O pequeno computador Raspberry Pi

Por foo

Três razões pelas quais você deve prestar atenção Raspberry Pi

Por Greg Hughes, No Yahoo News

Raspberry Pi modelo

Há uma deliciosa novidade no mundo digital.

É do tamanho de um cartão de crédito, custa apenas US$ 25 e pode estar começando uma revolução silenciosa na forma como as pessoas trabalham com computadores.

É chamado Raspberry Pi – um microcomputador que está fazendo ondas entre educadores, empresas e geeks.

Originalmente concebido por programadores de computadores no Reino Unido, ele foi construído com a intenção de inspirar as crianças a aprender informática. O Pi é um computador nu – é basicamente uma placa-mãe enxuta – mas tem um número surpreendente de recursos que os computadores mais modernos têm, incluindo uma porta HDMI, portas USB, vídeo e áudio, e pode ser ligado a um televisor ou computador portátil (entre outras coisas).

Raspberry Pi colapso

Até agora, o Pi tem ganhado espaço nas escolas da Grã-Bretanha, Europa e Oriente Médio, que querem que as crianças possam aprender a programar. No entanto, com um custo barato e um poder  surpreendente para um dispositivo tão pequeno, tem havido um grande interesse entre desenvolvedores e programadores, hobbistas e profissionais, para usar o Pi para outros fins. Houve tanto interesse que, desde o lançamento do Pi, em fevereiro de 2012, mais de um milhão de unidades foram vendidas em todo o mundo.

Aqui estão algumas razões pelas quais você deve prestar atenção no Pi.

Está dando origem a uma nova onda de experimentação de baixo custo

Uma das melhores coisas sobre a era digital em que vivemos é o fato de pessoas comuns com uma paixão e do know-how técnico podem criar um milhão de diferentes usos para hardware originalmente construído para uma única finalidade.

O Pi não é diferente. Há um milhão de maneiras possíveis para usá-lo.

Depois de ter sido lançado em 2012, o Pi tem sido usado para criar centenas de projectos do-it-yourself , que vão desde o controle de um show de fogos, um leitor de música, jogos, uma cafeteira, uma moldura digital e dezenas de outros.

Depois de anos de experiências do computador que está sendo limitado a um pequeno número de aplicações, o poder notável do Pi e utilitário é dar às pessoas a chance de experimentar com a tecnologia digital em uma variedade de maneiras novas. Nós ainda não sabemos como tudo vai acontecer, mas o Pi está liderando o caminho para as pessoas a se sentirem mais confortáveis com computadores e estarem conectados à Internet em todos os lugares, o tempo todo.

Algumas pessoas têm ido tão longe quanto automatizar suas casas inteiras usando a Pi,ligando o software da Apple Siri para o Pi.

Ele pode ser uma ótima maneira de equilibrar os computadores com o meio ambiente

Uma das queixas grandes sobre a era digital tem sido como ele está criando uma dor de cabeça a longo prazo enorme para o meio ambiente. Todos os computadores que usamos estão contribuindo de alguma forma para o crescimento de aterros, emissões atmosféricas e toxinas se infiltrando no solo.

Embora não exista uma solução imediata para este problema, o Pi pode ser uma forma mais ecológica de equipamento digital. É pequeno, facilmente reciclável e pode até mesmo ser ligado a um painel solar como fonte de energia. O Pi mostra que não é preciso muita energia para uma máquina ser eficaz.

O Pi quer fazer a ciência da computação – e não o uso do computador – divertido e relevante

Vamos ser honestos: todos nós amamos nossos iPads, laptops e smartphones, mas muito poucos de nós realmente entendem como esses dispositivos realmente funcionam. Isso é muitas vezes devido a uma lacuna de conhecimento das gerações mais velhas que não entendem bem os computadores, mas também porque não há preocupações de ensinar computação, e faltam professores com conhecimento de a tecnologia nas escolas.

O Pi quer mudar tudo isso. Não vai ser fácil, no entanto. Como a BBC Rory Cellan-Jones escreveu ao cobrir o lançamento do Pi para o Reino Unido:

“A tarefa real, no entanto, não é sobre a obtenção do Pi Raspberry para que a multidão impaciente de entusiastas. Que importa é o tipo de recepção que o aparelho recebe quando chegar nas escolas.”

É um dispositivo que não é apenas barato, mas muitas crianças podem descobrir como usar o Pi antes de muitos adultos. Vai inspirar toda uma geração de crianças a experimentar, explorar e aprender através da experiência, o que é vital para a aprendizagem.

O Pi vai fazer ciência da computação uma opção de carreira ainda mais interessante (e mais generalizada) para não apenas estudantes dos países desenvolvimento, mas também nos de países em busca de uma chance no mundo da computação.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador