O HSBC e os Piratas do Tietê

O HSBC da Suíça é um banco mafioso comandado por mafiosos que prestava ou ainda presta serviços a diversas máfias ao redor do planeta. Por isto mesmo, toda vez que leio sobre o Swissleaks lembro imediatamente das tirinhas e das revistas dos Piratas do Tietê. Há uma perfeita simetria entre a ética dos banqueiros neoliberais e a dos personagens inventados por Laerte nos anos 1980.

Os Piratas do Tietê certamente aprovariam e usariam sistemas bancários informatizados e conectados por cabos e satélites em diversos países. O verdadeiro crime organizado quer segurança, garantia de acesso às suas pilhagens.

A pirataria moderna é praticada por bucaneiros de terno e gravata operando iPads e ultrabooks. Eles conceberam e difundiram uma nova ideologia, uma nova religião financeira que, como toda religião, está apta a enganar alguns milhões de idiotas para que eles apoiem uns poucos que lucram desonestamente.

No século XIX, Karl Marx descreveu a mais-valia. No princípio do século XX, Lenin criticou o Estado burguês e o imperialismo. Os neocapitalistas, sucessores legítimos dos Piratas do Tietê dos anos 1980, perceberam que o crime financeirizado, aliado ao esvaziamento do Estado poderia ser mais lucrativo do que produzir mais-valia e mais seguro do que erigir impérios com exércitos massificados.

O Swissleaks e seu acobertamento pela imprensa brasileira (que defende os mafiosos da política e das finanças como se eles pertencessem à mesma máfia que os barões da mídia) provam que os Piratas do Tietê venceram. Já entramos na era do banqueirismo desregulado que enriquece sem produzir mais-valia e explora a crime-valia em escala planetária. O capitalismo chegou, enfim, ao seu ultimo estágio: o da pilhagem sorrateira mais ou menos tolerada ou incentivada pelo poder publico privatizado controlado, com ajuda eventual do Judiciário, por ilustres criminosos da fala mansa, que fazem poses teatrais diante das câmeras e entoam indignados seus discursos moralistas.

Laerte acertou ao criar os Piratas do Tietê. Ele abandonou aqueles personagens porque resolveu usar saia ou porque depende do coiteiro mor dos tucanos com butins enterrados no HSBC?

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador