O tombamento do Teatro Oficina

Nassif, isso é muito importante.

Do Estadão

Vitória da Arte contra a Barbárie.

Tombado o Teatro Oficina. Agora pelo Iphan A decisão sobre o entorno foi adiada – construções nos terrenos vizinhos, onde Silvio Santos quer erguer shopping, porém, têm de passar pelo órgão 25 de junho de 2010 | 0h 00Vitor Hugo Brandalise – O Estado de S.Paulo

Isolado. Imóveis vizinhos ao prédio do teatro já começaram a ser demolidos há meses O prédio do Teatro Oficina, na Bela Vista, região central de São Paulo, ganhou ontem mais uma proteção, desta vez do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após sete anos de análise técnica, o edifício – histórico espaço de experimentação do teatro nacional – foi tombado pela entidade. Agora, alterações no prédio ou construções em terrenos vizinhos terão de passar pela aprovação do órgão nacional.

Além do tombamento pelo Iphan, o Oficina já é protegido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

A delimitação da área de proteção no entorno do teatro, porém, foi adiada pelos conselheiros e será definida “em conjunto com governo do Estado e Prefeitura”. Ainda assim, o tombamento já prevê garantia de “proteção visual” ao teatro – o que dificulta os planos do Grupo Silvio Santos, proprietário de terrenos vizinhos, que por duas vezes anunciou a construção de um shopping center na área. “O importante é que agora há outro agente para discutir alterações nas proximidades”, disse o presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida. ” Tivemos de rediscutir o entorno porque o teatro foi incluído no livro de tombo de Belas Artes, não apenas no de bens históricos. Por isso, os estudos serão aprofundados.”

A primeira medida após o tombamento foi a aprovação de moções para o governo do Estado, proprietário do teatro desde 1984, e para a Prefeitura, recomendando execução do projeto original do espaço, que prevê um teatro de arena nos fundos.

Os planos do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, responsável pelo Oficina desde a fundação, vão além: ele quer montar ali um centro de artes cênicas sem muro ou grades, emoldurado por uma grande área verde.

Histórico. Fundado em 1961 num casarão da Rua Jaceguai, o Teatro Oficina foi remodelado em 1986 com projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que o transformou em exemplo de arquitetura moderna – simbolizada pela parede interna envidraçada, de 150 metros quadrados. A fachada, típica do… 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador