Categories: Notícia

O erro da perda de um discurso laico pela oposição.

Vem a notícia que Lula tenta atrair os evangélicos para o PT.

 

Isto é um erro estratégico não meramente tático, pois isto poderá conduzir a uma maior perda da noção de Estado Laico no lugar de reforçar a verdadeira luta contra a política econômica.

.

Certamente as donas de casa evangélicas por mais que os pastores as digam que devam votar em A ou B elas vão votar como todos votam tanto os ricos como os pobres, com a barriga, a grande diferença que a barriga dos ricos está bem cheia e a dos pobres está no espinhaço. Seria muito mais importante do que esta verdadeira virada eleitoreira do PT de tentar se aproximar de setores ditos “progressistas” das igrejas evangélicas, mas vamos aos fatos.

.

Com os governos do PT houve a formação da “nova classe média”, que de classe média não tinha nada, eram proletários que conseguiram pequenos avanços não só em ganhos salariais, mas como também em aumento do nível de emprego e uma pequena melhora das políticas públicas. Estes ganhos foram obtidos principalmente no segundo governo Lula e no primeiro da Dilma, com a virada para o mercado do segundo governo Dilma, os ganhos foram simplesmente estancados e para quem vinha numa pequena ascensão esta parada e até uma pequena queda nestes ganhos foi interpretado por uma parte mais despolitizada do eleitorado como um abandono das políticas de ganhos econômicos para setores mais despolitizados.

.

Dentro deste cenário, de estagnação de ganhos, agiram as pautas morais como um questionamento do governos do PT, para a implantação desta pauta moral foi mais importante as ações mais agressivas de nossos BoBo, uso uma expressão francesa para um determinado grupo social minoritário, mas barulhento, os bourgeois-bohemian, que é basicamente representado por um setor de classe média (real, não a falsa classe média criada pelo PT), que é descolado, “cool”, progressistas em costumes, levemente de esquerda (tipo PSOL), mas na realidade que desprezam os setores populares. Ou seja, são filhos da classe média brasileira que nas suas casas há empregadas evangélicas sendo explorada ao máximo.

.

Há uma fragrante oposição não só na pauta de costumes entre os BoBos e os evangélicos, se fosse somente isto não haveria problemas, mas o problema é que as meninas que todas animadas saíram para a rua no “Ele não”, representam não só a defesa do aborto, do amor livre e do “Proibido proibir”, que já foi enterrado há mais de trinta anos esta frase no “maio de 68” na própria França que a originou.

.

Há uma ruptura real entre as meninas e os meninos BoBo e as classes operárias, quem já em 1973 mostrou claramente que o maio de 68 francês era mais do que uma simples libertação de costumes foi o sociólogo marxista francês Michel Clouscard, que foi bem mais adiante redefinindo os bobos como “lili-bobo”, ou seja, bourgeois libéral-libertaire e não é por acaso que seu livro em que ele apresenta com clareza esta posição se chama “Néo-fascisme et idéologie du désir”, mostrando claramente a contradição dos “lili-bobo” como pessoas economicamente a direita e ideologicamente a esquerda.

.

Parece meio incongruente ser de direita e ter uma “ideologia de esquerda”, mas se olharmos com as aspas esta ideologia de esquerda veremos que nesta se exclui a luta de classes e por consequência o discurso de esquerda fica vazio como a atual tentativa de aproximação do PT com os evangélicos, pois simplesmente será uma aproximação tentando mostrar que os “valores cristãos”, os mesmos valores que deu suporte ao capitalismo nos últimos séculos, não querem pessoas “mazinhas” que fazem “arminhas com as mãos”, pois a “ética cristã” é contra isto. Nada vão dizer que a mesma ética cristã dos padres católicos e dos pastores protestantes por conta do materialismo dialético das esquerdas revolucionárias foram e SERÃO COMBATIDAS com apoio de todos os seus pregadores.

.

Mas voltando ao fundo da real da contradição entre as meninas e meninos do “Ele não” com as classes populares, principalmente as mulheres evangélicas, está no dia a dia, quando a mesma defensora das pautas de costumes liberais, deixa seu quarto totalmente desarrumado cheio de roupas sujas para que uma diarista e mal paga evangélica venha cuidar das calcinhas e cuecas sujas das meninas e meninos progressistas.

Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

2 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

3 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

3 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

5 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

5 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

5 horas ago