O mundo é um moinho

Logo quando começou, chamei a atenção para a instrumentalização do movimento dos caminhoneiros (https://jornalggn.com.br/blog/jruiz/irmao-caminhoneiro).

Também chamei a atenção para o “modus operandis” desta e de outras manifestações, sugeri possíveis conexões que envolvem políticos, pessoas comuns e aparatos do estado, como a greve da PM em Fev/2017.

Existe um fascismo estrutural na classe média brasileira, e um ativismo dessas pessoas dentro do estado brasileiro que requer máxima atenção.

O judiciário é o símbolo mais exposto, mas não se iludam, esse câncer está espalhado por toda a sociedade, sobretudo, mas não somente, nas atividades de segurança.

Veja um exemplo, essa semana uma mulher foi impedida de entrar no Forte de Copacabana, uma instalação pública, porque usava uma camiseta com os dizeres “Lula Livre”.

Vc consegue entender o que se passa na cabeça do porteiro, que se viu como guardião dos bons costumes e “impediu a invasão comunista”?

Também essa semana, um vídeo de um membro do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia mostra um bloqueio, da própria PRF (!), supostamente à mando do STF (!).. inacreditavelmente, ao que tudo indica, os policiais fecharam a rodovia por conta própria..

.. agora eu pergunto, em que circunstâncias a PRF seria enviada para interditar entroncamentos rodoviários em todo o país?

E ainda, no campo da simbologia, tivemos essa semana o caso dos rapazes ricos, bem nutridos, cavalgando com seus alazões na cidade de São Gabriel/RS, quando decidem, sem nenhuma motivação, atacar a ameaça comunista travestida de adolescente skatista.

Prá finalisar os cases, confira abaixo o vídeo de um caminhoneiro desesperado, gritando para as pessoas numa fila de posto de gasolina, acusando-as de culpadas pelo esvaziamento do movimento.. o vídeo está aí embaixo, depois vc dá uma conferida..

Poderíamos ficar horas aqui citando exemplos.. são tantos..

.. mas o importante mesmo é ler as mensagens subliminares..

No caso do caminhoneiro, aparentemente sincero, ele entende que as pessoas comuns atrapalharam seus planos só porque elas queriam existir, basicamente..

.. o que se passa na cabeça desse senhor ao supor que as pessoas vão parar as suas vidas em solidariedade a ele?

E que planos eram esses, já que as reinvindicações dos caminhoneiros foram atendidas?

O plano era derrubar o governo.. faltando 5 meses para as eleições..

Passando a régua: o movimento dos caminhoneiros foi instrumentalizado por um movimento político que tinha por objetivo “parar o país” (seja lá o que isso signifique), “derrubar esse governo corrupto” e..

.. para dar continuidade a esse raciocínio, imagine que o parágrafo anterior representa o eixo principal da ação, “derrubar esse governo corrupto”, mas conectado a ele existem vários ramos de pensamentos e planos mais ou menos complexos, a depender da clientela..

.. tem quem queira “derrubar esse governo corrupto” e a volta dos militares, outros torcem por bolsonaro, alguns preferem eleições indiretas, há os lunáticos que sonham com Mad Max, etc..

.. enfim, é uma miríade de desejos autoritários..

.. mas o que está absolutamente claro, é que eles não querem se submeter à vontade da maioria dos brasileiros através das eleições..

Lembra muito a direita venezuelana e toda a sabotagem que fazem por lá..

E o que falar dos métodos?

Eu sei que muita gente não gosta destes termos, mas a estratégia por trás desse movimento dos caminhoneiros é terrorista..

.. em sua plenitude, ela provocaria o caos nas grandes cidades, com milhares de mortos, principalmente entre os mais pobres..

Isso significa que uma parte da população não está nem aí para o restante..

Foi só tocar as trombetas do golpismo (um novo golpe = “derrubar esse governo”), imediatamente zilhões de coxinhas brotaram das ruínas da urbe e se ouriçaram novamente, com suas camisas da seleção..

.. ficou patente..

.. onde quer que vc esteja, se aparecer um cara com uma camisa amarela, ajoelhar, rezar ou cantar o hino nacional, corre que é encrenca..

Quando começou esse movimento e eu vi a adesão dos coxinhas, pensei, pô, de novo?

Os caras não aprenderam nada com toda essa crise que ajudaram provocar?

Depois passei a perceber que a realidade é mais cruel: eles estão conscientes, em parte, e querem mesmo é perpetuar as desigualdades.

Apesar de serem vítimas, estão prontos para se tornar algozes..

É aquela visão de mundo “3%” (alusão à série do Netflix)..

.. a visão de estado dessa galera exclui a periferia..

——

Pode parecer que não, mas o povo está internalizando esses conceitos..

.. é um processo lento, mas com consequências imprevisíveis..

Se a gente pensar nos conflitos no Oriente Médio, no genocídio dos palestinos, na gestão excludente de Trump nos EUA, vai perceber que já existe farta simbologia daquilo que o mundo não quer..

.. muitas injustiça está mantida à força..

.. como uma mola pressionada..

.. mas só louco prá pensar que isso, um dia, não vai ter volta..

.

https://www.youtube.com/watch?v=mRMOyOCJttc

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador