Ode aos “Omphalopsychoi” do PSDB

Em razão da crise política artificialmente criada pelo PSDB com ajuda da imprensa, tenho procurado novas maneiras de entender e descrever os tucanos. Hoje encontrei algo interessante estudando a história.

Os tucanos são neoliberais ortodoxos. Eles não admitem a destruição do neoliberalismo após Queda de Wall Street há alguns anos. Mesmo tendo perdido as eleições, os líderes do PSDB seguem tentando impor sua ortodoxia financeira nociva e ultrapassada ao Brasil e aos brasileiros.

Ao defender suas crenças econômico-teológicas, os parlamentares tucanos proferem discursos incompreensíveis e rebuscados no Parlamento. A mídia repete os bizantinismos tucanos com a esperança de confundir a população e impedir o governo Dilma Rousseff de adotar uma política econômica pós-neoliberal desenvolvimentista.

Fazer associações histórias é uma arte. As discrepâncias aparentes e marcantes entre dois grupos humanos distintos, de culturas diferentes e pertencentes épocas separadas por séculos, devem ser ignoradas em benefício das estruturas profundas de suas psiques. É lá que encontraremos semelhança e unidade onde os observadores ingênuos só conseguem ver diversidade.

A fixação neurótica dos tucanos pela teologia neoliberal, sua incapacidade de aceitar os argumentos racionais do governo Dilma Rousseff e, sobretudo, a arrogante demonstração de superioridade que eles dão ao querer governar após uma derrota eleitoral, sugerem que os líderes do PSDB saíram dos domínios da História e da Política para adentrar às cavernas da histeria mística e religiosa. Os tucanos deixaram se ser homens públicos e passaram a agir como monges impelidos por uma fé inabalável de que somente eles possuem o verdadeiro conhecimento que levará os brasileiros à salvação eterna em Pindorama. Os discursos rebuscados que eles proferem adquirem, neste contexto, características nitidamente teológicas, herméticas e bizantinas.

Em razão do exposto, ninguém mais pode duvidar que os tucanos estão ficando parecidos com os hesicastas, com os truculentos monges que odiavam a cultura grega clássica e que foram os principais responsáveis pela separação teológica entre o Império Bizantino e o Ocidente. A ortodoxia hesicasta provocou o isolamento de Constantinopla e a incapacidade dos bizantinos de conseguir ajuda católica para combater os turcos. O resultado trágico da purificação hesicasta foi a queda do Império Bizantino. Se triunfarem os hesicastas tucanos provocarão o isolamento e a destruição do Brasil.

Omphalopsychoi >>> cabeças de umbigo.

O sarcasmo grego inventado pelo erudito Barlaan (1290 – 1348) para ridicularizar os monges hesicastas, místicos bizantinos que tentavam se unir a Deus olhando fixamente os próprios umbigos, se ajusta perfeitamente aos tucanos. Eles também só conseguem enxergar seus umbigos. Em razão disto, doravante os chamarei de  Neofileléf̱theri̱ Omphalopsychoi.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador