Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O mercadismo que quer operar acima das tensões sociais e políticas, por André Araújo

meirelles_jose_cruz_abr_0.jpg
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Por André Araújo
 
Comentário ao post “Carta-aberta a porta-voz da direita, por Fernando Nogueira da Costa
 
Samuel Pêssoa virou uma espécie de guru intelectual do mercadismo radical que pretende operar acima das tensões sociais e políticas, algo hoje inteiramente fora de moda nas grandes nações pós-crise de 2008.
 
Nos EUA, catedral mundial do pensamento econômico aplicado à realidade, foi o ESTADO de corpo e alma quem salvou o mercado em 2008, salvou da crise PROVOCADA PELOS EXCESSOS DO MERCADO. 
 
Se não fosse o Tesouro dos EUA, a crise de 2008 seria infinitamente maior. Foi o Tesouro dos EUA, autorizado pelo Presidente Obama, quem sacou dinheiro de seu caixa no importe nada desprezível de US$778 bilhões dentro da autorização do programa TARP para salvar o Citigroup, a General Motors, a seguradora AIG e mais 200 outras corporações e bancos, decisão tomada de forma ultrarrápida, engenhosa, eficiente e sem pruridos ideológicos, no incêndio não se pergunta de onde vem a água e SALVOU O MERCADO. 

 
Depois disso as teses do neoliberalismo puro FORAM ENTERRADAS nos EUA, o “mercado” perdeu tanto prestígio político que Trump, um aventureiro anti-mercado, no qual deu muitos tombos a ponto de não ter mais crédito nos EUA desde o começo da última década e ter que se financiar em paraísos fiscais com dinheiro de origem suspeita, seu maior financiador são bancos de Chipre, que operam 100% com dinheiro russo, a entidade “Wall Street” não é mais o farol do mundo, as universidades do “mainstream” monetarista já não pregam mais o credo de Friedman mas esqueceram de avisar os “economistas de mercado” do Brasil e seus apoiadores intelectuais como Samuel Pessoa e Mansueto Almeida, que continuam com a velha e desmoralizada cartilha do “ajustismo”, mas sempre esquecendo de sequer mencionar a incongruência dos super-juros que se paga aos credores do Estado, isso não consideram despesa porque do outro lado dela está a receita dos bancos e rentistas. 
 
O ajuste então tem que ser feito em cima de remédios e merenda, prebendas de pobres folgados. Acho estranho intelectuais que acredito não serem bilionários defenderem banqueiros e financistas. Deixe que eles se defendam, quem está do outro lado da cerca deve defender o povo e suas carências e não o financismo. 
 
Nada mais natural que Armínio Fraga, que vendeu sua gestora para o Morgan por 700 milhões de dólares ou Roberto Setúbal, que preside um banco que vale na bolsa US$ 72 bilhões ou Henrique Meirelles, que tem apartamento luxuoso e aposentadoria garantida em Nova York, defendam o financismo com legitimidade, mas acho incrível professores de universidade defenderem nababos do neoliberalismo, não fica bem. 
 
Lembremos que bilionários americanos, muitos deles, se dedicaram a causas sociais como resgate de uma dívida pela sua riqueza, o símbolo deles são os Rockefeller, que doaram a boas causas o grosso de sua fortuna, incluindo-se aí o prédio da Faculdade de Medicina da USP e a sede das Nações Unidas em Nova York.
 
A filha de David Rockefeller, Peggy, morou dois anos na favela da Rocinha trabalhando em assistência social, e ia ao centro do Rio de ônibus coletivo, herdeira de uma fortuna símbolo da história do capitalismo, aqui no Brasil há pobres que prestam homenagem a banqueiros com apartamento em Paris e torcem o nariz para as periferias carentes.
 
A defesa do neoliberalismo no Brasil é incompatível com a situação política e social atual do Brasil, nosso estágio exige a presença do Estado em larga escala, assim como na Índia, na China e na Rússia, o mega capitalismo só funciona em outro estágio da organização social de um País, com mais de 100 milhões de pobres e miseráveis nas periferias das grandes e médias cidades, com desemprego de 30% entre os jovens, o neoliberalismo não vai resolver graves problemas nem em cem anos, a economia é parte do tecido social, não está fora dele, o neoliberalismo pode ser eficiente para si mesmo mas não é eficiente se na sua escalada produz um imenso exército de miseráveis sem futuro. 
 
Economista desligado da realidade social, além de ser uma anomalia por definição, é um perigo para a política e para a definição de políticas com verniz intelectual.
 
Assine
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente como Pêssoa e Mansueto

    Gente como Pêssoa e Mansueto é como médico que acha que vacina faz mal e decide que não se pode vacinar e a mídia endossa essa barbaridade. Aliás, o atraso intelectual no Brasil é um milhão de vezes pior do que a corrupção. A corrupção é como um parasita; o atraso intelectual de Manusetos e Pessoas e afins é um tumor no cérebro. E pra lascar de vez, os judicário, bancando o médico, decidiu que vai matar o parasita com quimio e o tumor não passa de dor de cefaleia. 

    1. Falta de vacina pra pobre “ajuda” no ajuste fiscal

      Não duvide que se passa na cabeça dessa gente coisas do tipo:

      Mais mortalidade infantil, logo menos criancas no bolsa família, menos creches e salas de aulas para pobres, menos gastos com professores, livros, etc.

      Mais mortalidade de idosos, menos pensões e aposentadoria, menos gastos com o Sus, etc.

      Se o povo não reagir, o Brasil sofrerá um genocídio silencioso e programado.

      1. bem por aí mesmo…

        como já pedimos nossos direitos ao votar e eles não deram

        só nos resta lutar para que devolvam

        só assim é que se sai “bem” de um golpe praticado por corruptos com apoio do judiciário

        quebrando esta merda toda a começar pela Globo

        1. que não hoje…

          mas que fique marcado com nossos filhos e netos(as) para amanhã

          hoje, pelo ponto do túnel do tempo em que estamos, nossos votos são galhos cortados

          e nossos direitos frutos roubados

          eles não, os nossos filhos e netos, eles são raízes que não devemos permitir, lutando, que sejam arrancadas

          se o povo brasileiro não se preocupar nem com o futuro dos seus entes queridos

          seguirei torcendo para que se fodam cada vez mais nas mãos desses canalhas terroristas de estado

          1. gente do céu, pelo amor de Deus, se ligue…

            voltamos a ter crianças e animais a morrer de fome em várias partes do país sem que os locais sequer tenham condicões financeira, e até mesmo ânimo “dócil” ou sentimento humano para ajudar………………….

            metade dos brasileiros deixou de ter sua atenção centrada no próximo e na comunidade

            e só a Globo consegue tal barbaridade

            pelos meus critérios de avaliação, e  Deus queira que eu esteja enganado, o que está sendo destruído não é o Brasil, é o seu povo raiz, seus filhos e netos(as)

  2. Por causa dos altos impostos

    Por causa dos altos impostos de herança nos EUA, gente como Rockfeller , Bill Gates, Steve Jobs tratam de criar fundações e investir seu dinheiro em causas que beneficiem milhões de pessoas. Aqui, os Marinhos, se obrigados, iriam preferir pôr fogo ao acervo de quadros  que possuem  a fazer, a la Chateaubriand, um museu bancado pela família. Aliás, um dia vi no youtube o Ciro Gomes falando como foi que Roberto Marinho chegou até Collor. Antes de apoiar Collor, ele tentou Aureliano Chaves, Afif e Covas. Sobre Covas, Ciro fala que RM não queria apoiá-lo porque o achava comunista (sic) e aí o Mário Covas, pra desfazer essa impressão absolutamente maluca, leu no congresso um discurso em que apoiava um choque de capitalismo. Mas a candidatura não decolou e aí foram pro Collor e o resto todos sabem. Como pode um homem tão poderoso ter uma visão tão sem sofisticação do mundo – Mario Covas, comunista, é de chorar de rir. 

     

     

     

     

  3. “…no incêndio não se

    “…no incêndio não se pergunta de onde vem a água…”

    PERFEITO!

    E sobre nossos “intelectuais”, nosso bajuladores intelectuais, não fosse o estrago que potencializam, eu morreria de pena deles. Jamais serão nada além de “puxas” que são. Jamais!

    NINGUÉM RESPEITA A QUEM NÃO SE DÁ AO RESPEITO!

  4. Economista, não. Econometrista!

    Sendo que um deles, o mais badalado, nem sequer é economista. É, quando muito, um econometrista.

    Deve ser, não posso avaliar, porque a Academia protege um bando de enganadores, um monyado de modelos lineares e não-lineares.

    Daí a intitular-se economista, vai uma gigantesca distância. Um ponto fora da curva. Uma amostra esdrúxula.

    O professor Luiz Belluzzo já o desmascarou em ocasião recente, quando o econometrista pretendeu com ele estabelecer um debate e foi posto no seu devido lugar.

    O outro citado neste artigo, coitado, não merece comentários. Vai na onda.

  5. Assino em baixo

    O problema é que faltam adultos nesse país. O André Araújo é um dos poucos.

    Quando se lê gente de nível cultural razoável, com Gianetti, Schwarzman e Gaspari, apoiando a demolição que os golpistas estão promovendo no país (reforma é o cacete!) e a sentença aloprada do juizeco de Curitiba, percebe-se essa carência. Talvez seja a herança fascista associada a seus sobrenomes…

    Quanto ao Samuel Pêssoa, é apenas um bobalhão. O problema é que quem o lê é mais bobo ainda.

    Imagine-se o que a grande midia nacional publicaria, se estivéssemos no Alemanha nazista: omitiria todas as atrocidades do regime e faria extensas reportagens sobre a nobreza de sentimentos do Fuehrer por cachorros e criancinhas.

     

  6. …”no incêndio não se

    …”no incêndio não se pergunta de onde vem a água”

    “Quando dou comida aos pobres me chamam de santo. Mas se pergunto de onde vem a pobreza me chamam de comunista.”

    Na fome não se pergunta de onde vem a migalha. Então é só causar fome estruturalmente que quem não consegue perceber a estrutura beijará a mão de quem se lhe der migalhas, é isso? Basta promover ordem econômica que empobrece geral, através das armas bélicas (de fogo) ou morais (propaganda) e depois atender casos individuais, tomar ônibus e subir morro, que ninguém questionará tal ordem? Estimular a ideologia egóica e individualista e o salvamento individual e pontual anula o nefasto, cruel e assassino do sistema? “Fomento o WASP no poder mas dou emprego a uns negros, aí, à minha escolha, claro…” Bondade? Liberalidade? Consciência? Não. Investimento em propaganda institucional, da firma, do sistema.

    A propósito: o incêdio foi provocado deliberadamente pelo sistema. Se deixar a turma sossegada a Economia não roda tão rápido. E se a Economia não rodar tão rápido demora para concentrar poder. E a água? Essa, todo mundo sabe, sai do bolso do contribuinte.

    ***

    Socialistas não são santos mas não dão comida aos pobres, montam estruturas que erradicam a fome.

  7. O fantastico é que a formula

    O fantastico é que a formula do Plano Meirelles está sendo desmontada aos olhos de todos porque nunca foi racional  ainda assim tem defensores que dizem que a longo prazo vai dar certo MAS nem a longo prazo pode dar porque não fecha.

    FORMULA: Com a queda da inflação, queda produzida por desemprego, insolvencia de empresas (1.863 recuperações judiciais em 2016, recorde historico), 61 milhões de nomes sujos no SERASA, corte de verbas brutais em educação e saude. segundo seus defensores a QUEDA DA INFLAÇÃO será virtuosa porque fará BAIXAR OS JUROS e com isso se retoma a atividade economica. FALSO.Uma coisa não segue a aoutra.

    1º O JUROS REAIS NÃO ESTÃO BAIXANDO, de 2015 a 2017 (juros nominais menos taxa de inflação)

    2º SE OSJUROS BAIXAREM OS BANCOS NÃO EMPRESTAM POR MEDO DA INADIMPLENCIA

    3º SEM NOVA DEMANDA NÃO HÁ RAZÃO PARA SE TOMAR NOVOS EMPRESTIMOS

    A forula do plano a é IRREAL, não fecha. A inflação pode baixar a zero que a atividade economica não vai aumentar só por causa disso porque não há dinheiro na mão do counsimor, não há estimulo para investir porque não é demanda.

    São VERDADES conhecimdas desde Adam Smith até Paul Krugman, de Vilfredo Paretto até Lord Keynes.

    Esse PLANO não faz parte da ciencia economica conhecida, é uma colagem de bordões mediaticos.

     

      1. Voce fala em circulação, o

        Voce fala em circulação, o meio circulante do Brasil é de R$216,3 bilhões, BAIXISSIMO, equivale a pouco mais de MIL REAIS por habitante. O meio circulante dos EUA é de US$1,424 trilhão de dolares, equivante a 4.900 dolares por habitante,

        ou seja, DEZESSEIS VEZES MAIS ao de cada brasileiro.

        Na União Europeia o meio criculante é equivalente a US$ 1,210 trilhão de dolares, no Japão é o equivalente a US$858 bilhões

        de dolares, todos de 15 a 20 vezes mais que o equivalente no Brasil.

        Dados são do Banco de Liquidações Internacionais da Basileia

        Há uma notavel dfasagem de meio circulante no Brasil, nossa renda per capita é aproximadamente 10.000 doalres ano, a americana é sete vezes maior, na proporação nosso meio circulante deveria ser de um pouco mais que o DOBRO do que circula hoje, ou seja, está faltando DUZENTOS BILHÕES EM PAPEL MOEDA CIRCULANTE.

        Essa secura é proposital, DENTRA DA LINHA DE RETRANCA DA ATIVIDADE ECONOMICA DO ATUAL PLANO.

        1. muito obrigado por responder

          muito obrigado por responder !

          Essa informaçao derruba o mito vomitado pela midia que existe uma liquidez excessiva na economia brasileira e isso gera essa inflaçao  de 3% 

          1. Essa inflação é

            Essa inflação é retroalimentada pela indexação. Não de salários, pois praticamente ninguém está ganhando algum aumento (estão dando graças por ainda terem emprego), mas de diversos preços “controlados”, que tem seus reajustes anuais baseados na inflação passada.

            Mesmo assim, já estamos com deflação na taxa mensal. Isso dá uma pequena ideia da situação absurda em que estamos metidos.

            Também gostaria de adicionar uma questão quanto aos juros, mencionada pelo André. Eu sou totalmente contra o uso da SELIC para “controlar” uma inflação que não é de demanda, mas vamos deixar isso de lado por um momento só para analisar os números.

            Com Dilma: Inflação de 10% e SELIC a 14%. Juros Reais de 4%.

            Agora, com Temer: Inflação de 3% e SELIC a 10%. Juros Reais de 7%, quase o dobro. Isso é uma loucura total.

             

        2. O problema é a concentração da riqueza, não a quantum de moeda

          O problema não é a insuficiência de moeda em circulação, mas a má distribuição da riqueza. Muita moeda em circulação gera inflação:

           

          “No segundo dia de debate, nosso amigo Weston vestiu as suas velhas afirmativas com novas formas. Disse ele: Ao verificar-se uma alta geral dos salários em dinheiro, será necessária maior quantidade de moeda corrente para pagar os ditos salários. Sendo fixa a quantidade de moeda em circulação, como podeis pagar com esta soma fixa de moeda circulante, um montante maior de salários em dinheiro? Primeiro, a dificuldade surgia de que, embora subisse o salário em dinheiro do operário, a quantidade de mercadorias que lhe cabia era fixa; e agora surge do aumento de salários em dinheiro, a despeito do volume fixo de mercadorias. Naturalmente, se rejeitardes o seu dogma original, desaparecerão também as dificuldades dele resultantes.

          Vou demonstrar, contudo, que este problema da moeda não tem absolutamente nada a ver com o tema em questão.

          No vosso país, o mecanismo dos pagamentos está muito mais aperfeiçoado do que em qualquer outro país da Europa. Graças à extensão e à concentração do sistema bancário, necessita-se de muito menos moeda para por em circulação a mesma quantidade de valores e realizar o mesmo ou um maior número de negócios. No que, por exemplo, concerne aos salários, o operário fabril inglês entrega semanalmente o seu salário ao vendeiro, que semanalmente o envia ao banqueiro, o qual o devolve semanalmente ao fabricante, que volta a pagá-lo a seus operários, e assim por diante. Graças a este processo o salário anual de um operário que se eleva, vamos supor, a 52 libras esterlinas, pode ser pago com um único soberano, que todas as semanas percorra o mesmo ciclo. Na própria Inglaterra, este mecanismo de pagamento não é tão perfeito como na Escócia, nem apresenta a mesma perfeição em todos os lugares; por isso vemos que, por exemplo, em alguns distritos agrícolas, comparados com os distritos fabris, muito mais moeda é necessária para fazer circular um menor volume de valores.

          Se atravessardes a Mancha, observareis que no Continente os salários em dinheiro são muito mais baixos do que na Inglaterra e, apesar disso, na Alemanha, na Itália, na Suíça e na França, estes salários são postos em circulação mediante uma quantidade muito maior de moeda.” – Karl Marx

           

          O maior volume de meios circulantes nos EUA decorre do fato do dólar ser a moeda comercial mundial.

  8. Prezados camaradas
    Até iria

    Prezados camaradas

    Até iria comentar, mas nosso grande AA fala de pessoas pequenas, periféricas, fala de sofistas

    Pior que esses trastes é o “jornalismo” econômico, que é apenas a assessoria de imprensa dos bancos

  9. Os coxinhas serão os mártires involuntários dos banqueiros

    No dia em que eles descerem os morros do Rio, famintos e desnorteados, como soldados abandonados por seus generais, eles tomarão conta da cidade, da zona sul, e as classes médias e ricas serão prisioneiras de suas próprias avarezas e descuidos com os mais pobres.

    Será como um exército de centuriões romanos, de olhos arregalados, famélicos, entorpecidos e desesperados, tentando a última conquista antes da morte.

    Quem disse isso foi o ex-ministro, banqueiro e economista liberal Mario Henrique Simonsen, em 1986, já prevendo uma guerra civil não declarada.

    Pois bem. Não aconteceu ainda no atacado (a não ser em Vitoria-ES) mas acontece no varejo todo dia: arrastões, tiroteios, etc, etc, etc. 

      1. Masoquismo e ignorância!

        É um erro pensar que os ambientes acdêmicos são cheios de pessoas esclarecidas. Tenho vários, muitos colegas que apoaram descaradamente o golpe. 

        Esse pessoal se informa principalmente pela globo news, mas não com os olhos críticos e atentos que você tem. Prá eles é a Verdade e ponto.

        Funcionário público neoliberal, pensa que é moderno e esclarecido…

  10. Voltamos ao MAPA DA FOME DA

    Voltamos ao MAPA DA FOME DA ONU, para o “prazer ” da nossa classe média (lambe-botas dos ricos bilionários que os usam).

    Não se sabe porque acreditam na “grobo” e produzem tanto ÓDIO CONTRA OS TRABALHADORES POBRES, ÍNDIOS, CABOCLOS, QUILOMBOLAS, SEM TERRAS, ETC.

    Será só por ignorância? OU será que ACHAM que vão ganhar alguma coisa se o “governo” do globogolpe acabar com a distribuição de RENDA (recém encaminhada pelo PT) ?  

    O idiotas (ou globidiotas, ou…. globocós) não sabem que SEM CONSUMIDORES não há vendas? Não aumenta o PIB ?  

    Será que não sabem que CONCENTRAR renda nas mãos de MEIA duzia de FAMIGLIAS não vale nem nos EUA

    Será que é por isso que eles-os americanos- nos chamam de MACACOS ALEGRES(happy monkeys), OU SEJA , só copiamos deles o que NÃO interessa. 

  11. Peggy a caridosa

    A filha de Davi cuidando de pobre na Rocinha.

    Que meigo!

    Pra rico, cuidar de pobre é hobby.

    Fundações de ricos, entendo, do alto de minha ignorância, que é a distribuição de migalhas para manter

    vivos os miseráveis dentro da própria miséria.

    E caridade sempre sai bem na foto, lava a alma das culpas, pode ser deduzida do imposto e mantém a reputação ilibada.

    [video:https://youtu.be/kozyChnpwRc%5D

     

     

     

     

  12. Não esqueço o q AA disse
    Não esqueço o q AA disse sobre a “equipe economica dos bancos”no Brasil,a dupla Ita e Ú (dá uma rima aí)o Meirelles e Illan,q td o q eles estão fazendo NÃO É PARA MELHORAR A ECONOMIA,e… dito é feito,passa o tempo e Meirelles sempre adia a melhora e pior fala qq coisa,o povo não entende mesmo!

  13. O General Douglas MacArthur

    O General Douglas MacArthur também torceu o nariz para pruridos ideológicos e lascou o planejamento estatal, a reforma agrária e a política de desenvolvimento industrial em cima da Coréia saída da ocupação japonesa para, com medo da China, vicejar ali uma das vitrines do capitalismo mundial.

    1. Aqui querem fazer vicejar a vitrine da escravidão

      Paulo C Teixeira, aqui no Brasil, a nossa elite cleptocrática quer fazer vicejar uma vitrine da escravidão.

  14. André, finalmente caiu sua ficha a respeito do Arminio Fraga

    Agora o André Araújo afirma:

    “(…) Nada mais natural que Armínio Fraga, que vendeu sua gestora para o Morgan por 700 milhões de dólares ou Roberto Setúbal, que preside um banco que vale na bolsa US$ 72 bilhões ou Henrique Meirelles, que tem apartamento luxuoso e aposentadoria garantida em Nova York, defendam o financismo com legitimidade, mas acho incrível professores de universidade defenderem nababos do neoliberalismo, não fica bem(…)”.

    Em dezembro de 2016 eu postei o seguinte comentário aqui no GGN:

    “A solução já tá vindo: Temer ouvirá Arminio Fraga e PSDB

    Não há nada tão ruim que não possa piorar. Agora o Michel Temer vai ouvir a opinião das raposas sobre como administrar o galinheiro: vai consultar o Arminio Fraga e o PSDB.

    Ora, virá mais do mesmo: Mais medidas impopulares e mais arrocho salarial:

    O Arminio Fraga dirá sobre os salários:

    “É outro tema que precisa ser discutido. O salário mínimo cresceu muito ao longo dos anos. É uma questão de fazer conta. Mesmo as grandes lideranças sindicais reconhecem que, não apenas o salário mínimo, mas o salário em geral, precisa guardar alguma proporção com a produtividade, sob pena de, em algum momento, engessar o mercado de trabalho”.

    Em outras palavras, para reduzir o desemprego, o Arminio Fraga vai propor a redução dos já reduzidos salários, que ele acha que estão muito altos. Assim, o capitalista baixa o salário do seu empregado pela metade e contrata outro trabalhador com a outra metade do salário. Assim ele vai desengessar o mercado de trabalho.

    O Aécio Neves dirá ao Temer:

    “Eu conversava com o Armínio Fraga e ele me perguntou: ‘Mas é para fazer tudo o que precisa ser feito? No primeiro ano?’. E eu disse: ‘Se der, no primeiro dia’. Eu estou preparado para tomar as decisões necessárias por mais que elas sejam impopulares.”

    Essas burras de viseira vão tentar apagar incêndio com gasolina”

     

    Em réplica ao comentário supratranscrito, o AA disparou:

     

    “Arminio é da mesma linha MAS

    Arminio é da mesma linha MAS é incomparavelmente mais capacitado e com muito maior VISÃO POL[ÍTICA do que esse dupla de trastes que está levando a economia para o fundo do abismo, sendo que o Brasil tem CONDIÇÕES ÚNICAS de crescimento:

    1.Enormes recursos naturais

    2.Auto suficiencia em COMIDA.

    3.Auto suficiencia em combustiveis.

    4.Enormes reserva internacionais

    5.Imensa disponibilidade de mão de obra, da mais especializada em engenharia, agricultura, energia até um exercito de mão de obra para infra estrutura e construção..

    São não cresce por uma ABSURDA POLITICA MONETARIA, CAMBIAL E DE CREDITO operada com maxima incompetencia

    por mediocres sem noção de Pais, sem nenhum contato com a população.

    A grande pergunta: quem indicou e bancou essa dupla? Todas sabemos que a FEBRABAN está plenamente satisfeita mas

    pra indicar Ministro e Presidente do BC é preciso mais que a FEBRABAN, quem empurrou essa dupla para Brasilia, quem assinou em baixo da indicação?

    Nos EUA o Senado precisa aprovar o nome dos Ministros, isso deveria ser obrigatorio no Brasil.”

    https://jornalggn.com.br/noticia/tempestade-perfeita-ate-o-governo-temer-admite-frustracao-com-a-economia

    André Araújo, você acha que a visão política do Arminio Fraga escafedeu-se ou esse traste nunca teve visão política?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador