…O que mostrou o debate da Globo?…

…o que mostrou o debate da Globo?…
.
Uma Marina Silva triste, alquebrada, atingida pela concretude de uma derrota eleitoral humilhante para seus 20 milhões de votos de 2014. O ressentimento com que pediu a Haddad que fizesse uma “autocrítica” estava presente em toda a sua expressão corporal.
.
Meirelles é um homem inteligente e tem foco. Cumpriu com maestria o papel a que se determinou desde o início e para o qual gastou milhões de reais do próprio bolso – mostrar-se à sociedade brasileira como “um homem de bem”, um “outsider” da política – “trabalhei em governos diferentes, sempre pensando no bem do país e nunca tive uma acusação de corrupção……” – era apenas esse seu interesse. Me surpreendi por não ter sido “antipetista” em nenhum momento da campanha…..
.
Boulos saiu de desconhecido para promessa concreta de liderança da esquerda brasileira. Firme, coerente, permitiu-se sair do papel super agressivo do primeiro debate para assumir o crítico contundente de nossas mazelas eternas. Foi provavelmente o que mais lucrou politicamente falando se pensamos no longo prazo.
.
Álvaro Dias tirou todas as máscaras, os observadores lúcidos perceberam sua pequenez de espírito, o fim melancólico em que jogou a si mesmo: um esgoto de ódio e fanatismo, um inferno em vida….. Um ser humano execrável que nada deixou como herança política ou social para seu país.
.
Alckmin…. o que dizer desse ser apagado, falso, politiqueiro, medíocre? Um homem cujo epíteto, “picolé de chuchu” o traduz à perfeição, não merece linha alguma. Só no país de sociedade mais atrasada do mundo entre as nações ricas poderia ter tido a carreira que teve.
.
Cabo Daciolo é essa figura que mistura tragédia e comédia, um ser insano, como os que o colocaram nesse triste papel.
.
Ciro Gomes, meu candidato natural, que tanto me deixa orgulhoso por seu brilhantismo intelectual único entre todos os homens públicos brasileiros e seu destempero, seus rompantes, suas incongruências, que fazem às vezes que o detestemos…. Não vou saber nunca quem foi (minha opinião…) o tolo entre os dois, ele ou Lula, evitando o necessário acerto para que ele estivesse nessa frente de batalha épica contra os fascistas, as oligarquias, a mídia, o Judiciário vil, covarde e perverso…… Peço a todos os deuses que nem ele nem o PT cometam o erro CONTRA O BRASIL de um não-acerto entre ambos. Em 2005, Ciro foi fundamental para enterrar a tentativa de golpe encabeçada pelos tucanos, Veja e Globo. Tenho por mim que Haddad sozinho será engolido, como Dilma foi.
.
Haddad…. Tornou-se o candidato do meu coração, escrevo sobre ele agora, comovido inteiramente por sua dignidade pessoal e política, seu amor pelo Brasil, sua lealdade a Lula e ao seu partido, um homem raro, que nossas elites e classes médias toscas, ignaras, sequer apreendem em sua grandeza….
Me chamou a atenção um comentário na Globo News antes do debate começar, que Haddad queria encerrar sua carreira política depois da derrota para Dória Jr. Faz sentido! Tudo nele revela o “não-carreirista”, penso que ele, À SEMELHANÇA DE LULA, dava sua missão de homem público cumprida, Lula não queria voltar para a política, foi arrastado pelo tsunami fascista, o massacre, a perseguição selvagem de que foi vítima, a tentativa de destruição de sua família, seu nome, seu patrimônio, seu legado, sua honra, sua liberdade……
Acredito totalmente que Haddad só assumiu esse encargo, essa luta, por ter visto a necessidade imperiosa, porque Lula o achou capaz da missão espinhosa, porque sendo ele digno, não abandonaria uma guerra nem aos seus companheiros em meio à batalha….
Seu desconforto e perplexidade diante do ser abjeto que é Álvaro Dias, foram evidentes. Sua mente e seu coração são atingidos diante do que lhe parece monstruoso, desumano, sórdido demais……. Haddad não foi feito para lidar com o ódio em estado bruto!
Seu comportamento em toda a campanha foi coerente com sua biografia.
Ele me remete à Dilma, sobre quem escrevi uma vez – “O Brasil não merece uma mulher como Dilma… fosse a presidente de uma nação civilizada, seria incensada por séculos…..” – por sua dignidade, seriedade, suas motivações íntegras.
Haddad me faz pensar / sentir exatamente a mesma coisa! “O Brasil não merece um homem público como ele…” – tendo que se confrontar com a escória humana, o esgoto ético e existencial primitivo, como Dória Jr., FHC, rede Globo, Gilmar Mendes, Moro, todos enfim que participam da destruição do nosso país, desse golpe infame que nos humilha a todos…..
Por isso eu disse que peço a todos os deuses que se cerque de pessoas mais aptas do que ele a enfrentarem com a mesma dureza essas serpentes, esses lobos…. Ciro Gomes, Paulo Pimenta, Requião, enfim, um time forte e determinado para os enfrentamentos que virão se ele chegar à Presidência.
.
Por fim, a tristeza imensa, o desespero de ver retratado ali naquele tempo/espaço a FRATURA INSANÁVEL que destrói meu país, o país que amo!
Os representantes velhacos de elites e classes médias perversas, gente enferma, ignara, que vive abraçada ao narcisismo de classe que os conforta em sua existência pálida, burguesa, medíocre, indiferente à todas as nossas misérias.
E os representantes dignos de um povo sofrido que sequer consegue apreender os que de fato pensam um Brasil solidário e inclusivo.
Casa Grande X Senzala, nossa máxima e mais significativa representação, há séculos.
.
O Brasil, definitivamente, não é para os fracos.
.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador