O mundo gira, a esférica rola, por João Sucata

Por João Sucata

CAMPEÃO TRANSLEGÍTIMO

Nem o mais fanático dos anti corinthianos pode contestar. O Timão é um dos mais completos, um dos times melhores das ultimas décadas. Os dirigentes, no entanto, mantêm os pés no chão. Já declararam que só renovarão contratos no limite de R$ 500 mil mês. Os jogadores que exagerarem, precisam ver o exemplo de Jorge Henrique, Emerson Sheik e Guerrero. Muito provavelmente, não renovarão contratos com a remuneração que conseguiram ao sair do Timão.  Salário alto nem sempre resolve. Se assim fosse, o São Paulo seria campeão.

A MAIOR VAREIO DO CAMPEONATO

Em vez disso, o time do Morumbi levou o maior vareio de campeonato. Geralmente, nos casos em que um time é campeão antecipado, ele joga para cumprir tabela e o outro joga louco para carimbar a faixa, e então ganha. Nem isso o Corinthians permitiu ao São Paulo, ou , podemos dizer, nem isso o São Paulo conseguiu com o Corinthians. Levou estrondosos 6 x 1. O placar pode desmoralizá-lo a tal ponto que ele deixará de ganhar os pontinhos que precisa para estar na Libertadores.

DISPUTA ACIRRADA

Com o Timão disparado na frente, e também Atlético MG e Grêmio, sobrou para a 4º vaga da Libertadores provocar emoção no campeonato por todo o segundo turno. E promete seguir assim até o final, faltando duas rodadas. Inter e São Paulo com 56 pontos, Santos com 55, Sport com 53, são os candidatos. Teoricamente Cruzeiro e Ponte poderia chegar lá, mas só teoricamente. Haja coração.

PARA O PAI DE NEYMAR, ALGUMAS DEZENAS DE MILHÕES É POUCO

O pai do Neymar ganhou na sorte grande e mostra como o capitalismo desperta emoções e ambições ilimitadas. Teve um filho com talento e submisso, saiu da classe E para a elite dos mais ricos do mundo, e, não satisfeito, aprendeu rapidamente a ser abusado. Nesta última semana foi manchete nos jornais da Espanha, após fazer ameaças ao Barcelona: disse que o filho poderá deixar o clube por este não ter pago impostos devidos pela transferência. Até onde sabemos, houve cumplicidade entre o clube e Neymar, na fraude ao fisco, no Brasil e na Espanha, descoberta após troca de informações. Mas o velho quer fazer chantagem com o Barcelona. Já grandinho, famoso, com grana para até a décima geração ficar gastando, Neymar deveria começar a controlar a carreira e aposentar o velho. Se deixar para  o pai, continuará a ser manchete, também negativas, nos jornais. O El Pais revelou a ameaça na primeira página.

PALMEIRAS X CRUZEIRO, QUE HORROR

O jogo Palmeiras e Cruzeiro mais parecia pelada; a esférica apanhou dos jogadores a mais não poder, foi maltratada como nunca entre as quatro linhas. No primeiro tempo, o Cruzeiro até que jogou bola. O Palmeiras entrou em campo com os reservas,  exceto Prass e Arouca, e no segundo tempo Barrios, Vitor Hugo e Jesus. Se os titulares já são fracos, com poucas exceções, dá para imaginar os reservas. No primeiro tempo foi um circo dos horrores, lembrava um time de fazenda (bola pro mato que o jogo é de campeonato). Metade do time pode ser dispensado. Incrível porém é que tá melhor que alguns anos atrás, quando se salvava ninguém.

HÁ ALGO NO AR QUE NÃO É AVIÃO

Que acontece com o futebol brasileiro? Na Europa, no fim de semana, nossos craques, mais uma vez, arrasaram. Marcelo foi um dos poucos que se salvaram no baile que o Real levou do Barça. Neste destacou-se Neymar, com a graça que lembra Ronaldinho no apogeu. Felipe Coutinho e Firmino comandaram e marcaram os gols no baile que o Liverpool deu no poderoso Manchester City, em Londres. No Chelsea, recheado de craques caríssimos, William mostrou que é o melhor. Quase metade do PSG, líder absoluto do campeonato francês, é de brasileiros. Eles se destacaram também no campeonato alemão, onde Douglas Costa (Bayern)  é o nome do momento. E quando juntamos essa gente toda na seleção, ela se arrasta em campo, pipoca, esconde o futebol. Não será hora de chamar um técnico argentino, ou tentar o Tite?

FELIPÃO NO MUNDIAL DE CLUBES

Por falar em técnico, Felipão mostrou que ainda está vivo. Levou o time chinês que dirige a ser campeão da Ásia. Enfrentará os grandes clubes no campeonato mundial interclubes.

QUEM NÃO TEM GATO CAÇA COM RODRIGO

O Vasco precisava desesperadamente da vitória contra o Corinthians no jogo do meio da semana. Sem mais o defensor vascaíno Rodrigo distribui ponta pés em campo e foi convidado a visitar o chuveiro mais cedo. O Vasco ainda escapou com um empate, mas nem por isso o jogador, como tantos outros que mais conhecem sobre coice que do esporte bretão, deveria ser punido exemplarmente. Aliás, sugiro uma norma obrigatória em que o clube também deve punir delinquência com descontos no salário. Assim os dirigentes não temeriam descontentar jogador algum, seria obrigatório. E os cavalos seriam mais cuidadosos com os cascos.

TENDÊNCIA EQUINAS DE ISCO

Também Isco, do Real Madri, demonstrou suas tendências equinas. Chutou Neymar ostensivamente no jogo contra o Barcelona. Curto de inteligência e sensatez, fez o que o Barça queria.  Outro que poderia comer capim é Carbajal, da defesa do Real. O time madrilenho tem muitos craques e costuma dar passeio nos demais da Espanha e quando leva um passeio, como aconteceu neste sábado ( 4 x 0 para o Barça, em pleno Santiago Barnabeu), perde a compostura. A favor de Isco se pode dizer que o Real já estava na roda e o ritmo apenas aumentou um pouco.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o festival das cigarras….

    Futebol: o maior show de inutilidades do mundo !!

    Uma perda de tempo útil da humanidade  em prol de um objetivo sempre fútil  e  inútil !!

    Se a  seleção brasileira  for a  deca-campeã  do mundo, ou mesmo de  toda  via lactea,  qual serrá a  influência  sobre  a produção de feijão ou batatas  pro povo faminto, ou mesmo sobre o preço da passagem de ônibus?????

    Nada!!!  Não adiciona  nada  pra  humanidade…Pura perda de tempo !!!

    É  a  representação mais pura  da  fábula  da formiga e  da cigarra !!!

    Em tempo: meu Bahia, o famoso ” esquadrão de aço”  não conseguiu subir este ano….E  daí ???  Isso não significa nada mesmo !!!

    1. Desconsiderando a necessidade

      Desconsiderando a necessidade do nosso sustento, tenho claro em minha mente que são as “cigarras” que dão sentido à vida…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador