Ode ao Passaralho Global

Em 2015 a Folha de São Paulo demitiu dezenas de jornalistas http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/71676/folha+inicia+demissoes+que+podem+atingir+50+jornalistas+suplementos+serao+encerrados. O mesmo ocorreu no Estadão http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/71622/estadao+inicia+processo+de+demissoes+que+pode+atingir+mais+de+100+funcionarios e no Estado de Minas e no O Globo http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/01/11/o-globo-e-o-estado-de-minas-promovem-demissoes-em-massa/. A revista Veja também demitiu vários profissionais https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/182063/Demiss%C3%B5es-na-Veja-j%C3%A1-atingiram-49-jornalistas.htm.

2015 não foi um ano muito bom para os “colegas dos patrões” tão criticados por Mino Carta por sua subserviência e falta de profissionalismo. 2016, ao que tudo indica, será a vez do Passaralho pousar na Rede Globo http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-tem-clima-de-terror-com-demissoes-apos-ferias-e-plantoes—9726.

A ex-mais importante rede de televisão do Brasil, elevada a condição de órgão extra-oficial da Ditadura Militar que ajudou seus donos a transformarem uma empresa carioca numa potência nacional e internacional, parece estar condenada ao oblívio. A queda da audiência em vários programas da Globo, inclusive no Jornal Nacional, não deixaram de ser notados (e até comemorados). Por isto, o Passaralho convocado pelo clã-Marinho para visitar o Projac é um fato importante. Um marco na história da televisão e do jornalismo que merece ser representado poeticamente.

Como ninguém fez isto, resolvi escrever esta modesta Ode ao Passaralho. E até fiz uma foto especial para ilustrar o poema:

 

Ode ao Passaralho Global 

 

Colega do patrão

trabalhei sempre

dentro do global padrão

 

Fui prestigiado

bem remunerado

e odiado pela oposição

 

Quando esta virou poder

perdi o rumo

rodei como um pião

 

Inventei notícias

distorci e editei fatos

mas perdi a eleição

 

Dominado pelo ódio

cortei as boas notícias

com um partidário facão

 

Ignorei o novo nordeste

o sudeste enalteci

esquecendo o tucano mensalão

 

E perdi outra eleição

 

Passei décadas

colecionando emoções

estudando, aprendendo

distorcendo e arquivando

as teorias dos sabições

 

Então o passaralho

chegou e me levou

fui virtualmente

descartado pelo amado patrão

 

Serei reciclado pelo mercado?

Ou aposentarei a ilusão?

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador