O esquema de Fura Fila no SUS

Li que hoje o fantástico irá abordar o esquema de fura-fila para a realização de cirurgia no Sistema Único de Saúde.

*Fantástico vai revelar o escândalo do fura-fila no Sistema Único de Saúde*

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/10/fantastico-vai-revelar-o-escandalo-do-fura-fila-no-sistema-unico-de-saude.html

Acredito que um dos escândalos abordados será o que há muito tempo ocorre na cidade de Taubaté-SP. O assunto sempre foi alvo de comentários entre os taubateanos, mas nunca ninguém tinha provas concretas. Parece que um vereador conseguiu reunir provas. Ele encaminhou uma representação ao Ministério Público. Segundo a acusação, esquema envolve o gabinete do vereador Bilili (PSDB). A chefe de Gabinete é filha de uma funcionária da área da saúde, responsável pela (ou com influência sobre) a organização da fila para as realizações de cirurgias na Delegacia Regional de Saúde (DRS-XVII, Secretaria de Estado de Saúde de DP). Inclui o diretor do Hospital Regional (instituição Estadual terceirizada) e a ex-diretora da DRS-XVII. Ainda segundo as denúncias, através de falsificação de documentos, além de colocar pacientes do SUS do município de Taubaté como prioritários nessa fila, o esquema possibilitaria a inclusão de outros pacientes que nem do município são.

Um resumo da representação ao MP pode ser assistida na gravação da Sessão Legislativa da Câmara do município de Taubaté no site da TV Câmara:

http://tvcamara.camarataubate.sp.gov.br

E também no vídeo anexado abaixo.

Esse caso envolvendo um vereador Tucano do município de Taubaté pode envolver até a compra de votos (inclusive, para o pleito de 2016). Porém, acredito que não faça parte da representação ao MP, por precisar envolver o depoimento de eleitores que foram ou receberam a promessa de serem beneficiados com uma vaga para realizar a cirurgia (coisa difícil, pr acotecer em momento de vulnerabilidade das famílias envolvidas).

Alguns anos atrás (se não me falha a memória, há exatos 4 anos), lembro que o mesmo vereador, após ser acusado pelo mesmo motivo, alegara que, ou atuaria em casos extremos que dizem respeito a casos de vida ou morte, ou “apenas” encaixava novos pacientes nas vagas de cirurgia, quando os pacientes da fila não compareciam na data e horários marcados. Ao que os acusadores, retrucavam dizendo que os pacientes só não compareciam porque recebiam ligações da DSR ou Hospital, dizendo que a cirurgia havia sido cancelada.

 

Eu espero que isso tudo não seja verdade, pois um vereador que agisse dessa forma significaria o oposto do papel que deveria desempenhar.

Espero que todos os eleitores entendam que um vereador que se vale das dificuldades e precariedades das políticas públicas para oferecer ou vender favores (vaga na saúde, na creche, licenças municipais, etc em troca de votos), NÃO TEM INTERESSE nenhum em lutar por uma condição que garanta a saúde, a educação, a assistência social e os serviços municipais como DIREITO.

#

(Pense nisso tio, pense nisso primo, esse texto é para vocês, lembrem-se que essa “vantagem” momentânea da vaga na creche ou da cirurgia, custará muito caro, pois o seu voto ajudou a tirar da Câmara um vereador que poderia transformar esses “favores” em direitos, que poderia lutar para que a prefeitura ofereça vagas suficientes para TODOS os que precisam, e não apenas para os que têm relações pretensamente privilegiadas).

#

Alguns minutos assistindo os videos oficiais da Camara Municipal de Taubaté (que tem uma TV publica que transmite as sessões ao vivo) oferecem a dimensão do problema. Os vereadores trocam acusações num espetaculo de coronelismo, impunidade e, ao que parece, assunção de culpa. Por um lado, felizmente. Por outro, infelizmente, porque os demandos e abusos ocorrem “desde sempre”, e as autoridades parecem não agir na proporção dos prováveis delitos.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador