O fascismo JAMAIS nasceu de uma causa nobre.

Talvez falte conhecimento histórico de algumas pessoas, e por isto começam a falar coisas que não tem nenhuma lógica.

O surgimento da ideologia fascista vem do FUTURISMO, expresso pelo manifesto futurista criado pelo poeta italiano Filippo Marinetti em 1909 e se tratava de uma espécie de movimento de vanguarda que até teve alguns reflexos no movimento de arte moderna em São Paulo, e se tratava de um movimento abertamente amoral, onde nos seus 11 itens vemos coisas que estão bem longe de ser o que consideraríamos uma causa nobre, tais como:

  1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.

3.  A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

7.  Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostrar-se diante do homem.

9.  Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo – o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.

10.Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.

Filippo Marinetti fundou em 1918 o Partido Político Futurista, que converge aos Fasci di Combat, um movimento proto-fascista que realiza o primeiro movimento de ataque físico as instalações do jornal socialista Avanti junto com o Partito Nazionale Fascista (PNF) foi fundado na cidade de Roma em 9 de novembro de 1921 Sendo está a origem de todas as manifestações violentas dos squadristas (tropas de choque dos movimentos fascistas) que posteriormente é copiada pelas SA nazistas. Os squadristas que estavam armados, matam dois socialistas Pietro Bogni e Giuseppe Lucioni.

Como em 1919 Mussolini deixa de lado as reivindicações de abolição da monarquia e apoio as “greves corretas”, pois ele já estava negociando com a oligarquia depois de ser derrotado nas eleições de novembro de 1919, Marinetti vendo a besteira que tinha feito abandona a política e volta as artes.

A vida política do fascismo italiano começa com o jornal “Il Popolo d’Italia” que Mussolini funda em novembro de 1914, que é uma dissidência do então partido socialista italiano que era contra a entrada da Itália na guerra, já em 18 de outubro anterior a criação do jornal, Mussolini publica em outro jornal um artigo favorável a guerra. O financiamento do jornal “Il Popolo d’Italia” é financiado por diversos oligarcas italianos inclusive da conhecida família Agnelli que fundou a Fiat em 1899 e mais outros como Carlo Esterle (Edison), Emilio Bruzzone, Pio Perrone (Ansaldo, fabricante de turbinas)e Emanuele Vittorio Parodi. Além disto Mussolini recebeu dinheiro dos governos Frances e Inglês, para apoiar a entrada de Itália na guerra (todos estes dados são obtidos da contabilidade do jornal).

Logo, pode-se ver que tanto os ideais republicanos que são abandonados depois da criação do partido fascista, antes mesmo do surgimento do partido, Mussolini apoiava a entrada na guerra, que vai gerar um enorme passivo de soldados desempregados e mutilados de guerra, que Mussolini usa posteriormente para seu partido e antes mesmo da criação do partido Mussolini consegue apoio da oligarquia italiana. Ou seja, JAMAIS o fascismo começou com uma causa nobre, mas sim do militarismo, da traição da pátria (recebendo dinheiro de governos estrangeiros) e da sua aliança com a oligarquia contra o povo.

O que foi o verdadeiro mote do fascismo foi a possibilidade da esquerda vencer as eleições na Itália, fazendo que se criasse uma fantasia da terceira via, que não seria o capitalismo (coisa que é desmentida pelo seu próprio financiamento) e não seria o comunismo.

Mais uma vez fica claro, a opção ao fascismo é algo feita pelas oligarquias quando não acham uma solução de direita factível, ou seja, jamais o fascismo brotou de algo nobre, mas sim da continuidade do capitalismo com partido único e truculento.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador