O Veneno no Alimento que Você Come.

 

 

informações da Anvisa

 

O VENENO NO ALIMENTO QUE VOCÊ COME.

“Agrotóxico” ou “defensivo agrícola” para aqueles que esqueceram é uma forma de tucanar o velho “Veneno para Plantas”.

Ou seja, quando dizem “usamos agrotóxico para combater as pragas que acabam com a plantação de pimentão”, estão na verdade dizendo: “compramos, como nos orienta a indústria do agrobusiness, veneno para matar bactérias, fungos, doenças viróticas, insetos e outras formas de vida que se alimentam do pimentão”.

Omitem propositadamente, no entanto, que isso acontece devido à maneira como planejam o plantio, o manejo que fazem do solo e a grandiosa escala que busca maximizar o lucro imediato e que, como consequência inevitável, gera obviamente efeitos perversos.

Para citar alguns: a eliminação da biodiversidade no local; um incessante desgaste do solo; um gradativo desequilíbrio (as plantas, nessa situação de desequilíbrio, se tornam muito menos resistentes aos patógenos locais) e um ciclo vicioso que torna quem usa os chamados “agrotóxicos” dependentes – alguns em dependência conivente e consciente – do sistema de gera e produz venenos para a agricultura e pecuária.

Bem, o que que isso tem a ver com você? A resposta é simples: Tudo. Você come todo dia e todo dia você come alimentos com algum tipo de veneno.

Você sabe a relação entre doenças cancerígenas e os chamados Agrotóxicos?

Você sabe a relação entre doenças respiratórias, cardiovasculares e os chamados Agrotóxicos?

Você sabe qual o tipo de veneno que está no alimento que você consome?

Então, meu caro e minha cara, está na hora de tomar conhecimento sobre o assunto.

No Rio Grande do Sul está para ser votada legislação que exige que seja informado aos cidadãos e cidadãs, através do rótulo, qual o tipo de veneno que aquele alimento contém.

A dificuldade continua sendo quanto aos legumes, folhas, raízes, tubérculos, frutos, frutas e demais plantas que fazem parte de nossa alimentação, que muitas vezes não possuem embalagem e nenhum controle sobre o uso de venenos.

Para acompanhar o projeto que propõe a rotulagem: http://www.avaaz.org/po/petition/Em_apoio_ao_PL_da_deputada_Marisa_Formolo_PTRS_que_exige_a_indicacao_no_rotulo_de_alimentos_sobre_o_uso_de_agrotoxico/?daWiZab

 

Cisco Zappa

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador