O novo desenvolvimentismo: o discurso de Bresser-Pereira no Prêmio Juca Pato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reconstruir   a   esperança   

 

Luiz   Carlos   Bresser-­‐Pereira   

 

Discurso    ao    receber    o    prêmio    Juca    Pato    como   

Intelectual    do    Ano    de    2014,    da    União    Brasileira   

de   Escritores.   São   Paulo,   9   de   novembro   de   2015.   

 

Meus   amigos   

 

Sinto-­‐me   honrado   e   feliz   ao   receber   o   prêmio   Juca   Pato.   Percorrendo   a   lista   dos   

escritores    ou    intelectuais    que    me    antecederam,    vejo    alguns    de    meus    mestres,   

como   Caio   Prado   Junior   e   Alexandre   Barbosa   Lima   Sobrinho,      e   alguns   dos   meus   

amigos,    como    Fernando    Henrique    Cardoso    e    Carlos    Alberto    Moniz    Bandeira,    e   

me   sinto   em   muito   boa   companhia.   

 

Que   posso   eu   dizer   a   todos   aqui   presentes   além   do   meu   agradecimento?   De   meu   

agradecimento    a    todos    que    me    ajudaram,    de    meu    agradecimento    à    União   

Brasileira   de   Escritores   que   me   concedeu   esse   prêmio.   Poderia   discutir   a   grave   

crise    em    que    se    encontra    a    sociedade    brasileira    hoje.    Ou    a    crise    mundial   

desencadeada   em   2008   e   da   qual   os   países   ricos   vão   saindo   lentamente.   Talvez   

esses    fossem    temas    adequados.    Mas    o    que    mais    me    impressiona    hoje    não    são   

essas    crises,    que    acabam    sendo    superadas,    mas    a    falta    de    esperança    que   

caracteriza   o   mundo   desde   que   o   socialismo   deixou   de   ser   uma   utopia   possível.   A   

perda   da   crença   na   ideia   do   progresso   ou   do   desenvolvimento   humano   há   tempo   

atingiu   os   países   ricos.   E   nos   últimos   anos   tomou   conta,   também,   do   Brasil.      

 

Será    que    esta    falta    de    esperança    é    inerente    às    sociedades    tecnoburocrático-­‐

capitalistas   do   nosso   tempo?   Podemos   ter   esperança   sem   a   perspectiva   de   uma   

sociedade    socialista,    contando    apenas    com    a    continuidade    do    desenvolvimento   

humano?   Será   que   as   “lógicas”   em   conflito   que   presidem   o   mundo   moderno   –   a   

lógica   do   capital,   a   do   conhecimento,   a   da   democracia,   e   a   da   nação   –   nos   levam   

necessariamente   a   não   termos   projetos   comuns   de   construção   social?   Ou,   então,   

existe   a   possibilidade   de   reconstruirmos   nossa   esperança?      

 

Estamos    acostumados    a    pensar    a    sociedade    moderna    como    uma    sociedade   

capitalista    e    liberal.    Mas,        desde    o    século    XX,    ela    é    também    uma    sociedade   

tecnoburocrática,    uma    sociedade    do    bem-­‐estar    social,    e    uma    sociedade   

democrática.   E   está   organizada   sob   a   forma   de   estados-­‐nação.   O   que   nos   permite   

afirmar   que   a   sociedade   moderna   é   definida   por   quatro   lógicas.      

 

A   primeira   lógica   é   a   do   capital.   É   a   lógica   da   propriedade   privada   dos   meios   de   

produção,    da    acumulação    de    capital    e    do    lucro.    É    a    lógica    do    empresário   

schumpeteriano,    que    organiza    a    produção    e    inova    para    buscar    o    lucro,    mas    é   

 

 

 

 

   

 

também    a    do    capitalista    rentista,    que    busca    os    juros    e    aluguéis.    É    a    lógica    da   

mercadoria   e   do   trabalho   assalariado.   É   a   lógica   da   desigualdade,   da   herança   que   

perpetua    o    controle    do    capital    na    família.    Mas    é    também    a    lógica    dos    direitos   

civis,    da    igualdade    de    todos    perante    a    lei,    e    da    criatividade    e    do    crescimento   

econômico.   

 

A    segunda    lógica    é    a    da    organização.    É    a    lógica    da    propriedade    coletiva    das   

organizações    pelos    tecnoburocratas    que    vemos    nas    grandes    empresas    e    no   

aparelho    do    Estado.    É    a    lógica    da    classe    tecnoburocrática    ou    profissional.    É    a   

lógica   do   conhecimento   técnico,   da   administração   e   do   planejamento.   É   a   lógica   

da   meritocracia   e,   portanto,   também   a   da   desigualdade,   seja   porque   premia   de   

forma   desproporcional   os   mais   competentes,   seja   porque   as   famílias   conseguem   

transferir   para   seus   filhos   o   conhecimento   de   forma   privilegiada.      

 

A   terceira   lógica   das   sociedades   modernas   é   a   da   democracia.   Essa   é   a   lógica   do   

sufrágio    universal    e    da    igualdade.    As    duas    classes    dirigentes    (a    capitalista    e    a   

tecnoburocrática)   pretendem   que   essa   lógica   seja   sua,   mas   é   realmente   a   lógica   

da    classe    trabalhadora,    que    duramente    conquistou    o    sufrágio    universal.    É    a   

lógica   de   um   sistema   de   governo   no   qual   os   trabalhadores,   embora   não   dispondo   

nem   de   capital   nem   de   conhecimento,   têm   uma   voz.   É   a   lógica   da   igualdade   entre   

os   cidadãos   no   momento   de   votar,   e,   mais   amplamente,   é   a   lógica   da   diminuição   

das   desigualdades   econômicas.      

 

As   primeiras   três   lógicas   corresponderam   a   três   revoluções:   A   lógica   do   capital   

correspondeu   à   revolução   capitalista   –   ou   seja,   à   formação   dos   estados-­‐nação   e   à   

Revolução    Industrial    –,    e    ocorreu    no    século    XVIII    e    primeira    metade    do    século   

XIX.    A    lógica    da    organização    correspondeu    à   revolução   organizacional    que    teve   

lugar   no   final   do   século   XIX,   durante   a   Segunda   Revolução   Industrial,   quando   a   

unidade   básica   de   produção   deixou   de   ser   a   família   ou   a   empresa   familiar,   para   

ser   a   grande   organização   burocrática,   e   os   administradores   deixaram   de   ser   um   

mero   estamento   do   Estado   patrimonialista,   para   constituírem   uma   grande   classe   

de    profissionais    –    de    gerentes    e    técnicos.    Finalmente,    a    lógica    da    democracia   

correspondeu   à   revolução   democrática   que   ocorreu   na   virada   para   o   século   XX,   

quando    as    classes    populares    venceram    a    resistência    da    burguesia    liberal,    que   

temia   “a   tirania   da   maioria”,   e   lograram   o   sufrágio   universal.      

 

Destas   três   revoluções,   apenas   a   capitalista   implicou   uma   transformação   radical   

da   sociedade.   As   duas   outras   somaram-­‐se   à   revolução   capitalista,   mudando-­‐a.   As   

três    implicaram    avanços    políticos    importantes:    a    primeira    ao    caminhar    em   

direção   à   igualdade   dos   direitos   civis;   a   segunda   ao   valorizar   o   conhecimento   e   a   

competência    administrativa;    e    a    terceira    ao    abrir    o    caminho    para    a    igualdade   

política   e   social.      

 

A    quarta    lógica    das    sociedades    modernas    é    a    da    nação.    A    nação,    como    a   

sociedade    civil,    é    uma    forma    de    organização    política    da    sociedade.    A    nação    é    a   

sociedade   que   ocupa   um   território   e   une   todos   os   seus   membros   a   uma   mesma   

história    e    a    um    mesmo    destino.    A    nação    só    se    forma    plenamente    quando    ela   

constrói   um   Estado,   que   será   seu   principal   instrumento   de   ação   coletiva.   A   lógica   

da   nação   é   a   lógica   da   autonomia   nacional   e   do   desenvolvimento   econômico.      

 

 

 

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Mas    a    lógica    da    nação    é    também    a    das    potências    imperiais,    que    identificam    os   

interesses   do   mundo   com   os   seus   interesses.   É   impossível   entender   o   mundo   no   

qual   vivemos   se   não   compreendermos   o   imperialismo   moderno,   que   decorre   do   

nacionalismo   dos   países   ricos   ou   do   Oeste   imperial.   Hoje,   esse   imperialismo   age   

menos    através    do    uso    da    força,        e    mais    do    uso    do   soft   power   ou    da    hegemonia   

ideológica.   Um   soft   power   dotado   de   uma   enorme   capacidade   de   cooptação   das   

elites    locais,    que    são    transformadas    em    elites    dependentes.    Seu    grande    trunfo   

está   no   fato   que   suas   sociedades   ricas   e   democráticas   servem   de   exemplo   a   ser   

seguido    pelos    países    em    desenvolvimento.    O    que    seria    razoável    se    o    Oeste   

aceitasse    que    esses    países    adotassem    as    mesmas    políticas    nacionalistas    e   

desenvolvimentistas    adotadas    por    eles,    países    ricos,    quando    realizaram    sua   

revolução   capitalista;   mas   isso   está   fora   de   questão.      

 

A    ideologia    do    capital    é    o    liberalismo,    a    ideologia    da    tecnoburocracia    é    o   

eficientismo,   a   ideologia   da   democracia   é   ela   própria,   e   a   ideologia   da   nação   é   o   

nacionalismo   e   o   desenvolvimentismo.   O   nacionalismo,   quando   é   étnico,   é   uma   

ideologia    perigosa,    que    facilmente    se    transforma    em    autoritarismo,    em   

discriminação   e   até   em   genocídio.   Por   isso   é   melhor   pensar   o   nacionalismo   em   

termos   econômicos,   em   termos   do   desenvolvimentismo,   em   termos   da   busca   do   

desenvolvimento   nacional,   e   rejeitar   qualquer   nacionalismo   étnico.      

 

Na    verdade,    temos    duas    formas    de    organização    econômica    do    capitalismo:    o   

desenvolvimentismo   e   o   liberalismo   econômico.   Enquanto   o   

desenvolvimentismo    defende    uma    política    macroeconômica    ativa,    a   

responsabilidade    fiscal    e    a    responsabilidade    cambial,    o    liberalismo    econômico,   

contra    toda    evidência,    acredita    que    basta    garantir    a    responsabilidade    fiscal    e   

controlar    a    inflação    para    que    haja    desenvolvimento    econômico    e    estabilidade   

financeira.    Segundo,    enquanto    o    novo    desenvolvimentismo    afirma    que    o    setor   

competitivo   deve   ser   coordenado   pelo   mercado,   apenas   o   setor   não-­‐competitivo   

exigindo   planejamento   do   Estado,   o   liberalismo   econômico   não   faz   essa   distinção.      

Terceiro,   enquanto   o   desenvolvimentismo   parte   do   pressuposto   da   competição   

entre   os   estados-­‐nação,   o   liberalismo   econômico   ignora   a   nação,   e,   na   prática,   se   

alia   aos   interesses   do   Oeste   imperial.      

 

As    sociedades    modernas    definiram,    historicamente,    cinco    grandes    objetivos   

políticos:    a    segurança,    a    liberdade    individual,    o    bem-­‐estar    econômico,    a    justiça   

social,   e   a   proteção   do   ambiente.   E,   para   atingir   seus   objetivos,   construíram   suas   

instituições,    entre    as    quais    duas    são    fundamentais    –    o    Estado    e    o    mercado.    O   

Estado   é   a   instituição   maior   de   cada   sociedade,   é   o   sistema   constitucional-­‐legal   e   

a   organização   ou   administração   pública   que   o   garante;   o   mercado,   devidamente   

regulado   pelo   Estado,   é   uma   extraordinária   instituição   de   coordenação   do   setor   

competitivo    de    cada    economia    nacional.    Cada    estado-­‐nação    precisa    ter    um   

mercado   competitivo   e,   principalmente,   de   um   Estado   forte   ou   capaz,   porque   o   

Estado   é   o   instrumento   da   nação   para   lograr   o   equilíbrio   possível   entre   as   três   

primeiras   lógicas   do   capitalismo   e   suas   respectivas   classes   sociais.   

 

Mas    um    Estado    só    será    forte    ou    capaz    sob    duas    condições:    primeiro,    que    sua   

sociedade   seja   suficientemente   sábia   para   entender   que   sua   regra   de   ouro   é   a   do   

compromisso,   é   a   das   concessões   mútuas;   segundo,   que   haja   entre   seus   membros,   

e,   em   particular,   entre   seus   políticos,   um   grau   razoável   de   espírito   republicano.      

 

 

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Nas   sociedades   modernas   e   democráticas   os   conflitos   entre   indivíduos,   grupos,   

classes    sociais,    e    nações    são    inevitáveis,    cabendo    à    política    considerá-­‐los    e   

resolvê-­‐los.   Não   de   forma   ótima   –   que   não   existe   –   mas   da   melhor   forma   possível.   

Não    através    da    guerra    e    do    esmagamento    do    adversário    transformado    em   

inimigo,    mas    através    da    negociação    política,    na    qual    todos    têm    que    ceder    um   

pouco.   Essa   é   a   tarefa   dos   políticos,   que   a   sociedade   contrata   para   que   negociem   

e    governem,    mas    é    também    a    obrigação    de    cada    cidadão.    Nenhuma    sociedade   

logra    ser    razoavelmente    coesa    e    consegue    construir    um    Estado    capaz    sem    que   

seus   cidadãos   estejam   prontos   para   fazerem   os   compromissos   necessários.   

 

É    natural    ou    compreensível    que    os    cidadãos    e    os    políticos    defendam    seus   

interesses   e,   sem   se   dar   conta,   os   identifiquem   com   os   interesses   do   todo.   Mas,   

isto   não   impede   que   exista   um   número   minoritário   mas   razoável   de   cidadãos   e   

de    políticos    dotados    de    espírito    republicano    –    de    homens    e    mulheres    que   

consideram    o    interesse    público    como    prioritário,        não    hesitando    em    tomar   

decisões    que    não    os    interessa,    mas    interessa    à    sociedade.    Ai    da    sociedade    que   

não   tiver   entre   seus   membros   um   número   razoável   de   cidadãos   e   políticos   com   

essa   qualidade.   

 

Em    síntese,    as    classes    sociais    têm    as    suas    próprias    lógicas,    mas    não    podem   

ignorar   as   das   outras.   As   forças   políticas   de   direita   que   querem   ignorar   a   lógica   

dos   direitos   e   da   democracia   fracassam,   como   fracassam   as   forças   de   esquerda,   

ao   quererem   ignorar   a   lógica   do   capital   e   a   da   organização.   A   convivência   entre   

as   três   lógicas   e   as   três   classes   sociais   é   uma   convivência   contraditória,   sempre   

em    transformação;    mas    é    também    uma    convivência   inevitável,    que    só    pode    ser   

pensada    de    maneira    dialética,    e    só    pode    ser    enfrentada    através    de    uma   

combinação    do    espírito    republicano    com    a    capacidade    de    se    fazerem   

compromissos   políticos.   

 

Estas   ideias   aplicam-­‐se,   hoje,   ao   Brasil?   As   quatro   lógicas?   Os   cinco   objetivos?   Os   

dois    princípios?        Elas    nos    ajudam    a    compreender    a    semiestagnação    reinante   

desde   1980,   e   a   grave   crise   atual?   Direi   apenas   algumas   palavras   sobre   isto.   

 

   Tomando   a   história   do   Brasil   desde   1930,   a   sociedade   brasileira   passou   por   dois   

grandes   ciclos   da   relação   Estado-­‐sociedade:   entre   1930   e   1980,   o   Ciclo   Nação   e   

Desenvolvimento,    e    entre    1980    e    as    manifestações    de    junho    de    2013,    o    Ciclo   

Democracia   e   Justiça   Social.      

 

No    primeiro    ciclo,    o    Brasil    industrializou-­‐se,    desenvolvendo-­‐se    de    maneira   

extraordinária,   mas   continuou   uma   sociedade   marcada   pela   desigualdade   e   pelo   

autoritarismo.   

 

No    Ciclo    Democracia    e    Justiça    Social    a    democracia    foi    alcançada,    logrou-­‐se   

alguma    diminuição    na    desigualdade    econômica,    através,    principalmente,    da   

construção    de    um    Estado    do    bem-­‐estar    social,    mas    o    desenvolvimento   

econômico    foi    paralisado.        Enquanto    no    primeiro    ciclo    a    renda    por    habitante   

crescia   a   uma   taxa   anual   de   4%,   no   segundo   ciclo   essa   taxa   foi   de   apenas   1%.      Em   

2015,   à   esta   semiestagnação   de   longo   prazo   somou-­‐se   uma   forte   recessão   e   uma   

grave   crise   política.   

 

 

 

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Qual   a   razão   dos   maus   resultados   econômicos?   Eu   estou   convencido   de   que   eles   

estão   associados   a   dois   problemas   culturais   ou   ideológicos:   à   perda   da   ideia   de   

nação   e   a   uma   alta   preferência   pelo   consumo   imediato.      

 

Com   a   grande   crise   dos   anos   1980   e   o   domínio   neoliberal   em   todo   o   mundo,   as   

elites    brasileiras    perderam    sua    ideia    de    nação,    abandonaram    o   

desenvolvimentismo    e    aderiram    ao    liberalismo    econômico.    Passaram,    assim,    a   

aceitar   uma   taxa   de   câmbio   apreciada   e   déficits   em   conta-­‐corrente   elevados,   que   

muito   interessam   aos   países   ricos,   não   a   nós.   Disseram   que   esses   déficits   eram   

“poupança    externa”    mas,    na    verdade,    representavam    populismo    cambial    que   

permitia   o   aumento   do   consumo   à   custa   do   endividamento   externo.      

 

Assim,    além    de    refletir    a    perda    da    ideia    de    nação,    esses    elevados    déficits    em   

conta-­‐corrente    e    a    correspondente    taxa    de    câmbio    apreciada    no    longo    prazo   

eram   uma   manifestação   da   alta   preferência   pelo   consumo   imediato   que   existe   no   

Brasil.    Eram    uma    forma    de    populismo    cambial    da    nossa    parte    que    se    casa   

perfeitamente    com    a    proposta    liberal    do    Oeste    de    crescimento    com   

endividamento   externo.      

 

Nos   últimos   doze   anos   houve   uma   tentativa   de   mudar   esse   estado   de   coisas,   mas   

afinal        cometeu-­‐se    o    mesmo    erro    do    populismo    cambial    expresso    em    elevados   

déficits   em   conta-­‐corrente.   Por   isso   o   desenvolvimento   econômico   não   ocorreu,   e   

o    pacto    desenvolvimentista    que    o    governo    propôs    aos    empresários    industriais   

falhou,   como   não   poderia   deixar   de   ser.   No   governo   Lula,   entre   2003   e   2010   o   

Banco   Central,   controlado   por   economistas   liberais,   deixou   o   câmbio   se   valorizar   

de    maneira    radical.    Em    consequência,    os    empresários    se    viram    diante    de    um   

estranho    capitalismo    –    um    capitalismo    sem    lucros,    apenas    com    juros    –    e   

deixaram   de   investir.      

 

O   afastamento   dos   empresários   industriais   do   governo   ocorreu   a   partir   do   final   

de    2012.    Mas    a    crise    política    só    se    desencadearia    em    junho    de    2013,    quando   

ocorrem    grandes    manifestação    políticas.    Essas    manifestações    de    desagrado   

foram    principalmente    uma    manifestação    da    classe    média    tradicional,    tanto    da   

classe   média   burguesa   como   da   tecnoburocrática.   De   repente   essa   classe   se   deu   

conta    que    ela    havia    sido    excluída    dos    benefícios    do    parco    desenvolvimento   

econômico    ocorrido    desde    a    transição    democrática.    Os    pobres    receberam    uma   

   

preferencia    clara    dos    governos    democráticos    que    se    empenharam    em    montar

um   Estado   do   bem-­‐estar   social   financiado   com   o   aumento   dos   impostos.   Foram   

ainda    beneficiados    pelo    aumento    do    salário    mínimo,    e    pelo    aumento    das   

transferências    do    tipo    Bolsa    Família.    Os    ricos,    por    sua    vez,    continuaram    a    ser   

privilegiados    pelo    não    pagamento    de    impostos,    pelas    privatizações,    pelos    altos   

juros    recebidos,    e    pela    financeirização.    Já    a    classe    média    tradicional,    que    paga   

impostos,    sentiu-­‐se    esquecida,    entre    outras    razões    porque    viu    esses    impostos   

serem   destinados   a   serviços   sociais   que   ela   não   utiliza,   porque   coloca   seus   filhos   

nas   escolas   privadas   e   participa   de   planos   de   saúde   privados.   

 

Somaram-­‐se    a    isto,    nesse    mesmo    ano    de    2013,    o    julgamento    do    Mensalão    que   

enfraqueceu    o    governo,    e    o    fato    que    a    taxa    de    crescimento    do    país    continuava   

muito    baixa,    reduzindo    as    oportunidades    de    emprego.    Diante    desse    quadro,   

setores   da   classe   média   voltaram-­‐se   para   a   direita,   e   eu   passei   a   ver   algo   que   eu   

 

 

   5   

 

 

 

 

   

 

nunca    vira    no    Brasil:    o    ódio    político,    que    se    manifestou    nas    agressões    à   

presidente   Dilma   durante   a   Copa   do   Mundo.      

 

A    presidente,    por    sua    vez,    não    lograva    a    retomada    do    desenvolvimento   

econômico,   e   nesse   mesmo   ano   cometeu   o   seu   grande   erro   econômico.   Decidiu   

embarcar    em    uma    política    industrial    de    grandes    desonerações    fiscais    que,   

somadas   ao   enfraquecimento   da   economia,   resultaram   em   uma   grande   queda   na   

receita    de    impostos    do    governo,    e    na    perda    do    controle    fiscal.    O    superávit   

primário,   que   permanecera   sob   controle   até   2013,   em   2014   se   transformou   em   

um   déficit.   O   crescimento   do   PIB   foi   zero   em   2014,   e   cairá   cerca   de   3%   neste   ano.   

 

Não   obstante,   a   presidente   foi   reeleita.   Certamente   porque   os   pobres,   que   foram   

beneficiados    nos    três    governos    do    PT,    mostraram    seu    agradecimento.    Mas   

ganhou   com   pouca   margem,   e   sem   nenhum   apoio   nas   classes   médias   e   na   classe   

alta.    Ganhou,    portanto,    sem    apoio    na    sociedade    civil.    E,    ao    mesmo    tempo,   

explodia   um   novo   escândalo   –   o   da   Operação   Lava-­‐Jato   –   que   alcançou   números   

elevados,    já    levou    à    prisão    empresários    da    construção    civil,    e    provavelmente   

levará    para    ela    diversos    políticos.    Desta    maneira,    2015    está    sendo    um    ano    de   

crise    econômica,    de    crise    política    e    de    crise    moral.    E    mostra    que    o    Ciclo   

Democracia   e   Justiça   Social   realmente   terminou.      

 

O    que    virá    em    seguida?    Os    brasileiros    estão    perplexos,    mas    vale    fazer    algumas   

considerações.    Neste    momento,    a    direita    e    o    liberalismo    econômico    estão    no   

ataque,    e    repetem    sua    proposta    para    o    Brasil    que    pode    ser    traduzida    em    uma   

palavra:   liberalização.   Em   contrapartida,   faço   parte   de   um   grupo   de   economistas   

e    empresários    industriais    novo-­‐desenvolvimentistas    que    oferecem    ao    Brasil    a   

proposta   de   reindustrialização.   

 

Os    liberais    e    os    novo-­‐desenvolvimentistas    estão    de    acordo    quando    propõem   

superávit    primário    e    queda    da    dívida    pública    nos    próximos    anos.    Estão    juntos   

também    quando    defendem    mudanças    na    previdência    social    que    estabeleçam   

uma   idade   mínima   de   aposentadoria.   

 

Mas    as    semelhanças    param    aí.    Os    novo-­‐desenvolvimentistas    propõem    que    o   

saldo    da    conta-­‐corrente,    da    balança    comercial    e    de    serviços,    seja   zero.    São,   

portanto,   radicalmente   contra   o   populismo   cambial   ou   a   apreciação   cambial   e   os   

déficits    em    conta    corrente.    Os    liberais    econômicos    aceitam    de    bom    grado    os   

déficits   em   conta   corrente.   Os   novo-­‐desenvolvimentistas   defendem   a   reforma   da   

Selic,   que   é   uma   forma   de   tabelamento   da   taxa   de   juros   de   longo   prazo   ao   indexá-­‐

los,    enquanto    que    os    liberais    estão    satisfeitos    com    os    juros    altos    e    com    a   

instituição    Selic    que    garante    esses    juros    aos    rentistas.    Os    novo-­‐

desenvolvimentistas   defendem   a   substituição   de   impostos   indiretos,   regressivos,   

por    impostos    progressivos    e    o    gradual    aumento    dos    recursos    para    o    Estado   

social    na    medida    em    que    haja    crescimento,    enquanto    os    liberais    são    contra    a   

progressividade    dos    impostos    e    se    opõem    ao    Estado    social.    Os    novo-­‐

desenvolvimentistas    respeitam    as    quatro    lógicas    das    sociedades    modernas,    em   

particular   a   lógica   do   capital   e   a   da   democracia;   os   liberais   obedecem   apenas   à   

lógica    da    organização,    traduzida    para    eles    em    banco    central    e    agências    de   

regulação   independentes,   e   à   lógica   do   capital   rentista.      

 

 

 

   6   

 

 

 

 

   

 

Os    novo-­‐desenvolvimentistas    afirmam    que    nos    países    em    desenvolvimento   

existe   uma   tendência   à   sobreapreciação   cíclica   e   crônica   da   taxa   de   câmbio.   Isto   

significa   que   a   taxa   de   câmbio   só   se   torna   competitiva   nos   momentos   de   crise;   

depois,   se   aprecia,   e   permanece   vários   anos   apreciada   até   que   surja   nova   crise.   

Por    isso    defendem    uma    política    cambial    que    neutralize    a    doença    holandesa    e   

mantenha   a   taxa   de   câmbio   no   equilíbrio   competitivo   –   no   nível   que   está   hoje   de   

R$   3,80   por   dólar,   que   é   fruto   de   uma   crise.   Sem   uma   política   cambial   firme,   a   

taxa   de   câmbio   voltará   a   se   apreciar   assim   que   a   crise   aguda   seja   superada   e   que   

o    preço    das    commodities    volte    a    crescer    um    pouco.    Já    os    liberais    rejeitam   

qualquer   política   cambial.   

 

Não    sei    qual    das    duas    propostas    prevalecerá    no    novo    ciclo    de    relação    Estado-­‐

sociedade    que    está    hoje    em    formação.    O    mais    provável    é    que    a    curto    prazo    o   

liberalismo    econômico    se    imporá    devido    ao    fracasso    do    desenvolvimentismo   

populista.   Mas,   caso   isto   aconteça,   estou   seguro   que   a   proposta   de   liberalização   

terá   vida   curta,   porque   ela   não   assegurará   nem   a   diminuição   das   desigualdades,   

nem   garantirá   estabilidade   e   crescimento.      

 

Meus   amigos,   como   vocês   vêem,   a   minha   luta   continua.   Eu   não   sou   um   político   

mas   um   intelectual   apaixonado   pelas   ideias   que   assumiu   cargos   políticos   quando   

foi   convidado.   Não   sou,   porém,   um   cientista   social   frio,   em   busca   de   uma   verdade   

pura,    descarnada.    Essa    verdade    não    existe.    Em    toda    a    minha    vida,    eu    sempre   

procurei    entender    melhor    a    economia    e    as    demais    ciências    sociais    para    poder   

contribuir   para   a   solução   das   grandes   problemas   do   Brasil   e   da   humanidade.   Eu   

sempre   estive   voltado   para   a   construção   de   um   Brasil   e   de   um   mundo   melhor.      

 

Eu    sei    bem    que    minha    capacidade    de    contribuir    é    pequena,    mas    isto    não    me   

desanima.    Eu    acredito    no    progresso    –    no    avanço    na    direção    daqueles    cinco   

grande    objetivos    que    as    sociedades    modernas    definiram    para    si    próprias:    a   

segurança,    a    liberdade    individual,    o    bem-­‐estar    econômico,    a    justiça    social    e    a   

proteção    do    ambiente.    Eu    sei    que    hoje,    no    Brasil    e    no    mundo,    estamos    sem   

projetos    e    sem    esperança,    mas    esses    objetivos    são    um    elemento    do    projeto   

necessário.   Eu   estou   seguro   que   poderemos   repensar   nosso   projeto   e   reconstruir   

nossa   esperança.   

 

Muito   obrigado.   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Luis Nassif

5 Comentários

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  1. Tenho 55 anos e me dá

    Tenho 55 anos e me dá urticárias quando vejo Bresser-Pereira dando opinião sobre economia. Esse economista já deveria  ter sido esquecido.

    O Plano Bresser no governo Saney foi um desastre homérico, trouxe muito sofrimento para as pessoas, principalmente os mais pobres, foi um época de desalento.

    Lembro que na empresa onde eu trabalhava havia um “postinho” do Banco Estadual onde recebíamos o salário, todo santo dia no final do expediante a gente passava no caixa para aplicar na Overnight que rendia um jurinho durante a noite. Aquilo sim era ciranda financeira, o sujeito recebia 1 milhão de cruzados (ou outra coisa, sei lá) no final do mês e 20 dias depois valer 800 mil. O negócio era sair gastando antes que a inflação corroesse o nosso dinheiro.

     

     

    , e

  2. Corrigindo a formatação…

    Oi Nassif! Tá bem esquisito o jeito que ficou o texto importado, segue ele ‘arrumado’ 🙂

     

    “Meus amigos

      Sinto-me honrado e feliz ao receber o prêmio Juca Pato. Percorrendo a lista dos escritores ou intelectuais que me antecederam, vejo alguns de meus mestres, como Caio Prado Junior e Alexandre Barbosa Lima Sobrinho, e alguns dos meus amigos, como Fernando Henrique Cardoso e Carlos Alberto Moniz Bandeira, e me sinto em muito boa companhia. Que posso eu dizer a todos aqui presentes além do meu agradecimento? De meu agradecimento a todos que me ajudaram, de meu agradecimento à União Brasileira de Escritores que me concedeu esse prêmio. Poderia discutir a grave crise em que se encontra a sociedade brasileira hoje. Ou a crise mundial desencadeada em 2008 e da qual os países ricos vão saindo lentamente. Talvez esses fossem temas adequados. Mas o que mais me impressiona hoje não são essas crises, que acabam sendo superadas, mas a falta de esperança que caracteriza o mundo desde que o socialismo deixou de ser uma utopia possível. A perda da crença na ideia do progresso ou do desenvolvimento humano há tempo atingiu os países ricos. E nos últimos anos tomou conta, também, do Brasil. Será que esta falta de esperança é inerente às sociedades tecno-burocrático-capitalistas do nosso tempo? Podemos ter esperança sem a perspectiva de uma sociedade socialista, contando apenas com a continuidade do desenvolvimento humano? Será que as “lógicas” em conflito que presidem o mundo moderno – a lógica do capital, a do conhecimento, a da democracia, e a da nação – nos levam necessariamente a não termos projetos comuns de construção social? Ou, então, existe a possibilidade de reconstruirmos nossa esperança?  Estamos acostumados a pensar a sociedade moderna como uma sociedade capitalista e liberal. Mas, desde o século XX, ela é também uma sociedade tecnoburocrática, uma sociedade do bem-estar social, e uma sociedade democrática. E está organizada sob a forma de estados-nação. O que nos permite afirmar que a sociedade moderna é definida por quatro lógicas. A primeira lógica é a do capital. É a lógica da propriedade privada dos meios de produção, da acumulação de capital e do lucro. É a lógica do empresário schumpeteriano, que organiza a produção e inova para buscar o lucro, mas é também a do capitalista rentista, que busca os juros e aluguéis. É a lógica da mercadoria e do trabalho assalariado. É a lógica da desigualdade, da herança que perpetua o controle do capital na família. Mas é também a lógica dos direitos civis, da igualdade de todos perante a lei, e da criatividade e do crescimento econômico. A segunda lógica é a da organização. É a lógica da propriedade coletiva das organizações pelos tecnoburocratas que vemos nas grandes empresas e no aparelho do Estado. É a lógica da classe tecnoburocrática ou profissional. É a lógica do conhecimento técnico, da administração e do planejamento. É a lógica da meritocracia e, portanto, também a da desigualdade, seja porque premia de forma desproporcional os mais competentes, seja porque as famílias conseguem transferir para seus filhos o conhecimento de forma privilegiada. A terceira lógica das sociedades modernas é a da democracia. Essa é a lógica do sufrágio universal e da igualdade. As duas classes dirigentes (a capitalista e a tecnoburocrática) pretendem que essa lógica seja sua, mas é realmente a lógica da classe trabalhadora, que duramente conquistou o sufrágio universal. É a lógica de um sistema de governo no qual os trabalhadores, embora não dispondo nem de capital nem de conhecimento, têm uma voz. É a lógica da igualdade entre os cidadãos no momento de votar, e, mais amplamente, é a lógica da diminuição das desigualdades econômicas. As primeiras três lógicas corresponderam a três revoluções: A lógica do capital correspondeu à revolução capitalista – ou seja, à formação dos estados-nação e à Revolução Industrial –, e ocorreu no século XVIII e primeira metade do século XIX. A lógica da organização correspondeu à revolução organizacional que teve lugar no final do século XIX, durante a Segunda Revolução Industrial, quando a unidade básica de produção deixou de ser a família ou a empresa familiar, para ser a grande organização burocrática, e os administradores deixaram de ser um mero estamento do Estado patrimonialista, para constituírem uma grande classe de profissionais – de gerentes e técnicos. Finalmente, a lógica da democracia correspondeu à revolução democrática que ocorreu na virada para o século XX, quando as classes populares venceram a resistência da burguesia liberal, que temia “a tirania da maioria”, e lograram o sufrágio universal. Destas três revoluções, apenas a capitalista implicou uma transformação radical da sociedade. As duas outras somaram-se à revolução capitalista, mudando-a. As três implicaram avanços políticos importantes: a primeira ao caminhar em direção à igualdade dos direitos civis; a segunda ao valorizar o conhecimento e a competência administrativa; e a terceira ao abrir o caminho para a igualdade política e social. A quarta lógica das sociedades modernas é a da nação. A nação, como a sociedade civil, é uma forma de organização política da sociedade. A nação é a sociedade que ocupa um território e une todos os seus membros a uma mesma história e a um mesmo destino. A nação só se forma plenamente quando ela constrói um Estado, que será seu principal instrumento de ação coletiva. A lógica da nação é a lógica da autonomia nacional e do desenvolvimento econômico. Mas a lógica da nação é também a das potências imperiais, que identificam os interesses do mundo com os seus interesses. É impossível entender o mundo no qual vivemos se não compreendermos o imperialismo moderno, que decorre do nacionalismo dos países ricos ou do Oeste imperial. Hoje, esse imperialismo age menos através do uso da força, e mais do uso do soft power ou da hegemonia ideológica. Um soft power dotado de uma enorme capacidade de cooptação das elites locais, que são transformadas em elites dependentes. Seu grande trunfo está no fato que suas sociedades ricas e democráticas servem de exemplo a ser seguido pelos países em desenvolvimento. O que seria razoável se o Oeste aceitasse que esses países adotassem as mesmas políticas nacionalistas e desenvolvimentistas adotadas por eles, países ricos, quando realizaram sua revolução capitalista; mas isso está fora de questão. A ideologia do capital é o liberalismo, a ideologia da tecnoburocracia é o eficientismo, a ideologia da democracia é ela própria, e a ideologia da nação é o nacionalismo e o desenvolvimentismo. O nacionalismo, quando é étnico, é uma ideologia perigosa, que facilmente se transforma em autoritarismo, em discriminação e até em genocídio. Por isso é melhor pensar o nacionalismo em termos econômicos, em termos do desenvolvimentismo, em termos da busca do desenvolvimento nacional, e rejeitar qualquer nacionalismo étnico. Na verdade, temos duas formas de organização econômica do capitalismo: o desenvolvimentismo e o liberalismo econômico. Enquanto o desenvolvimentismo defende uma política macroeconômica ativa, a responsabilidade fiscal e a responsabilidade cambial, o liberalismo econômico, contra toda evidência, acredita que basta garantir a responsabilidade fiscal e controlar a inflação para que haja desenvolvimento econômico e estabilidade financeira. Segundo, enquanto o novo desenvolvimentismo afirma que o setor competitivo deve ser coordenado pelo mercado, apenas o setor não-competitivo exigindo planejamento do Estado, o liberalismo econômico não faz essa distinção. Terceiro, enquanto o desenvolvimentismo parte do pressuposto da competição entre os estados-nação, o liberalismo econômico ignora a nação, e, na prática, se alia aos interesses do Oeste imperial. As sociedades modernas definiram, historicamente, cinco grandes objetivos políticos: a segurança, a liberdade individual, o bem-estar econômico, a justiça social, e a proteção do ambiente. E, para atingir seus objetivos, construíram suas instituições, entre as quais duas são fundamentais – o Estado e o mercado. O Estado é a instituição maior de cada sociedade, é o sistema constitucional-legal e a organização ou administração pública que o garante; o mercado, devidamente regulado pelo Estado, é uma extraordinária instituição de coordenação do setor competitivo de cada economia nacional. Cada estado-nação precisa ter um mercado competitivo e, principalmente, de um Estado forte ou capaz, porque o Estado é o instrumento da nação para lograr o equilíbrio possível entre as três primeiras lógicas do capitalismo e suas respectivas classes sociais. Mas um Estado só será forte ou capaz sob duas condições: primeiro, que sua sociedade seja suficientemente sábia para entender que sua regra de ouro é a do compromisso, é a das concessões mútuas; segundo, que haja entre seus membros, e, em particular, entre seus políticos, um grau razoável de espírito republicano. Nas sociedades modernas e democráticas os conflitos entre indivíduos, grupos, classes sociais, e nações são inevitáveis, cabendo à política considerá-los e resolvê-los. Não de forma ótima – que não existe – mas da melhor forma possível. Não através da guerra e do esmagamento do adversário transformado em inimigo, mas através da negociação política, na qual todos têm que ceder um pouco. Essa é a tarefa dos políticos, que a sociedade contrata para que negociem e governem, mas é também a obrigação de cada cidadão. Nenhuma sociedade logra ser razoavelmente coesa e consegue construir um Estado capaz sem que seus cidadãos estejam prontos para fazerem os compromissos necessários. É natural ou compreensível que os cidadãos e os políticos defendam seus interesses e, sem se dar conta, os identifiquem com os interesses do todo. Mas, isto não impede que exista um número minoritário mas razoável de cidadãos e de políticos dotados de espírito republicano – de homens e mulheres que consideram o interesse público como prioritário, não hesitando em tomar decisões que não os interessa, mas interessa à sociedade. Ai da sociedade que não tiver entre seus membros um número razoável de cidadãos e políticos com essa qualidade. Em síntese, as classes sociais têm as suas próprias lógicas, mas não podem ignorar as das outras. As forças políticas de direita que querem ignorar a lógica dos direitos e da democracia fracassam, como fracassam as forças de esquerda, ao quererem ignorar a lógica do capital e a da organização. A convivência entre as três lógicas e as três classes sociais é uma convivência contraditória, sempre em transformação; mas é também uma convivência inevitável, que só pode ser pensada de maneira dialética, e só pode ser enfrentada através de uma combinação do espírito republicano com a capacidade de se fazerem compromissos políticos. Estas ideias aplicam-se, hoje, ao Brasil? As quatro lógicas? Os cinco objetivos? Os dois princípios? Elas nos ajudam a compreender a semiestagnação reinante desde 1980, e a grave crise atual? Direi apenas algumas palavras sobre isto. Tomando a história do Brasil desde 1930, a sociedade brasileira passou por dois grandes ciclos da relação Estado-sociedade: entre 1930 e 1980, o Ciclo Nação e Desenvolvimento, e entre 1980 e as manifestações de junho de 2013, o Ciclo Democracia e Justiça Social. No primeiro ciclo, o Brasil industrializou-se, desenvolvendo-se de maneira extraordinária, mas continuou uma sociedade marcada pela desigualdade e pelo autoritarismo. No Ciclo Democracia e Justiça Social a democracia foi alcançada, logrou-se alguma diminuição na desigualdade econômica, através, principalmente, da construção de um Estado do bem-estar social, mas o desenvolvimento econômico foi paralisado. Enquanto no primeiro ciclo a renda por habitante crescia a uma taxa anual de 4%, no segundo ciclo essa taxa foi de apenas 1%. Em 2015, à esta semiestagnação de longo prazo somou-se uma forte recessão e uma grave crise política. Qual a razão dos maus resultados econômicos? Eu estou convencido de que eles estão associados a dois problemas culturais ou ideológicos: à perda da ideia de nação e a uma alta preferência pelo consumo imediato. Com a grande crise dos anos 1980 e o domínio neoliberal em todo o mundo, as elites brasileiras perderam sua ideia de nação, abandonaram o desenvolvimentismo e aderiram ao liberalismo econômico. Passaram, assim, a aceitar uma taxa de câmbio apreciada e déficits em conta-corrente elevados, que muito interessam aos países ricos, não a nós. Disseram que esses déficits eram “poupança externa” mas, na verdade, representavam populismo cambial que permitia o aumento do consumo à custa do endividamento externo. Assim, além de refletir a perda da ideia de nação, esses elevados déficits em conta-corrente e a correspondente taxa de câmbio apreciada no longo prazo eram uma manifestação da alta preferência pelo consumo imediato que existe no Brasil. Eram uma forma de populismo cambial da nossa parte que se casa perfeitamente com a proposta liberal do Oeste de crescimento com endividamento externo. Nos últimos doze anos houve uma tentativa de mudar esse estado de coisas, mas afinal cometeu-se o mesmo erro do populismo cambial expresso em elevados déficits em conta-corrente. Por isso o desenvolvimento econômico não ocorreu, e o pacto desenvolvimentista que o governo propôs aos empresários industriais falhou, como não poderia deixar de ser. No governo Lula, entre 2003 e 2010 o Banco Central, controlado por economistas liberais, deixou o câmbio se valorizar de maneira radical. Em consequência, os empresários se viram diante de um estranho capitalismo – um capitalismo sem lucros, apenas com juros – e deixaram de investir. O afastamento dos empresários industriais do governo ocorreu a partir do final de 2012. Mas a crise política só se desencadearia em junho de 2013, quando ocorrem grandes manifestação políticas. Essas manifestações de desagrado foram principalmente uma manifestação da classe média tradicional, tanto da classe média burguesa como da tecnoburocrática. De repente essa classe se deu conta que ela havia sido excluída dos benefícios do parco desenvolvimento econômico ocorrido desde a transição democrática. Os pobres receberam uma preferencia clara dos governos democráticos que se empenharam em montar um Estado do bem-estar social financiado com o aumento dos impostos. Foram ainda beneficiados pelo aumento do salário mínimo, e pelo aumento das transferências do tipo Bolsa Família. Os ricos, por sua vez, continuaram a ser privilegiados pelo não pagamento de impostos, pelas privatizações, pelos altos juros recebidos, e pela financeirização. Já a classe média tradicional, que paga impostos, sentiu-se esquecida, entre outras razões porque viu esses impostos serem destinados a serviços sociais que ela não utiliza, porque coloca seus filhos nas escolas privadas e participa de planos de saúde privados. Somaram-se a isto, nesse mesmo ano de 2013, o julgamento do Mensalão que enfraqueceu o governo, e o fato que a taxa de crescimento do país continuava muito baixa, reduzindo as oportunidades de emprego. Diante desse quadro, setores da classe média voltaram-se para a direita, e eu passei a ver algo que eu nunca vira no Brasil: o ódio político, que se manifestou nas agressões à presidente Dilma durante a Copa do Mundo. A presidente, por sua vez, não lograva a retomada do desenvolvimento econômico, e nesse mesmo ano cometeu o seu grande erro econômico. Decidiu embarcar em uma política industrial de grandes desonerações fiscais que, somadas ao enfraquecimento da economia, resultaram em uma grande queda na receita de impostos do governo, e na perda do controle fiscal. O superávit primário, que permanecera sob controle até 2013, em 2014 se transformou em um déficit. O crescimento do PIB foi zero em 2014, e cairá cerca de 3% neste ano. Não obstante, a presidente foi reeleita. Certamente porque os pobres, que foram beneficiados nos três governos do PT, mostraram seu agradecimento. Mas ganhou com pouca margem, e sem nenhum apoio nas classes médias e na classe alta. Ganhou, portanto, sem apoio na sociedade civil. E, ao mesmo tempo, explodia um novo escândalo – o da Operação Lava-Jato – que alcançou números elevados, já levou à prisão empresários da construção civil, e provavelmente levará para ela diversos políticos. Desta maneira, 2015 está sendo um ano de crise econômica, de crise política e de crise moral. E mostra que o Ciclo Democracia e Justiça Social realmente terminou. O que virá em seguida? Os brasileiros estão perplexos, mas vale fazer algumas considerações. Neste momento, a direita e o liberalismo econômico estão no ataque, e repetem sua proposta para o Brasil que pode ser traduzida em uma palavra: liberalização. Em contrapartida, faço parte de um grupo de economistas e empresários industriais novo-desenvolvimentistas que oferecem ao Brasil a proposta de reindustrialização. Os liberais e os novo-desenvolvimentistas estão de acordo quando propõem superávit primário e queda da dívida pública nos próximos anos. Estão juntos também quando defendem mudanças na previdência social que estabeleçam uma idade mínima de aposentadoria. Mas as semelhanças param aí. Os novo-desenvolvimentistas propõem que o saldo da conta-corrente, da balança comercial e de serviços, seja zero. São, portanto, radicalmente contra o populismo cambial ou a apreciação cambial e os déficits em conta corrente. Os liberais econômicos aceitam de bom grado os déficits em conta corrente. Os novo-desenvolvimentistas defendem a reforma da Selic, que é uma forma de tabelamento da taxa de juros de longo prazo ao indexá-los, enquanto que os liberais estão satisfeitos com os juros altos e com a instituição Selic que garante esses juros aos rentistas. Os novo-desenvolvimentistas defendem a substituição de impostos indiretos, regressivos, por impostos progressivos e o gradual aumento dos recursos para o Estado social na medida em que haja crescimento, enquanto os liberais são contra a progressividade dos impostos e se opõem ao Estado social. Os novo-desenvolvimentistas respeitam as quatro lógicas das sociedades modernas, em particular a lógica do capital e a da democracia; os liberais obedecem apenas à lógica da organização, traduzida para eles em banco central e agências de regulação independentes, e à lógica do capital rentista. Os novo-desenvolvimentistas afirmam que nos países em desenvolvimento existe uma tendência à sobreapreciação cíclica e crônica da taxa de câmbio. Isto significa que a taxa de câmbio só se torna competitiva nos momentos de crise; depois, se aprecia, e permanece vários anos apreciada até que surja nova crise. Por isso defendem uma política cambial que neutralize a doença holandesa e mantenha a taxa de câmbio no equilíbrio competitivo – no nível que está hoje de R$ 3,80 por dólar, que é fruto de uma crise. Sem uma política cambial firme, a taxa de câmbio voltará a se apreciar assim que a crise aguda seja superada e que o preço das commodities volte a crescer um pouco. Já os liberais rejeitam qualquer política cambial. Não sei qual das duas propostas prevalecerá no novo ciclo de relação Estado-sociedade que está hoje em formação. O mais provável é que a curto prazo o liberalismo econômico se imporá devido ao fracasso do desenvolvimentismo populista. Mas, caso isto aconteça, estou seguro que a proposta de liberalização terá vida curta, porque ela não assegurará nem a diminuição das desigualdades, nem garantirá estabilidade e crescimento. Meus amigos, como vocês vêem, a minha luta continua. Eu não sou um político mas um intelectual apaixonado pelas ideias que assumiu cargos políticos quando foi convidado. Não sou, porém, um cientista social frio, em busca de uma verdade pura, descarnada. Essa verdade não existe. Em toda a minha vida, eu sempre procurei entender melhor a economia e as demais ciências sociais para poder contribuir para a solução das grandes problemas do Brasil e da humanidade. Eu sempre estive voltado para a construção de um Brasil e de um mundo melhor. Eu sei bem que minha capacidade de contribuir é pequena, mas isto não me desanima. Eu acredito no progresso – no avanço na direção daqueles cinco grande objetivos que as sociedades modernas definiram para si próprias: a segurança, a liberdade individual, o bem-estar econômico, a justiça social e a proteção do ambiente. Eu sei que hoje, no Brasil e no mundo, estamos sem projetos e sem esperança, mas esses objetivos são um elemento do projeto necessário. Eu estou seguro que poderemos repensar nosso projeto e reconstruir nossa esperança. Muito obrigado.”

  3. Pelo visto ganhou o prêmio pela obra

    Em todo caso, continua perdido como sempre.

    Passeia pelos efeitos mas foge como o diabo da cruz das causas.

    Mesmo assim, parabéns pela homenagem e pela coragem de levantar questões sobre modelos de desenvolvimento, assunto que não deveria ser tabu, mas é.

  4. Nassif, ninguem vai ler.  Nao

    Nassif, ninguem vai ler.  Nao eh so a formatacao.  (o problema da formatacao eh permanentente com PDF’s, alias)

    Eh o caso de alguem do qual ninguem jamais ouvir falar fazer um discurso.  Eu faco discursos o tempo todo.  Ninguem jamais os leu tampouco.

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