população, se havia elitismo ou era mais popular. E ainda, como foi a migração de um clube de regatas para um de futebol.

            Me parece difícil de imaginar que em 30 o Flamengo já tivesse torcedores espalhados pelo país como tem hoje. Independente disso ter ocorrido naturalmente ou com a “graça” da mídia. E ainda tivemos algumas “ondas” de migração interna, principalmente na região amazônica que podem ter contribuído para divulgar o time.

            Por sinal, esbarrei nisso agora pouco:

            http://www.lancenet.com.br/santos/Temido-respeitado-Santos-Brasil-Pele_0_677932202.html

            Segundo o IBGE, o Santos teria tido na época do Pelé, a segunda maior torcida do país, mostrando que essa questão de torcida e tamanho da mesma pode ser influenciada (in)diretamente por resultados e a promoção (naturalmente) oriunda dos mesmos…e que pode variar ao longo do tempo.

            Mas sei que não dá para se guiar completamente pela razão e lógica ao avaliar a questão, até pelo exemplo corintiano, que mesmo durante uma “longa seca”, se manteve como grande torcida e hoje seria a segunda maior.

            E quem sabe, até a primeira (essa parte é só pra provocar…hehe).

          3. Eu mesmo respondo.Porque o

            Eu mesmo respondo.

            Porque o capeonato carioca era o único decente. Era profissional. O time do Flamengo surgiu na clube de remo por causa disso. Do surgimento do Profissionalismo.

            O Flamengo foi o primeiro time PROFISSIONAL do Brasil com jogadores PAGOS para jogar bola.

            Lógico, pro baiano, isso não tem nada a ver. O negócio deve ser a Globo mesmo.

            Talvez o de SP tb o fosse. Embora, nesta época, eu não acredite.

            Porque o campeonato da bahia era um campeonato de várzea. Amador. Não existia.

            Não precisa ir longe na pesquisa.

             

            E a culpa é do Flamengo se outros estados se organizaram depois? 

             

            Eu poderia resumir meu comentário dizendo roça é roça e capital é capital. simples assim.

            O assis é só o cara da roça que tem ivneja quando alguém da metrópole chega na cidade dele. E come todas… o motivo dele comer todas é o mesmo do Flamengo ser mais popular. 

      2. Athos, o Flamengo não é o

        Athos, o Flamengo não é o maior faturamento do Brasil há décadas, apesar do maior cachê da Globo, então essa história de maior torcida… sei não.

        Os rivais do Palmeiras que estão ponteando nos recursos. Infelizmente.

  14. A Globo tem razão…

    …quando quer acabar com o campeonato de pontos corridos.

    É um campeonato elitista, que valoriza clubes com mais grana, com pontos corridos o Brasil caminha para a espanholização (Flamengo e Corinthians).

    O Campeonato Brasileiro deveria também ter 24 a 30 equipes para que mais times do Nordeste (onde o púbilico lota os estádios) possam participar.

    Curioso que na Europa social-democrata (ou não) os campeonatos sejam de pontos corridos valorizando os mais fortes. Enquanto nos EUA da livre-iniciativa seja mata-mata, onde cada clube disputa de igual pra igual e o mais fraco costuma derrotar o mais forte.

    1. Não sei não. Acho que seus

      Não sei não. Acho que seus argumentos podem estar errados mas concordo com pontos corridos. Precisamos refletir mais.

       

      Sou Flamengo e quero mata mata como era. Os oito primeiros se matando. Formula ÚNICA no mundo.

      Criava heróis. Tem jogador que em jogo decisivo, decide. Outros, só jogam contra Criciuma.

      Eu quero mais são heróis e não um artigo do Kfouri ao fim do campeonato dizendo que a média das atuações de ciclano foi melhor que a média de atuações de fulano.

       

      Desde que foi abolido o mata mata o Brasil(seleção) ficou mais fraco. Pontos corridos não serve para achar o cara que decide, que cresce nos momentos de pressão. E principalmente, não serve para eliminar o cara que AMARELA, que peida na farofa quando a pressão aumenta. Vide Felipe Melo. Um peidão!

       

      Alguém sabe se Neymar decide? Eu só sei que sua atuação contra o Barcelona foi medíocre. Depois quando foi ANULADO pelo Willians(internacional) quando jogava pelo Flamengo, passou a dar botinadas pra tudo quanto é lado. Se não fosse “o cara”, teria sido expulso.

      Essa estatística existe até na NBA. Tem estatística específica para playoffs. Jogador que só rende alí, quando o jogo vale de verdade.

       

      Aqui…virou pontos corridos porque era assim na Itália. Nem espanha era. Era assim na Itália e, obviamente, se vem da Europa, só pode ser melhor.

      Essa foi a lógica por trá da mudança!!! O complexo de inferioridade da Globo. Foi mudado por exigência dela, da Rede Globo!

      No Brasil nunca teve isso. Sempre teve final com seus heróis. Vencemos 4 copas com jogadores oriundos deste sistema. agora vamos descobrindo no decorrer da Copa, quem são aqueles que amarelam.

       

      No campeonato brasileiro, para saber quem foi o melhor jogador, basta fazer a média. se o cara decide ou não é irrelevante. Se joga bem contra o Olaria e mal contra o Corinthians…irrelevante. O importante é a média.

      Parece piada…mas não é.

       

      1. Você está enganado em relação à globo

        Detesto a globo e sua manipulação política, mas…

        em relação ao campeonato de pontos corridos a globo NUNCA foi a favor. Sempre foi contra. Para ela era interessante a manutenção do mata-mata, que dá mais audiência, pois cada jogo é decisão.

        E eu respeito suas considerações mas, sou a favor dos pontos corridos.

        Muitos começaram a reclamar principalmente quando perceberam que seu clube estava com dificuldade de ganhar o brasileiro.

        Campeonato brasileiro com mata-mata é sacanagem mesmo. Ainda mais mata-mata de dois jogos. Já temos a Copa do Brasil assim. Veja o seu Fla, avançou perdendo uma (1×2 Cruzeiro) e ganhando outra (1×0 Cruzeiro). O placar real: 2×2. Mas, no critério casa/fora o Fla avançou por causa do golzinho marcado no Mineirão. Sinceramente, onde está a justiça ao futebol neste fato?

         

  15. Times Grandes

    Para ser time grande é preciso alguns critérios na minha opinião:

    1) Torcida grande

    2) Não pode ficar subindo para a série A e caindo para a Série B a cada 2 anos como o Vitória e Atlético-PR

    3) Títulos importantes.

    Os dois times citados são médios por que não atendem a esses requisitos.

     

    1. Desde quando o Atletico PR

      Desde quando o Atletico PR cai a cada dois anos? Vá se informar melhor. Tem outra coisa, paga suas contas em dia ao contrário de muitos ditos grandes, provavelmente um deles – dos devedores – é o teu time. Quanto á títulos está na média, somente abaixo do Corinthians. Em suma  grande hoje em dia nestes quesitos acima só o Corinthians, muitos cariocas nem deveriam estar na A e sim na B – com exceção do Botafogo.

      1. Realmente o Atlético-PR não

        Realmente o Atlético-PR não cai a cada dois anos, mas esteve lá em 2012. Quanto aos títulos, você deve estar de brincadeira! Tem apenas 1 brasileiro e diz que só está atrás do Corinthians. Meu DEUS! É um time médio.

  16. O meu Flu por exemplo , com

    O meu Flu por exemplo , com ajuda da UNIMED , montou um grande time e foi compeão Brasileiro e o que fez após isso ? Desmontou o time , vendendo a revelação Weligton Nem , Tiago Neves , o Deco parou e o Fred se machucou , pronto  acabou o timão, não teve reposição , a garotada nova foi lançada as feras , como salvadora da pátria , totalmente sem planejamento e agora tai o resultado , esta na bica pra ir pra segundona de novo.

  17. Já tivemos 10 campeonatos com

    Já tivemos 10 campeonatos com pontos corridos sem contar o atual.

    E nesse período tivemos 6 campeões diferentes: Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo,  Flamengo e Fluminense. Então me parece inadequado (ou pelo menos cedo demais) pra falar que o rumo é o da “espanholização”. Se pegar outras décadas anteriores para comparar, também vamos ter 6-7 campeões diferentes no período.

    O que mudou é que depois de certo momento, o campeonato fica praticamente decidido ou restrito ao topo da tabela o que reduziria a emoção, enquanto antes, até o oitavo colocado poderia se sagrar campeão graças a segunda fase.

    1. Se pensar por esse lado, o

      Se pensar por esse lado, o maior número de rebaixados, 1/5 dos times, é uma necessidade para dar mais emoção ao final do campeonato.
      Uns lutando pelo título, outros contra o rebaixamento e, com apenas 20 times, e valendo vagas para 2 campeonatos continentais, nem sobra aquele meio de campo seguro.

      Eu estou satisfeito com o modelo atual. E não acho que a possibilidade de “times grandes” caírem para a série B seja motivo para mudar. O futebol brasileiro é muito competitivo, tem espaço para uma série B com alguma visibilidade.

  18. A provocação do texto foi

    A provocação do texto foi para:

    1) Demonstrar a influência da globo nos ditames da sociedade; na política, no futebol…

    Um colega, logo abaixo, pontuou que o Flamengo e Vasco têm mais torcida no interior da Bahia do que os próprios clubes Bahia e Vitória. Acrescento que isso se dá em quase todos os interiores da região nordeste e explico, informando que até 15 anos atrás, mais ou menos, o sinal da rede globo era único ou com o sinal muito mais forte dos que as rádios das capitais. Com a desconcentração os torcedores mais jovens dos interiores já torcem pelos times locais.

    2) Da mesma forma que os clubes do eixo Rio/São Paulo por terem mais dinheiro da Globo tiram os nossos jogadores da base, vis a vis, os clubes da Europa levam os grandes jogadores do eixo RJ/SP. E o que falar das nossas empresas e a globalização?

    3) Os times grandes, comem os pequenos. E em relação às empresas? Isso se chama concentração de mercado, tema abordado exaustivamente aqui no blog e  os seus efeitos prejuízos para muitos e riqueza para poucos.

    4) Os problemas do elitismo no futebol. E o elitismo na vida da sociedade? O aumento da pobreza mundial. Rendimentos estratosféricos de poucas corporações e seus executivos, com a estrangulação das pequenas e médias empresas.

    5) E o aumento da intolerância no futebol e na sociedade?

    6) A desconcentração da economia no país, a partir de Lula, está sendo benéfico para o País?

    7) O governo pulveriza e redistribui a riqueza dos royalties do petróleo. Isso é bom para o País? E o sentido inverso no futebol, com a concentração cada vez maior será benéfico?

    8) Os lobistas do futebol representando que determinam os jogadores que os clubes devem contratar e a força dos lobistas defendendo o interesses de grandes corporações que influenciam e determinam as ações políticas dos governos.

    9) Demonstrar que os pequenos e médios são tão importantes quanto os grandes. Seja no futebol ou na sociedade como um todo.

    1. Assis, Vamos falar do

      Assis, Vamos falar do Flamengo então.

      Meu ponto é um só.

      O Flamengo é Flamengo no interior da Bahia desde que surgiu.

      A roça olha para a cidade grande desde que a roça existe.

      Vc vem aqui falar de futebol pra pregar revolução social. Que isso meu amigo.

       

      É só falar que o Flamengo em 1930 ja era o time do Povo que o pessoal muda de assunto.

      Não mude de assunto não. Esquece a Globo.

      Essa argumentação Flamego e Rede Globo é coisa de criança. Criança ou Azenha, onde os fins justificam os meios…

      Pra cima do Meu Flamengo não.

      Vá fazer política em outro lugar!

      1. O Flamengo faliu. Uma dívida

        O Flamengo faliu. Uma dívida impagável.

        Não revela mais jogadores para a seleção brasileira,

        revela apenas para as páginas políciais como o goleiro Bruno e o atacante Adriano.

        1. Eu não disse que eles mudam

          Eu não disse que eles mudam de assunto na hora.

          Fingem que não escutaram e que não é com eles.

           

          uhauhauhauhauh, Melhor impossível!

          Assis, obrigado por PROVAR  minha linha de argumentação.

          1. Campeonatos roubados

            Não podemos esquecer o quão foi maléfico por anos esta “supremacia” do eixo Rio-São Paulo.Quem conhece a história do futebol brasileiro sbae disso.O supra sumo deste favoritismo se deu na final do brasileiro na maraca em 1980,onde discaradamente o Atletico Mineiro foi roubado,com um dos maiores jogadores da época,o Reinaldo,expulso sem nehuma razão,e os depoimentos do jogadores do galo sobre aquela multidão estava a beira do gramado,ameaçando os jogadores,”se ganhar vai apanhar.Ou o jogo da libertadores no Serra Dourada,que o sr. Wright expulsou meio time.Ai voçe olha os valores de patrocínio e realmente desanima,de onde vem estes dados? Das melhores médias do campeonato brasileiro,o Famengo tem 12 e o Galo em 2º com 9 (sem apoio da Globo),no Paper View,o Galo é o terceiro,e como seu xará do Paraná,caminha para ser um dos poucos clubes com grande patrimonio,Tem o melhor CT,L,2 clubes sociais,Labareda e Vila olimpica,tem uma sede social no bairro mais valorizado de BH,e ainda tem o dinheiro do Diamond Mall,Shoping construi no quarteirão ao lado da sede,no antigo campo,em que o contrato da administradora vence em poucos anos,são milhões de reais.Agora com a grana,a propaganda gratuita que os times do eixo recebem,mais o da TV,é vregonhoso qualquer time do eixo cair a segundona,aliás quando caiam davam o “jeitinho”,como o Flu,que chegou a terceira,e subiu a primeira,por um artificio.Agora o times do eixo estão fora da zona de liberta,exeto pelo Bota,e o resto estava até o meio da campeonato lutando para não cair,vem falar em mediocridade,e porque o cruzeiro(argh) esta varios pontos a frente,quase impossivel de ser alcançado.Corinthians e Flamengo pelo dinheiro ea propaganda que recebem deveriam obrigatóriamente ser os Bracelonas e Bayerns das americas,e por anos,estarem sempre no topo das competições.com planteis respeitaveis..Mas é a maldita cartolagem de dirigentes,de federações estaduais(nem sei para que existem),da tv,que está matando a maioria dos clubes.Ainda bem que tem exeçoes.O Vasco vai cair? e dai,que caia,dispute sua volta a elite,e que sirva de lição,mas ao que parece as coisa vão continuar as mesmas ou piorar para o clube carioca,ja que a própria torcida esta querendo a volta do Eurico Miranda.

          2. Um autêntica “viagem ao reino

            Um autêntica “viagem ao reino da maionese”… Pura destilação de ódio barata e seletiva.

            E omite na maior cara de pau o verdadeiro assalto que o Atletico sofreu, na decisão de 1977, quando Reinaldo (ainda em plena forma) foi impedido de jogar a final contra o S. Paulo por uma cartolada ridícula, e neste jogo quebraram a perna do Ângelo (Neca e Chicão). Parece que seu ódio é só dos cariocas…

            Quanto à final de 1980, você omitiu o soco do Palhinha no Rondinelli no primeiro jogo em BH que não rendeu expulsão e quebrou o maxilar do zagueiro. No segundo jogo, Reinaldo (já sem suas melhores condições) teve que simular uma contusão para não ser marcado e poder dar aquele pique de 50 metros pra fazer o segundo gol, malandragem típica do mau caráter que era. Depois foi justamente expulso por fazer cêra acintosamente, quando se arrastava em campo.

            O jogo do Serra Dourada que teve as expulsões foi a partida mais violenta que já assisti. Os atleticanos pareciam ensandecidos, davam porrada em todo mundo. Quase quebraram a perna do Tita logo no primeiro lance. Leandro, que jogava no meio de campo, foi caçado e quase sai contundido. Coisa típica de time pequeno apavorado. Foi patético ver Chicão, Palhinha, Éder, Pedrinho, cretinos de longa data, darem botinadas e serem expulsos. Tente procurar o vídeo na net e confira, para não fazer papel de torcedor recalcado…

    2. Esse “um colega abaixo”

      Esse “um colega abaixo” responde:

      Acho que sua (Assis) abordagem sobre o futebol é equivocada. Compará-la à política não acrescenta ao debate, simplesmente porque trata-se de um esporte, fonte de paixões e emoções irracionais. 

      Na minha modesta opinião (respeito a sua) não se pode “matar” essa paixão em nome de uma pseudo-democracia. Você está misturando (manipulando) os assuntos em prol de seus argumentos.

      Vou repetir: se o seu Bahia (ou Vitória, sei lá) revelar um, pelo menos um, craque do nível de um Zizinho, Gérson, Amarildo, Zico, Leandro, Evaristo, Domingos da Guia, ou até de um Adriano (todos CARIOCAS e revelados na Gávea) e tiver vencido alguns campeonatos brasileiros, torneios internacionais e etc. Quem sabe ele não se torna um Flamengo da vida? Não vale citar o Bobô.

      Só não pode ficar frequentando a segundona (e até a terceirona no caso do Bahia) toda hora, como um iôiô. Certo?

      Pelo visto seu esporte deve ser ciclismo…

    3. Esse “um colega abaixo”

      Esse “um colega abaixo” responde:

      Acho que sua (Assis) abordagem sobre o futebol é equivocada. Compará-la à política não acrescenta ao debate, simplesmente porque trata-se de um esporte, fonte de paixões e emoções irracionais. 

      Na minha modesta opinião (respeito a sua) não se pode “matar” essa paixão em nome de uma pseudo-democracia. Você está misturando (manipulando) os assuntos em prol de seus argumentos.

      Vou repetir: se o seu Bahia (ou Vitória, sei lá) revelar um, pelo menos um, craque do nível de um Zizinho, Gérson, Amarildo, Zico, Leandro, Evaristo, Domingos da Guia, ou até de um Adriano (todos CARIOCAS e revelados na Gávea) e tiver vencido alguns campeonatos brasileiros, torneios internacionais e etc. Quem sabe ele não se torna um Flamengo da vida? Não vale citar o Bobô.

      Só não pode ficar frequentando a segundona (e até a terceirona no caso do Bahia) toda hora, como um iôiô. Certo?

      Pelo visto seu esporte deve ser ciclismo…

        1. Serve os quatro titulares da

          Serve os quatro titulares da seleção brasileira na copa das confederações todos oriundos das divisões de base de Bahia, Vitoria e Galícia; Daniel Alves, David Luiz , Dante e Hulk?

          1. Acho que vc está de sacanagem

            Acho que vc está de sacanagem comigo…

            E olha que tentei “elevar o nível” do debate…

            Pra quem assistiu Pelé, Garrincha, Zico e cia.. AO VIVO, é dose “debater ” nesses termos…

          2. A mídia cria diversos mitos.

            A mídia cria diversos mitos. Querem colocar o tal do hernane do flamídia na seleção, é mole?

            O fato é que os jogadores do RJ-SP são supervalorizados pela mídia enquantos os jogadores do resto do país só são bons qndo jogam por algum time do eixo.

            Zico foi um bom jogador, mas hoje consigo enxergar milhares melhores q ele. Para citar alguns: Iniesta, Xavi, zidane, beckham, pirlo, falcão e mtos outros…Zico n está nem entre os 100 melhores de todos os tempos e a mídia insiste em colocá-lo lá.

            Em 1989 Charles, campeão brasileiro pelo Bahia, foi convocado para seleção e desconvocado no avião. Por isso R.Gaúcho tomou ovada qndo a seleção jogou na Fonte Nova. Em 97 Bebeto, então jogador do vitória, recebeu um telefonema informando-o q ele deveria se transferir para um time do RJ para ser convicado para a Copa de 98. Foi para o Botafogo no mesmo ano.

            A mídia cria uma áurea em cima dos times do RJ-SP e até os árbitros temem. É por isso q final de campeonato é um deus-nos-acuda para salvar esses times.

             

             

          3. Respeito sua opinião, amigo,

            Respeito sua opinião, amigo, mas com certeza você não viu o Zico jogar.

            Quanto ao Hernane, você não entendeu uma brincadeira típica dos cariocas, sempre bem humorados. Muito diferente das pessoas recalcadas e invejosas…

            Fica com teu padrão de futebol aí, que eu fico como meu. Combinado?

  19. Mengooooo!!!!

    Se o assunto é futebol, só fico racional por alguns segundos. Tempo suficiente para falar que a lei Pelé é uma merda. Era para o jogador deixar de ser escravo do clube, diziam. Agora, é escravo dos empresários.

    Dito isso, sou a favor de pontos corridos até as semifinais. Daí os quatro primeiros disputariam o título no mata-mata. Porque é muito mais emocionante. E emoção é com o Mengão!!!!!!!!

    Hoje 10 horas a nação de olho na TV, na Globo ou na Band, não interessa, que o Flamengo é maior que isso tudo.

    Dá-lhe Brocador!

  20. Times grandes e médios

    Infelismente as comparações que se faz entre times grandes e pequenos é pelo passado. Times centenários tende a ter mais torcidas devido as divulgações, através do tempo, do rádio, principalmente, revistas e TV. A lógica é que os times do Rio/São Paulo foram sempre mais citados e captados, pelos torcedores fora do eixo citado, em seus receptores e os times locais tinham pouca exposição, o que bloqueava seu crescimento. Tanto assim que times do RS e Minas tiveram que batalhar para ter reconhecimento e torcida nacional. Conquistaram títulos nacionais e internacionais importantes e, hoje, estão sempre entre os primeiros. Os demais times, considerados médios, têm muitas dificuldades de subir no conceito devido, ás vezes, a discriminação imposta pela CBF, sempre em proteção aos ditos “grandes”, em detrimento aos demais. Os times médios são prejudicados, principalmente, por juízes sem condições técnicas  que não servem nem para apitar “peladas” e cometem deslizes e erros clamorosos sem que se tome providências contra os mesmos, que continuam apitando normalmente. Esse juízes acabam prejudicando times de ponta também.

  21. Os torcedores corinthianos,

    Os torcedores corinthianos, palmeirenses, vascaínos, e outros que me perdoem, mas time grande que é grande de verdade não cai.

    Assinado: orgulhoso torcedor do único time brasileiro Tri-Mundial (não é preciso dizer mais nada).

  22. Assis Ribeiro,
    Você esqueceu

    Assis Ribeiro,

    Você esqueceu de mencionar mais um atributo do Atlético Paranaense: tem a arquibancada com as torcedoras mais bonitas do brasileirão.

     

  23. Elitização do futebol

    Alguns fatos ainda não mencionados e outros já citados, mas que colaboram para o debate:

    1. Globo priorizando jogos de Corinthians e Flamengo em suas transmissões na TV aberta – por uma questão mercadológica e ideológica, sim pq prova irrefutável de que estes 2 clubes têm as maiores toricdas do Brasil não existe, alimenta um círculo vicioso que prejudica os demais clubes.

    2. Maiores verbas por direito de imagem para clubes distribuídas tendo como base critérios duvidosos e subjetivos – alguém consegue explicar racionalmente pq clubes como Botafogo (RJ) e Vasco (RJ) recebem mais recursos da Globo do que Inter (RS) e Grêmio (RS) e Cruzeiro (MG)?

    3. Com se justifica o investimento de uma estatal como a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 30 milhões anuais na camiseta do Corínthians se não existe prova irrefutável de que este clube tenha a maior toricda do Brasil? Novamente se alimenta um círculo vicioso em torno de um argumento falacioso e que cria mais desigualdade entre os clubes.

    4. O recente reconhecimento por parte da CBF de que títulos disputados em âmbito regional (Taça Rio- Sâo Paulo e “Robertão”), por alguns clubes de RJ e SP e alguns convidados, como títulos nacionais, por interesses eleitorais da confederação, trouxeram ainda mais desigualdade e injustiça para os sistemas de ranqueamento existentes.

    5. A elevação dos padrões salariais por conta do exposto nos itens 1,2 e 3 torna a concorrência pelos melhores jogadores totalmente desequilibrada, permitindo somente a alguns clubes formarem times competitivos, tornando nossos campeonatos cada vez mais parecidos com o Espanhol e Italiano onde sempre os mesmos clubes disputam os títulos.

    Existe solução para isso? Sim, na minha visão a organização dos clubes em torno de ligas que tenham interesse em desenvolver e perenizar o esporte e os clubes e não no aumento do seu patrimônio pessoal e político. Exemplos como a NBA (basquete norte americano) e NFL (futebol americano) me paracem bastantes adequados.

  24. `É  infalível  :  Para 

    `É  infalível  :  Para  falar  de  futebol   brasileiro   tem  que   mencionar   o  Flamengo  ;  para  falar de Política  no   Brasil,   tem  que  falar  no  PT.  E  aí,  sobram  paixão e debates . Não  há  como  evitar. è  o  que  dá  ser  o melhor  e  o  maior  em  seu  campo de atuação,  hehe.

     

  25. Assis,  admiro muito seus

    Assis,  admiro muito seus comentários sobre sociedade e política, mas prá, aqui neste assunto, você não está certo.

    Você pergunta o que são “grandes clubes”, e eu te diria que não existem clubes grandes, pequenos ou médios. Existem clubes que são nacionais, outros regionais e outros nem isso conseguem ser. E isso não tem nada a ver com a situação político financeira do clube, mas sim com a sua abrangência enquanto entitade que agrega pessoas em torno de si, ou seja, torcedores.

    Você cita ao Atlético-PR, mas o Atlético não consegue ter torcedor, reunir pessoas, nem no interior do Paraná, onde no norte as pessoas se dividem entre os times paulitas e no sudoeste entre os times gaúchos. Não posso opinar quanto ao Vitória pois não tenho informações, mas Grêmio e Inter, como citei acima, são clubes regionais e que tem torcedores espalhados por todo o sul e também por estados para onde migraram os gaúchos atrás de terras, como Rondônia, Roraima e Pará.  

    Mas clubes de abrangência nacional só existem mesmo os oito grandes que não são clubes cariocas ou paulistas, são verdadeiramente entidades nacionais. Taí o palmeiras na segundona colocando gente nos estádios por onde quer que passe. Flamengo, Corinthians, São Paulo estão “em casa” onde quer que forem jogar no território nacional. E isso não é pelo simples fato de serem do Rio ou São Paulo, se assim fosse, Portuguesa, América, Juventus e Madureira também teriam que ser grandes clubes.

    Evidente que o fato das principais rádios de outrora, assim como as redes de tv, serem do eixo Rio-SP tem muito a ver com essa disseminação desses clubes pelo Brasil, mas isso é história, e não se reverterá jamais.

    Uma mudança interessante que aconteceu nos úlimos tempos foi o caminho percorrido pelos grandes jogadores. Até 30 anos atrás, na década de 70, os clubes nacionais eram o destino final deles. A partir da dácada de 80, esse clubes passaram a ser trampolins para carreiras na Europa, e a partir de uns 10 ou 15 anos atrás, as transferências começaram a se dar diretamente entre clubes de fora do eixo e clubes europeus, voltando os clubes nacionais a serem o destino final de carreiras de jogadores que já tiveram sua oportunidade no exterior, alguns voltando consagrados e com mais idade e outros que retornam sem fazer sucesso lá fora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador