O mercado automobilístico desaba e não há sinal de vida inteligente no Planalto

Os próximos meses marcarão uma explosão na morte de pessoas e de empresas. E não há sinal de vida inteligente em nenhum escaninho do governo Bolsonaro.

Os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos) mostram o mercado virtualmente parado em abril. Em relação a abril do ano apssado houve uma queda de 79,1% no licenciamento de automóveis, de 99,7% na produção e de 78,5% na produção.

É importante notar que o setor já vinha perdendo gás desde fevereiro de 2018, quando o arrocho fiscal do governo Temer já estava em andamento, assim como a flexibilização da legislação trabalhista. A linha cinza marca  comportamento de curto prazo do setor, mede a variação dos últimos três meses e antecipa os dados anuais. Pelo que se observa na ponta, há uma queda acentuada no licenciamento, principal indicador do mercado interno.

As exportações começaram a cair mais cedo, no final de 2017, especialmente devido à crise do mercado argentino, maior importador de automóveis brasileiros.


Com exportações e licenciamento interno em queda, a produção despencou. As curvas mostram a variação no acumulado de 12 meses. À medida em que entrem novos meses de isolamento e saiam os anteriores, a queda se tornará mais acentuada.

Ainda assim, os cenários futuros continuam incertos devido à falta de informações sobre o teto da doença e o fim do isolamento. O Banco Central começa a trabalhar com uma projeção de queda do PIB superior a 5%. O novo cálculo obrigará a uma revisão do orçamento, reduzindo ainda mais os recursos da União.

Nesse quadro, o Ministro da Economia Paulo Guedes continua preso aos dogmas monetários e fiscais. Os recursos que o BNDES deveria disponibilizar para pequenas e médias empresas, assumindo a parte maior do risco de crédito, sequer foram liberados.

Os próximos meses marcarão uma explosão na morte de pessoas e de empresas. E não há sinal de vida inteligente em nenhum escaninho do governo Bolsonaro.

O GGN PREPARA UMA SÉRIE DE REPORTAGENS E VÍDEO SOBRE A TRAJETÓRIA DE SERGIO MORO, CONTADA SEM OS RETOQUES DA GRANDE MÍDIA. SAiBA MAIS SOBRE O PROJETO AQUI.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Correção-99,7% na produção e de 78,5% na produção.o= 99,6% na produção e 78,5% na exportação.

    Queda na produção de 99,6 é tipo não se produzido nada,niente,nothing,nichts……. tipo 2 para-lamas, uma porta e 3 rodas……

  2. A mentalidade político-econômica de Guedes já vinha em desalinho com o mundo moderno, onde reviam e refluíam do privatizacionismo exacerbado dos tempos presentes, enquanto Guedes queria se livrar até da cadeira presidencial. Não foi competente nem com as reformações continuadas desde Temer, nos oferecendo o pibinho de 1% antes do coronavírus. Agora em que sua atividade privada que depende do sucesso da economia privada de ações de ajuda pelo governo, o país entra em depressão desinflacionada e sua filosofia de vida cai em depressão desesperançada.

  3. NINGUEM VAI MORRER SE NAO COMPRAR CARROS. ALIÁS, OS CARROS DEVERIAM ESTAR SENDO EXTINTOS DO PLANETA, SUBSTITUIDO POR OUTROS MEIOS MAIS SIMPLES E EFICIENTES DE LOCOMOÇÃO, MESMO SEM TER O CONFORTO DOS CARROS. CARROS DEVERIAM SER USADOS SOMENTE QUANDO EM ULTIMO CASO NECESSARIO. AS PESSOAS DEVERIAM SER ESTIMULADAS A ANDAR DE BICICLETAS, ONIBUS ( DESDE QUE SEJAM MEIOS CONFORTAVEIS E FARTOS DE LOCOMOÇÃO), MOTOS, TAXIS E OUTROS. O MUNDO NAO COMPORTA MAIS TANTO CARRO E SUAS CONSEQUENCIAS NO DIA A DIA.

  4. Num dia a queda da produção e pior desempenho da história. No dia seguinte ANFAVEA afirmando que suas ‘ Carroças ‘ terão aumentos. E aumentos substancias de Preços. É muito fácil lidar com um Povo doutrinado ao cabresto. São 90 anos desde a Tragédia Quintomundista Ditatorial Fascista Absolutista Esquerdopata do Golpe Civil Militar Assassino de Getulio Vargas. Eugênio Gudin fazendo história e atraso por quase 1 século, com seu AntiCapitalismo de Estado, Desindustrialização e Entreguismo de Lesa-Pátria. São praticamente 9 décadas de Mercado Cartelizado e Oligopolizado entre algumas Montadoras Estrangeiras. E inacreditavelmente, mesmo sem o cabresto, os Muares seguem o caminho ensinado e acostumado. É a Pátria da Surrealidade. Apenas 1 década após escorchante derrota e perda de 2/3 de sua População Masculina na Grande Guerra, a Alemã VW desembarca com a sua maior fábrica, fora de seu território. Um país humilhado, destruído, destroçado vem fabricar Automóveis e ser Patrões da Nação que foi uma das vitoriosas da Guerra. Como é possível tamanha aberração? GV/Gudin/TancredoNeves/Dutra/ Jango/LeonelBrizola/Lott/JuscelinoKubscheck e toda “Genialidade” que se implantou e se seguiu durante 9 décadas. E precisamos das penas para que? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador